Por que é feita a açao contra a fazenda public

image

Full
Answer


Como é feita a execução contra a Fazenda Pública?

Portanto, a execução contra a fazenda pública, é aquela exercida em desfavor de ente público, sendo este de natureza de direito público. Essa expressão representa todos os entes federados, assim como suas autarquias e fundações públicas, já que também possuem natureza de direito público.


O que é sentença contra a Fazenda Pública?

A execução / cumprimento de sentença por quantia certa contra a Fazenda Pública abrange as dívidas pecuniárias da Fazenda, ou seja, das pessoas jurídicas de direito público da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, incluindo suas Autarquias e Fundações Públicas.


É possível tutela antecipada contra a Fazenda Pública?

Impossibilidade. Não se concede tutela antecipada contra a Fazenda Pública, quando se busca, com a medida, provimento de caráter satisfativo, porque ensejaria a necessidade do reexame obrigatório do decisum, nos moldes do art. 475, inciso II, do CPC. Agravo de Instrumento conhecido e improvido”.


Quais as espécies de execução contra a Fazenda Pública?

A execução por quantia certa contra a Fazenda Pública, conforme já se registrou, pode fundar-se em título judicial ou extrajudicial. Um aspecto bem relevante em relação a essa execução especial é trazido pelo EC 62/2009, Lei 12 .


Quanto tempo leva cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública?

(1) O art. 535, Novo CPC, portanto, trata da impugnação ao cumprimento de sentença pela Fazenda Pública. Esta terá, portanto, o prazo de 30 dias para impugnar a execução.


O que acontece depois do cumprimento de sentença?

Após a fase de conhecimento, o juiz julga o processo e oferece a sua sentença. Essa sentença, põe fim a fase de conhecimento, e gera um título que, por requerimento da parte será objeto de execução judicial.


Quando não poderá haver liminar contra a Fazenda Pública?

Não será concedida medida liminar que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza.


Quando é cabível a tutela de evidência?

311 do CPC prevê a concessão de tutela de evidência quando “a petição inicial for instruída com prova documental suficiente dos fatos constitutivos do direito do autor, a que o réu não oponha prova capaz de gerar dúvida razoável”.


Não será cabível a tutela de evidência quando *?

Indeferimento da tutela de evidência Da mesma forma que a tutela de urgência, o pedido de tutela de evidência pode ser indeferido pelo julgador caso não apresente os requerimentos necessários para a sua aplicação.


Quais os títulos executivos cabíveis na execução contra a Fazenda Pública?

Desta forma, a execução contra a Fazenda Pública pode se embasar tanto em título executivo judicial, quanto em título executivo extrajudicial.


É possível a execução contra a Fazenda Pública com base em título executivo extrajudicial?

Súmula 279 STJ – É cabível execução por título extrajudicial contra a Fazenda Pública. A Execução contra a Fazenda Pública está prevista nos artigos 730 e 731 do Código de Processo Civil, e deve ser estudada em conjunto com a EC n.


Como executar honorários de sucumbência contra a Fazenda Pública?

Os advogados podem receber os honorários sucumbenciais por meio da requisição de pequeno valor (RPV), nos processos contra a Fazenda Pública, mesmo quando o crédito principal, referente ao valor da execução, seja pago ao seu cliente por precatório.


A Execução por Quantia Certa

  • A execução por quantia certa se realiza quando houvercondenação ao pagamento de quantia certa em dinheiro. De igual modo, sempreque houver condenação para entrega de coisa, certa ou incerta, ou ainda paraprestação de fazer ou não fazer, e estas se revelarem de impossívelexecução. Consuma-se pela apreensão e entrega de dinheiro, se encontrado nopatri…

See more on jus.com.br


Execução Contra A Fazenda PÚBLICA: Noções Gerais

  • O processo de execução contra a FP, na sua forma atual, foiinstituído pela Constituição de 1934 que criou a figura do precatório, oqual será definido mais adiante. O instituto foi mantido nas ConstituiçõesFederais de 1937, 1946, 1967 e 1988. Com a promulgação das EmendasConstitucionais 20/98 e 30/2000 [03], surgiu a figura dasobrigações de pequeno valor, …

See more on jus.com.br


Relação Executiva Na Execução Contra A Fazenda Pública

  • A tutela ora bailada, enquanto execução por quantia certa,depende de iniciativa do exeqüente, apresentando a petição inicial, calcadaem título executivo, não havendo cumprimento automático. Na citação,diferente das espécies executivas ordinárias, não há ordem de penhora nocaso de não pagamento da dívida, nem o prazo estabelecido no art. 652 deverás…

See more on jus.com.br


Procedimento Legal

  • Reza o artigo 730 do CPC: Na execução por quantia certa contra a Fazenda Pública,citar-se-á a devedora para opor embargos em 10 (dez) dias; se esta não osopuser, no prazo legal, observar-se-ão as seguintes regras: Diante da redação do dispositivo, é pertinente dizer que otítulo executivo constitui condição necessária ao acesso das vias deexecução. Com as reformas da L…

See more on jus.com.br


Referências

  • See more on jus.com.br


Notas

  1. Devedor solvente é aquele que tem umpatrimônio que pode responder pelo débito
  2. A fase instrutória consiste na apreensão e desapropriação dos bense abarca os procedimentos de avaliação e alienação.
  3. A Emenda Constitucional n. 30 foi regulamentada pelas Leis 10.099/200e 10.259/2001
  4. Súmula 144, DJ 18.08.1995 p. 25079.

See more on jus.com.br

Leave a Comment