Qual é a teoria de Jussara Hoffmann?
A teoria de Hoffmann defende alguns pontos básicos, que facilitam atitudes necessárias às instituições de ensino, ao que se refere ao presente, do mesmo modo ao futuro ao que se tange ao processo de avaliação na perspectiva da promoção, entretanto o conhecimento será sempre construído, o sujeito dessa ação é o aluno.
O que é avaliação da aprendizagem Segundo Hoffmann?
Hoffmann (2012, p. 13) destaca que, “avaliar não é julgar, mas acompanhar um percurso de vida da criança, durante o qual ocorrem mudanças em múltiplas dimensões, com intenção de favorecer o máximo possível seu desenvolvimento”.
O que é avaliação da aprendizagem Segundo luckesi?
Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica.
O que é avaliação da aprendizagem na educação infantil?
a avaliação na educação infantil consiste no acompanhamento do desenvolvimento infantil e por isso, precisa ser conduzida de modo a fortalecer a prática docente no sentido de entender que avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil implica sintonia com o planejamento e o processo de ensino.
O que Jussara Hoffmann fala sobre avaliação na Educação Infantil?
Nele Jussara Hoffmann defende que não devemos pensar na avaliação como julgamento de capacidades e aptidões, mas como acompanhamento de todas as manifestações infantis para propor brincadeiras, projetos e atividades adequadas a seus interesses nas diferentes faixas etárias.
Quais são as principais características da avaliação formativa Segundo Hoffmann?
Segundo Hoffmann (1993a, p. 87) a avaliação: […] tem se caracterizado como disciplinadora, punitiva e discriminatória, como decorrência, essencialmente, da ação corretiva do professor e dos enunciados que emite a partir dessa correção.
Quanto à avaliação da aprendizagem escolar Segundo luckesi?
Segundo Luckesi (2011), aprender a avaliar é aprender conceitos teóricos sobre avaliação, mas, concomitantemente a isso, aprender a praticar a avaliação, traduzindo-a em atos do cotidiano. Aprender conceitos é fácil, o difícil mesmo é passar da compreensão para a prática (pg 30).
O que é a avaliação de aprendizagem?
A avaliação da aprendizagem é uma das ferramentas que os educadores têm para verificar a eficácia da transmissão e absorção dos conteúdos pelos alunos. No ensino tradicional, as provas carregam um peso muito grande, pois a pressão por boas notas é uma realidade.
Quais os passos do processo avaliativo de luckesi?
Do ponto de vista de Cipriano Luckesi (2011) o processo de avaliar passa, basicamente, por três passos: 1) conhecer o nível de desempenho do aluno em forma da constatação da realidade; 2) comparar, constatação da realidade, com aquilo que é considerado importante no processo educativo; 3) tomar decisões que …
Como se faz a avaliação na educação infantil?
Conheça as maneiras de avaliar os alunos da educação infantilObserve e registre seus principais apontamentos. … Converse com os alunos. … Elabore relatórios e dossiês. … Dialogue com os pais para entender o contexto familiar da criança. … Crie formas de autoavaliação para as crianças. … Aposte nas avaliações diagnósticas.More items…
Quais são as formas de avaliação na educação infantil?
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A avaliação, como sendo parte intrínseca do processo de ensino/aprendizagem, possui três tipos fundamentais, que o analisa e o modifica. São elas as três funções principais para a avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.
O que diz a Bncc sobre a avaliação na educação infantil?
DCNEI, BNCC e a Avaliação na Educação Infantil Já de acordo com a BNCC, “parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças”.
fPor que um aluno no aprende?
Crtica ao modelo behaviorista nfase nas tcnicas de motivao Sugere que o aluno no aprende porque no faz as tarefas previstas, no presta ateno nas explicaes
Uma viso construtivista do erro
Por que corrigir, professor? n Qual o significado da ao corretiva para o aluno, para o professor e para os pais? n Como proceder o registro do que se observou nas tarefas dos alunos sem incorrer na prtica tradicional e autoritria? n Como partir dessas observaes para uma ao mediadora, de fato, que provoque o aluno a refletir e descobrir gradativamente melhores solues sem a imposio de nossas respostas? n Avaliao Classificatria: corrigir tarefas e provas dos alunos para verificar as respostas certas e erradas e, com base nessa verificao peridica, tomar decises quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovao ou reprovao em cada srie ou grau de ensino n Avaliao Mediadora: Analisar teoricamente as vrias manifestaes dos alunos em situao de aprendizagem (verbais ou escritas, outras produes), para acompanhar as hipteses que vm formulando a respeito de determinados assunto, em diferentes reas de conhecimento, de forma a exercer uma ao educativa que lhes favorea a descoberta de melhores solues ou a formulao de hipteses preliminarmente formuladas.
Resumo – Planejamento. Projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico – Vasconcellos, Celso S
Celso S. Vasconcellos Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas.
Resumo – Saberes docentes e formação profissional – Tardif, M
Maurice Tardif – é um professor pesquisador canadense, da Universidade de Laval, Quebec, e da Universidade de Montreal onde dirige o mais importante centro de pesquisa canadense sobre profissão docente. É formado e sociologia e filosofia.