Quais são as consequências da gentamicina?
A Gentamicina pode provocar agressão ao epitélio de córneas mais sensíveis. Não são conhecidas interações com outros medicamentos. Irritação ocular transitória. Infecções secundárias por microrganismos não sensíveis. Solução oftálmica: instile 2 gotas nos olhos, 3 a 4 vezes por dia, ou a critério médico.
Como é feita a injeção de gentamicina?
A injeção de gentamicina deve ser injetada por via intravenosa (em uma veia) ou intramuscular (em um músculo). Quando a gentamicina é injetada por via intravenosa, é normalmente infundida (injetada lentamente) durante um período de 30 minutos a 2 horas uma vez a cada 6 ou 8 horas.
Quanto tempo dura o tratamento de gentamicin?
Pacientes que recebem Gentamicin (sulfato de gentamicina) por mais de 7 a 10 dias para o tratamento de infecções graves ou que recebem doses maiores do que as recomendadas devem ter acompanhamento periódico da função renal e dos eletrólitos sanguíneos durante o tratamento.
Qual a validade do sulfato de gentamicin?
Gentamicin (sulfato de gentamicina) deve ser mantido na sua embalagem original, protegido da luz e umidade, devendo ser conservado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Gentamicin (sulfato de gentamicina) têm validade de 24 meses a partir da data de fabricação. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Qual é a ação da gentamicina?
A gentamicina pode ser usada no tratamento de diversos tipos de infecções bacterianas, particularmente àquelas causadas por bactérias Gram negativas. Ela é capaz de eliminar as infecções bacterianas no pulmão, pele, articulações, estômago, sangue e do trato urinário.
Qual o princípio ativo da gentamicina?
Princípio Ativo: sulfato de gentamicina Nomes Comerciais1: Gentamisan®, Neo Gentamicin®, Gentamicil®, Septopal®, Garamicina®, Gentamil®, Gentagran®, Garamox®.
Para que é indicado o sulfato de gentamicina?
SULFATO DE GENTAMICINA é indicado no tratamento de infecções externas do globo ocular e seus anexos, causadas por microorganismos sensíveis à gentamicina.
Quais bactérias são sensíveis a gentamicina?
Sulfato de Gentamicina Injetável é indicada para o tratamento de infecções causadas por cepas de bactérias sensíveis dos seguintes microorganismos: Pseudomonas aeruginosa, Proteus sp.
Para que serve o antibiótico azitromicina?
Considerado um dos medicamentos mais importantes do século 20, a azitromicina é usada frequentemente no tratamento de infecções respiratórias ou sexualmente transmissíveis.
Para que serve o antibiótico tetraciclina?
A tetraciclina está indicada para o tratamento de Acne vulgaris, infecções geniturinárias, gengivoestomatite, granuloma inguinal, linfogranuloma venéreo, otite média, faringite, pneumonia, sinusite, tifo, sífilis e outras infecções causadas por bactérias sensíveis à tetraciclina.
Como se aplica gentamicina?
Com 2 a 3 doses diárias intravenosas ou intramusculares de Sulfato de Gentamicina Injetável, a concentração máxima medida 30 minutos a uma hora após a administração situa-se na faixa de 4 a 6 mcg/mL. Com a administração de uma dose única diária podem ocorrer, transitoriamente, concentrações máximas altas.
Quanto tempo leva para gentamicina fazer efeito?
Se for administrada por injeção intramuscular, a sua concentração máxima acontece entre 30 e 60 minutos.
Quem tem alergia a penicilina pode usar gentamicina?
SULFATO DE GENTAMICINA é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a qualquer um dos componentes da sua fórmula.
Qual o antibiótico que combate a bactéria Escherichia coli?
O tratamento para a infecção por Escherichia coli, também conhecida como E. coli, tem como objetivo promover a eliminação da bactéria, sendo indicado pelo médico o uso de antibióticos….Alguns antibióticos que podem ser recomendados pelo médico são:Nitrofurantoína;Cefalosporina;Cefalotina;Ciprofloxacino;Gentamicina.
Conheça O Gentatec® Da Chemitec
-
Desenvolvido pela Chemitec, uma das maiores indústrias farmacêuticas veterinárias em atuação no mercado brasileiro, o Gentatec® é um medicamento de ação antibiótica que tem como princípio ativo a gentamicina. Trata-se de um medicamento apresentado em solução aquosa, q…
Contraindicações E Cuidados necessários Na Administração
-
Assim como todo medicamento, o Gentatec® da Chemitec pode trazer efeitos adversos e requer atenção no que diz respeito às interações medicamentosas e incompatibilidade entre fármacos. Por isso, a administração da droga deve ser feita sempre de maneira cuidadosa, sob a supervisão de um médico veterinário e sempre seguindo a dose recomendada pelo fabricante. Existe a pos…
período de Carência E Demais Recomendações
-
Outros cuidados considerados essenciais dizem respeito ao tempo de carência após o uso da Gentatec®, especialmente no caso dos animais produtores de alimento destinado ao consumo humano. Em bovinos, por exemplo, o abate deve ser feito somente 30 dias após a última aplicação do medicamento. Em caprinos, ovinos e aves, este período de carência é de 20 dias, e…
Descrição geral
Gentamicina é um antibiótico usado no tratamento de diversas infeções bacterianas. É indicada para o tratamento de infeções dos ossos, endocardite, doença inflamatória pélvica, meningite, pneumonia, infeções do trato urinário e sepse. Não é eficaz no tratamento de gonorreia ou clamídia. Pode ser administrada por via intravenosa, injeção intramuscular ou por aplicação tópica. …
Indicações
Indicada para, meningite purulenta, pielonefrite, otite, infecções cutâneas, etc, causadas por Pseudomonas aeruginosa, Proteus, Escherichia coli, Klebsiella-Enterobacter, Serratia e Salmonella. Juntamente com a benzilpenicilina é indicada contra endocardite.
Contra-indicações
O fármaco sulfato de gentamicina não é administrado em casos de miastenia grave, Doença de Parkinson e alergias aos aminoglicosídeos.
Farmacocinética
É pouco absorvida quando administrada por via oral, devendo ser injetado por via intravenosa ou intramuscular. Alcança concentração máxima entre 30 minutos a 1 hora depois da administraçao entre 4 a 6 mcg/ml. Pode ser administrado de 8 em 8h ou de 12 em 12h. Deve-se evitar concentraçao maior a 12mcg/ml. Sua meia vida é de 1,5 a 4 horas.
Cerca de 30% do fármaco liga-se a proteínas plasmáticas. É excretada pelos rins, por meio de filt…
Efeitos adversos
• Nefrotoxicidade e ototoxicidade.
• Náuseas e desordes gastrintestinais
• Colite
• Eosinofilia
Má administração ou administração incorreta
Se mal administrado ao paciente de forma incorreta ou exagerada a dose pode causar o chamado efeito wobblers que ocorre na perda do sistema vestibular causando sensação de queda no paciente permanentemente.
Indicação
Posologia
Efeitos Colaterais
Contraindicações
Mecanismo de Ação
Advertências E Precauções
- O que devo saber antes de usar?
Doentes com mais de 65 anos, problemas ou doenças nos rins, queimaduras extensas sobre a pele, problemas no sistema nervoso e músculos, como miastenia gravis, parkinsonismo ou botulismo infantil, devem consultar o médico antes de iniciar o tratamento. Durante o tratament…