Qual a importância da salsa para a saúde?
Prevenir doenças cardíacas A salsa é rica em folato, uma vitamina do complexo B que evita a formação de placas de ateroma, ajudando a manter a saúde dos vasos sanguíneos e prevenindo doenças como aterosclerose, infarto ou AVC.
Quais são os benefícios da salsa para a saúde óssea?
Benefícios da Salsa para Saúde óssea: A vitamina K presente na salsa ajuda na síntese de osteocalcina, que dar resistência aos ossos. Ao mesmo tempo, impede que o cálcio se acumule nos tecidos mantendo-o seguro contra a aterosclerose, doenças cardiovasculares, e enfartes cardíacos.
Quais são os benefícios da salsa para o ouvido?
Benefícios da Salsa Para o ouvido: A salsa ajuda na cura das infecções de ouvido e surdez. O óleo de coco, cozido com salsa pode lhe ajudar a tratar infecção no ouvido. Benefícios da Salsa Para o Edema: O edema pode ser causado por uma variação da pressão nos vasos sanguíneos.
Quais são os benefícios da salsa para o colesterol?
Benefícios da Salsa para o Colesterol: A salsa ajuda a remover ou dissolver o colesterol acumulado nas veias. Benefícios da Salsa Para o ouvido: A salsa ajuda na cura das infecções de ouvido e surdez. O óleo de coco, cozido com salsa pode lhe ajudar a tratar infecção no ouvido.
Como a salsa age no organismo?
Salsinha atua como diurético, combatendo a retenção de líquidos. A salsinha também faz parte do grupo “alimentos diuréticos”: com alto teor de água na composição, eles ajudam a reduzir inchaços pelo corpo, pois combatem a retenção de líquidos.
Quais os benefícios da salsa para o fígado?
Apesar de ser um tempero muito popular no nosso país, os benefícios da salsa para a saúde são pouco conhecidos pela população. Mas essa erva que vem do mediterrâneo tem a capacidade de desintoxicar o corpo e espantar doenças, principalmente do fígado e do baço. A erva é rica em três vitaminas: A, K e C.
Quais são as contra indicação da salsa?
O chá de salsa também é contraindicado para mulheres grávidas, devido a algumas substâncias que podem estimular contrações prematuras e hemorragias, deve ser evitado no período de amamentação e consumido sob supervisão por pessoas hipertensas.
Como limpar fígado e rins em apenas 3 dias?
As principais formas de desintoxicar o fígado são:Ingerir alimentos desintoxicantes. … Beber sucos detox. … Tomar chás detox. … Beber água diariamente. … Praticar atividade física regular. … Dormir 7 a 9 horas por noite. … Evitar alimentos inflamatórios.
Quem tem gordura no fígado pode tomar chá de salsa?
A salsa é utilizada nos tratamentos de todos os problemas associados aos rins, pois o seu chá impede a absorção do sal no tecido, protegendo os rins e o fígado e deixando-os limpos. As dicas são de Laércio Lutibergue, professor, adepto e pesquisador da Medicina Natural há mais de 20 anos.
Quais os benefícios é malefícios da salsa?
Além de saborissísima, a salsinha tem muitos benefícios para saúde, como no combate à retenção de líquidos, prevenção da anemia, no controle da diabetes, hipertensão e até no combate à infecções urinárias, tornando-se muito mais que um tempero culinário, um verdadeiro remédio natural.
Quanto tempo pode tomar o chá de salsinha?
O chá de salsinha é um bom diurético natural e deve-se beber 4 xícaras deste chá por dia, durante 3 semanas, para ajudar a desinchar o corpo. Os chás ajudam a aliviar sintomas e a combater as doenças mas não substituem os remédios e devem ser tomados sempre com o conhecimento do médico.
1. Salsa é rica em vitaminas A, C, E, do complexo B e antioxidantes
Muita gente não sabe, mas a salsa é uma planta medicinal rica em antioxidantes – em especial a luteolina, um tipo de flavonoide que além de antioxidante, também atua como anti-inflamatório. A salsinha também é um ingrediente rico em vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico.
2. Por ser rica em ferro, salsinha ajuda a prevenir a anemia
Você sabia que a salsinha também é muito indicada para o tratamento da anemia? Isso porque ela tem alto teor de ferro – um dos principais componentes da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. Uma boa dica é abusar nesse tempero quando for preparar o feijão e também outros pratos no dia a dia.
3. Tempero é rico em ácido fólico, substância importante para a saúde do cérebro
Outra vantagem da salsinha é que ela possui ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Essa substância está diretamente ligada à saúde do cérebro, auxiliando no funcionamento dos neurônios e no tratamento da depressão e de outros problemas emocionais.
4. Salsinha atua como diurético, combatendo a retenção de líquidos
A salsinha também faz parte do grupo “alimentos diuréticos”: com alto teor de água na composição, eles ajudam a reduzir inchaços pelo corpo, pois combatem a retenção de líquidos. Alterações hormonais, deficiências alimentares (carência de algum nutriente, por exemplo) e inflamações são problemas que podem ocasionar inchaços.
