Para que serve urtiga e açaí

image

Embora a urtiga possa parecer uma planta perigosa, a verdade é que possui inúmeros benefícios para a saúde. Além de reduzir a inflamação, poderá ajudar a reduzir as alergias, a tratar a artrite e a aumentar os níveis de testosterona. Continua depois da Publicidade

Full
Answer

O que são urtigas e para que servem?

Pois é, podemos ter uma sensação desagradável quando estamos no quintal e tocamos nas urtigas, mas elas também nos sabem compensar, deste malefício, de muitas e variadas formas. As urtigas são um alimento útil, numa época do ano, em que não há muita variedade nas hortas tradicionais e são nutritivas, para si, para os animais e para o solo!

Por que a urtiga é irritante?

A urtiga, na maioria das vezes, é uma planta que pode ser irritante — literalmente. O contato direto com suas folhas gera coceiras, alergias e até mesmo problemas de pele, dependendo da extensão do contato. Uma planta desse jeito nunca poderia ser usada de maneira medicinal, certo? Não é bem assim!

Quais são os benefícios da Urtiga para a artrite?

Benefícios da urtiga e Repleta de nutrientes: Juntamente com todas as vantagens para a saúde, a urtiga é carregada com vitaminas e minerais, que inclui a vitamina C, vitamina E, beta-caroteno, potássio, ferro, clorofila e zinco.

Como usar a urtiga de forma segura?

A urtiga pode ser consumida de diversas formas. Veja abaixo como usar ela de forma segura: Infusão (chá): usar uma dose de 2g da erva seca (aproximadamente 1 colher de sopa) em uma xícara de água fervente. Tomar uma xícara até três vezes ao dia. Cápsula do pó: tomar 20mg por quilo por dia, dividido em 3 a 4 tomadas.

image


Quais os benefícios da folha de urtiga?

1. Chá de urtiga tem ação anti-inflamatória e diurética. Um dos principais benefícios do chá de urtiga é ter ação anti-inflamatória – isto é, ajuda a aliviar dores de garganta, amenizar infecções e também a tratar reumatismo e artrite (problemas nos ossos e articulações) a longo prazo.


Qual urtiga serve para próstata?

O extracto de raiz de urtiga (Urtica dioica) é amplamente utilizado na Europa para tratar a hipertrofia da próstata. Mais de 20 ensaios clínicos mostraram que – isolado ou combinado com outras plantas – melhora os sintomas clínicos da hipertrofia benigna da próstata e da prostatite.


Como devo tomar o chá de urtiga?

Modo de usar a Urtiga Infusão (chá): usar uma dose de 2g da erva seca (aproximadamente 1 colher de sopa) em uma xícara de água fervente. Tomar uma xícara até três vezes ao dia.


Para que serve Ortigão?

Pesquisas apontam que as folhas da espécie possuem ainda propriedades medicinais, tendo a capacidade de agir como diurético, anti-inflamatório, antiviral e antidiabético. Por possuir pêlos urticantes, é considerada uma planta daninha.


Para que serve urtiga preta?

Protege a saúde do coração Ao promover a redução do teor do ácido úrico no sangue, a urtiga ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, visto que o excesso de ácido pode ser extremamente maléfico para o organismo.


Para que serve o pó de saw palmetto?

O saw palmetto possui propriedades medicinais diuréticas, anti-inflamatórias, anti-seborreicas, antiandrogênicas e afrodisíacas, além de ser capaz de inibir o crescimento das células da próstata.


Quais os efeitos colaterais do chá de urtiga?

Os efeitos colaterais mais comuns da urtiga normalmente surgem quando a planta é consumida em quantidades maiores do que as recomendadas, e incluem dor de estômago, diarréia, prisão de ventre, alergias ou coceira na pele, ou aumento das contrações uterinas, no caso de mulheres, o que pode aumentar os sintomas de …


Quais os efeitos colaterais da urtiga?

