Quais são os principais agentes químicos para controle de microorganismos?
A esterilização acaba com todas as formas de vida de um material, enquanto os desinfetantes apenas reduzem a carga de microorganismos, a ponto de não oferecer riscos de disseminação. Principais grupos de agentes químicos para controle de microorganismos: O álcool atua na desnaturação das proteínas e solubilização de lipídios.
Quais são os tipos de deterioração microbiológica de alimentos comercialmente enlatados?
Os três tipos mais significantes de deterioração microbiológica de alimentos comercialmente enlatados são: 1. a deterioração ácida (flat-sour). 2. a deterioração por anaeróbios termófilos. 3. a putrefação. No momento em que o leite é tirado de um animal sadio, contém os microrganismos que alcançaram o canal mamário, através da abertura das tetas.
Quais são os métodos químicos de controle de microorganismos?
Os agentes químicos utilizados para essa função podem ser esterilizantes ou desinfetantes. A esterilização acaba com todas as formas de vida de um material, enquanto os desinfetantes apenas reduzem a carga de microorganismos, a ponto de não oferecer riscos de disseminação. Principais grupos de agentes químicos para controle de microorganismos:
Qual é a relação entre o tempo e a taxa de morte dos microrganismos?
-Os microrganismos morrem em uma relação constante, em um dado período de tempo (morte exponencial). Tempo (min) MORTE EXPONENCIAL Mortes (min) N° de células vivas 0 0 1.000.000 1 900.000 100.000 2 90.000 10.000 3 9.000 1.000 4 900 100 5 90 10 6 9 0
Como os microrganismos atuam na ciclagem de nutrientes?
Resumidamente, os microrganismos do solo atuam na decomposição da biomassa, circulação de elementos empregados na síntese das estruturas biológicas, disponibilização de nutrientes para as plantas, biodegradação de impurezas e manutenção da estrutura do solo.
Como os microrganismos são utilizados na produção de materiais?
Bactérias, fungos filamentosos e leveduras podem transformar fontes de Carbono em diversos produtos. Um bom exemplo é a fermentação de açúcares, transformando o caldo da cana em etanol, que acontece em usinas pelo interior do País.
Como os microrganismos atuam na ciclagem de carbono?
Os microrganismos são responsáveis pela decomposição dos materiais orgânicos, imobilização, mineralização e transformação de compostos, promovendo a liberação de CO2 para a atmosfera, liberação e transformação de nutrientes no solo, podendo estes terem aspectos positivos ou negativos.
Qual o papel dos microrganismos na reciclagem de elementos?
Os microrganismos purificam a água através de processos naturais de reciclagem da matéria orgânica, conseguindo degradar os compostos naturais.
Quais são os benefícios dos microrganismos para produção de alimentos?
No ramo alimentício, as contribuições dos microrganismos são variadas. Começando pelos corantes utilizados nos alimentos, que podem ter propriedades melhores (como a maior biodegradabilidade) quando produzidos por fungos e microalgas, por exemplo.
Para que os microrganismos são importantes?
Os microrganismos atuam na transformação e decomposição da matéria orgânica, na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia no solo. Exemplos desses organismos: bactérias, leveduras, fungos, actinomicetos, protozoários e algas.
Quais gases Os microrganismos liberam?
As bactérias aeróbicas fermentam o lixo, absorvendo oxigênio e liberando o gás carbônico.
Qual a importância da ciclagem de nutrientes?
Diretamente, podem melhorar a germinação, o crescimento, respiração e absorção das raízes, e, indiretamente, podem melhorar o ambiente, através da melhoria na estrutura do solo, capacidade de retenção de água e de troca de cátions (CTC).
Quais os dois gases que afetam o crescimento dos microrganismos?
Os organismos necessitam para crescer de quantidades variadas de gases, como, por exemplo, o oxigênio, dióxido de carbono, nitrogênio e metano. O dióxido de carbono é utilizado por todas as células para certas reações químicas; entretanto, o oxigênio é requerido por alguns microrganismos, mas é tóxico para outros.
Porque os microrganismos são importantes para a economia?
Foram encontrados ainda microrganismos que agem na solubilização de fosfatos, ou seja, permitem a disponibilização do fósforo, que se encontra normalmente em sua forma insolúvel nos solos. Essas atividades são importantes para disponibilizar nutrientes para as plantas.
Como os microrganismos se desenvolvem no meio ambiente?
No ambiente, os microrganismos encontram os nutrientes nas formas de compostos orgânicos e/ou inorgânicos. Desta forma, podem desenvolver-se em meios inteiramente inorgânicos, outros em meios orgânicos ou mistos.
Quais são os organismos responsáveis pela reciclagem da matéria?
Os decompositores são os seres vivos responsáveis por realizar a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar. Os decompositores são representados pelos fungos, bactérias e alguns protozoários. A decomposição é o resultado da ação dos decompositores.
Álcoois
O álcool atua na desnaturação das proteínas e solubilização de lipídios. Pode haver efeitos secundários na interferência do metabolismo e eventual lise das células. No mercado existe uma grande variedade de produtos que podem ser usados de acordo com o tipo de esterilização desejado.
Aldeídos e derivados
Por ser bem solúvel em água, o aldeído fórmico é o mais utilizado. A metenamina pode ser misturada ao ácido mandélico em algumas preparações, aumentando o poder bactericida.
Fenóis e derivados
O fenol é um desinfetante fraco, tendo interesse apenas histórico, pois foi o primeiro agente a ser utilizado como tal na prática médica e cirúrgica.
Halogênios e derivados
Um dos anti-sépticos mais utilizados na prática cirúrgica é o iodo sob a forma de tintura. O mecanismo de ação é combinação irreversível com proteínas, provavelmente através da interação com os aminoácidos aromáticos, fenilalanina e tirosina.
Ácidos Inorgânicos e Orgânicos
O ácido bórico é um dos mais populares anti-sépticos, mas causa intoxicação. O ácido acético, o ácido lático, ácido benzóico e seus derivados, ácido sórbico e ácido cítrico são utilizados na conservação de alimentos. O ácido mandélico e o ácido nalidíxico são utilizados como anti-sépticos das vias urinárias.
Agentes de superfície
Os compostos mais utilizados são cloreto de benzalcônio, cloreto de benzetônio, cloreto de cetilpiridíneo e o cetremida. Os sabões não se encaixam nesta categoria , mas são compostos aniônicos que possuem limitada ação quando comparada com a de substâncias catiônicas.
Metais pesados e derivados
O baixo índice terapêutico dos mercuriais e o perigo de intoxicação por absorção fizeram com que aos poucos deixassem de serem usados, curiosamente alguns derivados mercuriais tiveram grande aceitação, embora dotados de fraca atividade bactericida e bacteriostática in vivo, como o merbromino.