5. Alimento possui propriedades anti-inflamatórias e detox
Sabia que dá para fazer sucos e chás detox a partir da salsinha? Isso porque esse tempero também conta com substâncias desintoxicantes. Uma boa dica é fazer uma receita com limão, salsinha, gengibre e algumas folhas, como couve e alface.
6. Chá de salsa ajuda a amenizar desconfortos menstruais
Além de ser desintoxicante, rico em vitaminas e antioxidantes, o chá de salsa também ajuda a amenizar desconfortos menstruais. Isso porque a erva possui a substância apiol, responsável por regularizar o período de menstruação, além de atenuar sintomas da menopausa.
Como consumir
Para utilizar a salsinha em receitas, deve-se escorrer a salsinha fresca e que tenha as folhas bem verdes e firmes ou a salsa pura desidratada, de preferência orgânica, já que esta forma proporciona mais benefícios para a saúde.
Contraindicações da salsinha
A salsa não deve ser consumida por pessoas com problemas renais severos, como insuficiência renal aguda ou crônica ou síndrome nefrótica, por exemplo, ou que fizeram cirurgia há menos de 1 mês.
1. Atuar como antioxidante
O selênio é um poderoso antioxidante que ajuda a reduzir a quantidade de radicais livres no organismo. Esses radicais livres são formados naturalmente durante o metabolismo corporal, mas podem causar danos como inflamação, alterações no funcionamento das células e envelhecimento.
2. Prevenir câncer
Por ser antioxidante, o selênio protege as células contra alterações no seu DNA que levam à produção de tumores, sendo importante para prevenir principalmente os cânceres de pulmão, mama, próstata e cólon.
3. Prevenir doenças cardiovasculares
O selênio reduz a quantidade de substâncias inflamatórias no organismo e aumenta a quantidade de glutationa, um poderoso antioxidante no organismo.
4. Melhorar o funcionamento da tireoide
A tireoide é o órgão que mais armazena selênio no organismo, pois ele é essencial para manter uma boa produção dos seus hormônios. A deficiência de selênio pode levar a problemas como a tireoidite de Hashimoto, um tipo de hipotireoidismo que ocorre porque as células de defesa passam a atacar a tireoide, reduzindo o seu funcionamento.
5. Fortalecer o sistema imunológico
Quantidade adequadas de selênio no organismo ajudam a reduzir a inflamação e a melhorar o sistema imunológico, ajudando inclusive pessoas com doenças como HIV, tuberculose e hepatite C a terem mais imunidade contra doenças oportunistas.
6. Ajudar na perda de peso
Por ser importante para o bom funcionamento da tireoide, o selênio ajuda a prevenir o hipotireoidismo, doenças que acaba deixando o metabolismo mais lento e favorecendo o ganho de peso.
Quando é preciso fazer suplementação
Em geral, a maior parte das pessoas que tem uma alimentação variada obtém as quantidades recomendadas de selênio para manter a saúde, mas em alguns casos a sua deficiência é mais comum, como em pessoas com HIV, doença de Crohn e pessoas que são alimentadas através de soros nutritivos injetados diretamente na veia.
Melanina: qual é a função dessa substância na pele?
Além de dar coloração à pele, olhos e cabelo, a maior função da melanina é ajudar a proteger o corpo e organismo dos impactos da radiação solar. Quando há uma alta exposição dos raios UV, ocorre uma produção maior de melanina.
O excesso de melanina pode gerar manchas de melasma
Além da exposição solar, a melanina pode ser estimulada por alterações hormonais e inflamações. Esses fatores podem causar manchas amarronzadas em algumas partes do corpo, conhecidas como melasma.
O que são aminoácidos?
Os aminoácidos são as unidades que compõem as proteínas. Basicamente, são moléculas orgânicas formadas por ligações de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Alguns apresentam também na sua composição enxofre e fósforo.
Para que servem os aminoácidos essenciais?
Cada um dos aminoácidos essenciais tem funções específicas e vitais para o bom funcionamento do organismo. Eles são necessários para a construção de tecidos, músculos, alguns hormônios e enzimas. São adquiridos por meio dos alimentos ou da suplementação.
Quem pode se beneficiar dos aminoácidos essenciais?
A ingestão de aminoácidos essenciais é muito importante, principalmente, para as funções citadas acima. Além disso, por contarem com amplos benefícios para o organismo, as substâncias ganham destaque na dieta de alguns grupos, como:
Onde encontrar os aminoácidos essenciais?
As fontes de aminoácidos essenciais estão em alimentos ricos em proteína animal e vegetal, assim como em suplementos produzidos com elas. Veja abaixo.
Como tomar aminoácidos essenciais?
Para quem treina, o consumo de suplementos de AA pode ser feito antes ou depois da atividade física, com o intuito de fortalecer a função muscular e recuperar os músculos. Já para outros objetivos, como efeito de ativação, podem ser consumidos pela manhã.