Efeitos colaterais pelo consumo do extrato da raiz de urtiga são raros e incluem efeitos gástricos transitórios, havendo relatos de diarréia1,4, dor gástrica1, náusea1,4, vômito1,4, anorexia1,4, reações de hipersensibilidade, oligúria e edema4. Há também relatos de casos de hipoglicemia, ginecomastia, galactorreia1.


Quais são os benefícios do chá de urtiga branca?

O chá das flores da urtiga-branca também é usado para tratar problemas gástricos e respiratórios, por sua ação anti-espasmódica, adstringente, depurativa, diurética, expectorante. O chá das flores é ainda usado em problemas de insônia e nervosismo pois atua como hipnótico, sedativo.


2. Combate inflamações

Uma edição de 2013 da publicação Phytomedicine (Fitomedicina) indicou que quando foi extraída em uma solução à base de óleo, a urtiga – o que inclui a sua raiz – contribuiu com a diminuição da inflamação.


4. Alívio de dores

A urtiga possui propriedades analgésicas, o que significa que a planta medicinal pode ajudar a amenizar ou suprimir as dores. A raiz de urtiga pode ser utilizada em alguns casos para aliviar dores musculares e nas articulações.


5. Combate a queda de cabelos

A raiz de urtiga pode ser utilizada em preparações para prevenir ou diminuir a queda de cabelos. Segundo a publicação, a raiz da planta medicinal é indicada por alguns profissionais que trabalham com ervas para este fim.


6. Saúde feminina

A raiz de urtiga também ajuda a minimizar metabólitos maléficos do estrogênio no corpo das mulheres. Diminuir a quantidade desses compostos mostrou ser algo benéfico para a prevenção do câncer, conforme relatou a página.


Cuidados com a raiz de urtiga

A sua utilização pode causar retenção de líquido, suadeira, problemas gastrointestinais como diarreia e perturbação estomacal. O uso em excesso da urtiga também pode resultar em alergias na pele e alterações na próstata.


O que é a urtiga?

A urtiga ( Urtica dioica) é uma erva nativa de algumas regiões da Europa, de África, da Ásia e da América do Norte. Esta planta única era medicamente utilizada pelos gregos antigos devido aos seus efeitos curativos ( 1 ).


Mecanismos de ação

A urtiga reduz a libertação de citocinas inflamatórias e os níveis de biomarcadores inflamatórios (como TNF-α, IL-1, IL-6 e hs-PCR). Interfere também na forma como o corpo transmite os sinais de dor ( 7, 8 ).


Limitações e Advertências

Pelo facto da maioria destes estudos terem sido realizados em animais, deverá ter-se especial cuidado ao aplicar os seus resultados em seres humanos. Para além disso, é preciso ter algum cuidado ao tomar este suplemento, regra que se aplica a todos os suplementos.


Interações Medicamentosas

Combinar a urtiga com medicamentos para a hipertensão arterial ou para a diabetes poderá fazer com que a pressão arterial e a glicémia fiquem demasiado baixas ( 60, 61 ).


Receita de Arroz de Urtigas

Quando estiver a cozer arroz, aproveite os minutos finais da cozedura e atire para dentro da panela um molho de urtigas, inteiras ou picadinhas, para elas cozerem no vapor da cozedura do arroz.


Receita de esparregado de urtigas

Numa panela de vapor, ou em água, coza as urtigas durante 2-3 minutos. Em seguida, retire-as da água e triture-as com a varinha mágica, e faça um esparregado, como faz habitualmente. Pode juntar um pouco de leite, azeite, manteiga,ou farinha para engrossar.


Quais são os benefícios do chá de urtiga? Propriedades!

O chá de urtiga, usado dentro das doses recomendadas, traz diversos benefícios para o organismo e ajuda, inclusive, a curar diversas doenças. Dentre as principais vantagens, estão:


Como preparar esse chá? Receita Passo a Passo

Para preparar o chá, não tem mistério. Em uma panela, ferva um litro de água filtrada e desligue logo após a ebulição. Em seguida, adicione uma colher de sopa de folhas secas de urtiga. Tampe o recipiente e deixe descansar por, no mínimo, 10 minutos.


Quais são as contraindicações?

