Veja quais são os 5 principais efeitos das drogas no organismo! Euforia, excitação, relaxamento e alteração da percepção da realidade são apenas alguns dos efeitos das drogas que fazem com que um indivíduo recorra a elas com mais urgência a cada novo uso.
Quais são os efeitos adversos das bebidas alcoólicas?
As bebidas alcoólicas se consumidas de forma abusiva e em grandes quantidades a pessoa pode apresentar efeitos adversos como enjoo, vômitos, tonturas e distúrbios no sono da pessoa.
Quais são os efeitos colaterais da dependência química?
Maconha: leve sensação de euforia, bem-estar e relaxamento. LSD: prazer, ansiedade, alegria, tristeza, relaxamento, tensão, medo e sensações auditivas ou visuais de delírios. Ecstasy: euforia, prazer, alegria, poder, leveza e energia.
Quais são os sintomas de overdose?
Alguns dos primeiros sintomas de overdose incluem agitação, convulsões, náuseas e vômitos, alucinações, sangramentos, perda de consciência e, quando não há socorro médico, pode ser fatal.
Qual é a ação das drogas no organismo?
Como são os efeitos das drogas no organismo? As drogas psicotrópicas, que agem diretamente no sistema nervoso central, atuam de modo temporário nos neurônios, afetando o humor, o comportamento e os processos cognitivos. Assim, elas podem provocar confusão mental, dificuldade na fala e até alucinações.
Qual a ação das drogas no cérebro?
As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro. Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo “desligado”. Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual.
O que acontece com uma pessoa que cheira pó?
Efeito imediato: Euforia e felicidade aparecem, provocando um prazer intenso que pode servir como gatilho para o vício. Além disso, o usuário pode ter uma crise de taquicardia, espasmos, elevação da pressão e até mesmo convulsões.
1. Sensação de euforia
Causada especialmente pela categoria de drogas estimulantes, como cocaína e crack, a euforia ativa o sistema nervoso e faz com que o indivíduo tenha picos das sensações de excitação, poder e energia.
2. Relaxamento muscular e bem-estar
A sensação de relaxamento é principalmente causada por drogas depressoras, como a heroína e o álcool. Analgésicas e hipnóticas, podem levar o indivíduo a dormir com facilidade e tiram dele dores ou incômodos que sentia antes de utilizá-las.
3. Diminuição da capacidade de dirigir
O uso de drogas, de forma geral, altera as noções espaciais, o que se observa em todos os tipos: nas estimulantes, depressoras e alucinógenas. Mais especificamente nessas últimas, os sentidos ficam muito alterados e a mera possibilidade de dirigir qualquer veículo adquire um perigo letal.
4. Alucinações
As alucinações são efeitos das drogas perturbadoras. Entre elas, vale citar o LSD e ecstasy, muito consumidas por jovens em baladas e festas como raves. Suas sensações são tão desejadas nesses ambientes porque tendem a alterar cores, sons e a própria percepção da realidade.
5.Tristeza
Causada especialmente por drogas depressoras, a tristeza é um dos efeitos que levam à sensação ilusória de abandono e a uma condição de fragilidade emocional. É frequente que os indivíduos recorram a essas drogas até mesmo para lidar com momentos nos quais se sintam tristes e, com isso, acabem, pelo contrário, atenuando a situação.
Quais são os tipos das drogas que existem?
Sabe-se que a grande maioria das drogas causam a dependência química, que acabam por gerar também dependência psicológica e física, que pode ser fatal nos casos de overdose por exemplo.
Classificando as drogas e seus efeitos no corpo humano
Existem variados tipos de drogas, sendo assim, elas foram classificadas de acordo com as ações que acontecem no Sistema Nervoso Central (SNC) do indivíduo, de acordo com as alterações observáveis que acontecem na mente e comportamento de dependentes químicos, portanto, elas podem ser depressoras, estimulantes e perturbadoras.
Efeitos das drogas quanto a dependência química
A dependência química é caracterizada como sendo uma doença crônica, que afeta todas as áreas da vida do indivíduo que não possui cura, mas que existe tratamento específico para ela.
Conclusão
As drogas são substâncias que devido ao consumo excessivo podem acabar gerando a dependência química, que é uma doença séria de caráter irreversível e progressiva que pode acabar levando a morte se não tratada a tempo.
Entenda como se classificam as drogas
Como você já deve saber, existem vários tipos de drogas. Dessa forma, cada uma dessas substâncias pode gerar efeitos que divergem uma da outra, de modo que cada droga costuma ter seus próprios efeitos.
Os principais efeitos das drogas
Pois bem, agora que já falamos sobre como estas substâncias podem ser classificadas, vamos falar enfim dos principais efeitos das drogas. Como mencionei antes, eles são variados. Ainda assim, existem cinco que são os mais comuns. Veja:
Como tratar a dependência química e os efeitos das drogas
Os efeitos das drogas no organismo podem ser tratados, ainda que essa seja uma doença para a qual não existe cura. Dessa forma, o ideal é controlar a dependência química, para, então, controlar também os sintomas.
Principais tipos de drogas
Existem drogas lícitas e drogas ilícitas. As drogas lícitas são as que podem ser comercializadas como o cigarro, as bebidas alcoólicas e medicamentos. Já as drogas ilícitas são aquelas que tem a sua venda proibida, como a maconha, crack, cocaína, ecstasy.
Efeitos das drogas
Os efeitos das drogas podem ser percebidos em poucos minutos, logo após seu uso mas tendem a durar poucos minutos, sendo necessária uma nova dose para prolongar seu efeito no corpo. Assim é muito comum a pessoa ficar viciada rapidamente.
Efeitos das drogas na gravidez
Os efeitos das drogas na gravidez podem ser observados na mulher e no bebê, e pode levar a aborto, parto prematuro, restrição do crescimento, baixo peso para a idade gestacional e mal formação congênita.
O que pode acontecer ao usar drogas
O consumo de uma grande quantidade de drogas pode causar overdose, que altera gravemente o funcionamento de órgãos como pulmões e coração, podendo provocar a morte.
Afinal, o que é uma droga sintética?
Produzidas em laboratórios, algumas drogas sintéticas tiveram origem vindas de experiências científicas e outras foram feitas propositalmente para produzir efeitos semelhantes ou mais fortes do que os das drogas tradicionais.
Quais são os principais efeitos das drogas sintéticas?
Ha muitos tipos de drogas sintéticas e muitas delas são consumidas principalmente por jovens, em festas ou em momentos de diversão. Confira as principais.
Como funciona o tratamento para esses vícios?
O tratamento para os dependentes de drogas sintéticas funciona da mesma forma que o tratamento para outras drogas. O primeiro passo é a aceitação do vício, que pode ser crucial para a vontade de sair dele. Nesse momento, grupos de ajuda com outros dependentes, sessões de psicoterapia e o apoio da família podem ajudar muito.