As contraindicações para essa bebida precisam ser respeitadas se o objetivo é proteger a saúde. Em primeiro lugar, grávidas e lactantes não devem consumir a bebida em nenhuma hipótese.


1. As propriedades da urtiga

A raiz e a folha de urtiga são compostas por uma variedade de nutrientes como: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina K. Elas também possuem polifenois e pigmentos como os carotenoides.


2. Artrite

Há tempos a urtiga é utilizada para aliviar músculos doloridos, especialmente relacionados à artrite. Além disso, a Fundação da Artrite dos Estados Unidos sugere que o chá de urtiga pode auxiliar a diminuir a dor e a inflamação associadas à osteoartrite (um tipo de artrite).


3. Controle do açúcar no sangue

Uma pesquisa de autoria de uma cientista do Irã e seus demais colegas apontou que o extrato da folha de urtiga diminuiu os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes de tipo 2 que faziam uso da insulina e de medicamentos orais para a doença.


4. Alergias

Conforme informações, embora o contato físico com a urtiga possa causar reações alérgicas, o chá de folha de urtiga pode ajudar a atenuar a resposta do organismo a substâncias alergênicas e auxiliar na prevenção da rinite.


Urtiga dioica ou urtiga-comum

No gênero Urtica temos várias espécies que são conhecidas e usadas tanto nas medicinas populares quanto na alimentação. A mais conhecida é a Urtica dioica, nativa da Europa, Ásia, norte da África e América do Norte. Outra urtiga muito conhecida e usada, principalmente, por suas qualidades medicinais é a Urtica urens, nativa de Portugal.


Urtiga na cozinha

Mas, todas as urtigas são ótimas para se preparar sopas e refogados pois sua riqueza em ferro e outros sais minerais fazem desta verdura um coadjuvante interessante para as pessoas que sofrem de anemias ou enfraquecimento geral. Como verdura, após cozida ou refogada, a urtiga tem um sabor suave e agradável, que lembra o espinafre.


A medicina da urtiga

Urtigas são medicinais para gota, reumatismo, anemia e processos inflamatórios. Seus cremes e unguentos são úteis em casos de contusões, queimaduras, urticárias, dores musculares e reumáticas.


1. Combate varias infecções

O Chá de Urtiga é benéfico para ajudar a aliviar a dor, as alergias, melhorar o sistema imunológico, proteger o coração, digestão, inflamação e curar a pele.


2. Combate a acne

As habilidades analgésicas e anti-inflamatórias do Chá de Urtiga podem ajudar a aliviar os sintomas de acne, eczema, irritação e outros defeitos que prejudicam sua pele.


4. Diminui risco da próstata

O Chá de Urtiga melhora a saúde da próstata, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de testosterona no organismo, o que ajuda com certos efeitos colaterais sexuais da doença.


5. Melhora sistema digestivo

O Chá de Urtiga contém muita vitamina C e ferro. A vitamina C ajuda o sistema digestivo a absorver mais ferro e isso aumenta o número de glóbulos vermelhos.


6. Agente anti-Inflamatório

O Chá de Urtiga atua tanto como estimulante quanto como rubefaciente. Por isso, luta contra artrite, dores musculares crônicas e gota, que são condições inflamatórias.


7. Previne osteoporose

O cálcio, o potássio e o ferro são encontrados em grandes quantidades no Chá de Urtiga. Esses minerais ajudam o corpo a combater a degradação gradual da densidade mineral óssea.


8. Trata infecção urinário

O Chá de Urtiga possui propriedades diuréticas e ajuda na micção. É usado no tratamento de infecção do trato urinário, infecção da bexiga e outros problemas urinários causados ​​por cálculos renais e veias, pois ele destrói as pedras em tamanhos minúsculos e afasta-os com urina

image


O Que É A Urtiga?

Image
A urtiga (Urtica dioica) é uma erva nativa de algumas regiões da Europa, de África, da Ásia e da América do Norte. Esta planta única era medicamente utilizada pelos gregos antigos devido aos seus efeitos curativos (1). Há várias gerações que a planta é usada como alimento, tecido para confeção, remédio e produto cosméti…

See more on educarsaude.com


Componentes

  • A urtiga contém muitas vitaminas e nutrientes valiosos, incluindo (5): 1. Vitamina A, B1 e K 2. Potássio 3. Cálcio 4. Ferro Contém também outros compostos responsáveis pelas suas propriedades saudáveis e efeitos antioxidantes (6): 1. Quercetina 2. Rutina 3. Kaempferol 4. Ácido quínico 5. Ácido cafeico 6. Colina 7. Lecitina

See more on educarsaude.com


Mecanismos de Ação

  • A urtiga reduz a libertação de citocinas inflamatórias e os níveis de biomarcadores inflamatórios (como TNF-α, IL-1, IL-6 e hs-PCR). Interfere também na forma como o corpo transmite os sinais de dor (7, 8). Estes efeitos anti-inflamatórios parecem também ser benéficos nas alergias, na redução da congestão nasal, na melhoria dos sintomas da artrite …

See more on educarsaude.com


Benefícios Da Urtiga para A Saúde

  • Poderá Reduzir a Inflamação
    Ao reduzir os marcadores inflamatórios (TNF-α, IL-1, IL-6, NF-kB, etc.), a planta poderá ajudar a reduzir a inflamação no organismo (9, 10, 11). Num estudo (RCT) realizado em 37 pacientes com artrite, a combinação de urtiga com diclofenac (um medicamento anti-inflamatório) potenciou o…
  • Ajuda a Aliviar as Alergias
    Tomar suplementos de urtiga ajuda a diminuir as alergias. Os cientistas acreditam que tal efeito poderá dever-se à capacidade da planta reduzir a produção de histamina e de marcadores inflamatórios. No entanto, serão necessários mais estudos para confirmar essa teoria (17). A ur…

See more on educarsaude.com


Limitações E Advertências

  • Pelo facto da maioria destes estudos terem sido realizados em animais, deverá ter-se especial cuidado ao aplicar os seus resultados em seres humanos. Para além disso, é preciso ter algum cuidado ao tomar este suplemento, regra que se aplica a todos os suplementos. Não é seguro usar urtiga durante a gravidez, pois poderá despoletar contrações uterinas nas mulheres grávid…

See more on educarsaude.com


Interações Medicamentosas

  • Combinar a urtiga com medicamentos para a hipertensão arterial ou para a diabetes poderá fazer com que a pressão arterial e a glicémia fiquem demasiado baixas (60, 61). Embora não existam evidências suficientes, suspeita-se que a planta possa fazer com que os anticoagulantes (como a varfarina) não funcionem. Em sentido positivo, a urtiga poderá potenciar os efeitos benéficos d…

See more on educarsaude.com


Formas de Suplementação

  • A urtiga é geralmente utilizada nas seguintes formas: 1. Chás 2. Suplementos (cápsulas e extratos) 3. Tinturas (fármacos dissolvidos em álcool) 4. Folhas soltas 5. Raízes Se processada com cuidado e seguindo as instruções, a urtiga selvagemtambém poderá ser colhida e cozinhada, seguindo diversas receitas. As fibras vegetais da urtiga também são usadas na tecelagem de ro…

See more on educarsaude.com


Dosagem / Como Tomar

  • Uma dose de 450 mg de extrato de urtiga associa-se a efeitos benéficos na hiperplasia benigna da próstata (64). O aumento da testosterona livre é dependente da dose. Doses de 0,6 mg/ml ajudaram a inibir a ligação da testosterona à SHBG, que foi totalmente inibida com doses de 10 mg/ml (65).

See more on educarsaude.com


Experiências Dos utilizadores

  • Algumas pessoas relatam um aumento da lucidez e da concentração e a ocorrência de sonhos mais vívidos. Várias pessoas afirmam que a urtiga ajuda a tratar significativamente as alergias sazonais. Algumas das quais utilizam a planta há mais de 10 anos. Um único utilizador garantiu a ocorrência de ereções mais intensas e de um aumento da confiança, devido ao aumento dos ní…

See more on educarsaude.com

Leave a Comment