Deficiência de iodo O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. No organismo humano ele é utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço.
Quais são as atividades que o iodo desempenha em nosso organismo?
O iodo serve como uma matéria prima para o organismo produzir duas moléculas fundamentais em nosso corpo, que são a Tiroxina – T4 e também a Tri-iodotironina – T3. Não é possível produzir tais substâncias sem o aporte adequado de iodo.
Qual a importância do iodo para o organismo?
O iodo é um mineral essencial para o organismo, servindo para diversas funções, sendo as principais: Formar os hormônios T3 e T4 pela tireoide, prevenindo doenças relacionadas com essa glândula, como hipertireoidismo, bócio e câncer; Promover o crescimento fetal e o desenvolvimento do sistema nervoso;
Quais são as consequências da má nutrição de iodo?
Além disso, a má nutrição de iodo está relacionada com altas taxas de natimortos (nascimento de bebês mortos) e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional, e aumento do risco de abortos e mortalidade materna. – baixo consumo de alimentos ricos em iodo.
Quais são os alimentos que contém iodo?
Laticínios e derivados (uma chávena de leite de vaca contém quase 100 microgramas de iodo, variando, no entanto, consoante o tipo de alimentação do animal) A não ser que a fruta e vegetais sejam cultivados em terrenos ricos em iodo, não irão conter este mineral.
Como o iodo mata as bactérias?
Halogênios (cloro e iodo): o iodo e seus derivados matam bactérias, vírus e fungos, causando danos membrana celular desses microorganismos e levando-os à perda de material intracelular. O cloro tem boa ação contra fungos, algas, protozoários, vírus e formas vegetativas de bactérias.
Como o iodo age no microrganismo o que são Iodóforos?
IODO E IODÓFOROS Ação: age através da penetração na parede celular, oxidação e substituição de componentes microbianos com iodo livre. Tem amplo espectro de ação. Desvantagens: os iodofóros podem ser inativados na presença de matéria orgânica e provoca irritação de pele e toxidade em indivíduos sensíveis.
Como o Povidine atua nos microrganismos?
Atua por meio do rompimento de membranas, com rápida desnaturação de proteínas e consequente lise celular2. A ação antimicrobiana aumenta em presença de água, por isso concentrações acima de 90% não são tão eficazes1, 3.
Como atuam os agentes químicos nos microrganismos?
Os agentes atuaram na inibição do crescimento de bactérias e demais organismos ou proporcionaram a eliminação total dos microrganismos em questão. Remoção total ou parcial, por assim dizer.
Como o iodo influência em atividades hormonais?
O iodo (I) é essencial para a formação de tirosina e de triiodotironina, comumente denominados T4 e T3, os dois hormônios tireoidianos essenciais para a manutenção do metabolismo normal em todas as células. Estes hormônios controlam todos os passos metabólicos da oxidação celular.
Qual é a função do iodo no organismo?
O Iodo faz parte do desenvolvimento corpóreo, além de agir sobre a maioria dos órgãos e participar de grandes funções no sistema nervoso e cardiovascular. O desenvolvimento do bócio, doença que causa o aumento da glândula da tireóide (hipotireoidismo), é a principal conseqüência da falta de iodo.
Porque o carbono e essencial para o crescimento microbiano?
O carbono é requerido pelos organismos vivos como importante constituinte da estrutura celular e fonte de energia para o crescimento.
O que são os microrganismos deteriorantes?
Microrganismos deteriorantes são agentes, sejam físicos ou químicos, que tornam o alimento impróprio para consumo. A deterioração é facilmente detectada por meio de cor, aspecto, odor, sabor e textura do alimento. Fungos, bactérias e leveduras são as principais causas da deterioração dos alimentos.
Como podem ser os microrganismos?
Microrganismos ou micro-organismos são seres cuja estrutura só é identificada com a utilização de um microscópio. Esses organismos são estudados na Microbiologia e os principais tipos são: fungos, bactérias, protozoários e algas unicelulares. Além deles, podem existir animais microscópicos, como os ácaros.
O que são agentes químicos de controle microbiano?
Os agentes químicos utilizados para essa função podem ser esterilizantes ou desinfetantes. A esterilização acaba com todas as formas de vida de um material, enquanto os desinfetantes apenas reduzem a carga de microorganismos, a ponto de não oferecer riscos de disseminação.
Qual é o método químico utilizado para o controle microbiano?
Métodos físicos: Temperatura, radiação, filtração. Dessecação, remoção de oxigênio e Vibração ultrassônica. Métodos químicos: Desinfetantes, antissépticos preservativos usados em alimentos.
Como podemos fazer o controle dos microrganismos com agentes químicos e físicos?
Métodos Físicos de Controle de MicroorganismosCalor. Quando uma população de bactérias é submetida ao calor, suas proteínas são desnaturadas. … Filtração. … Radiações. … Baixas temperaturas. … Microondas. … Indicadores Biológicos. … Pressão Osmótica. … Dessecação.
Quando o suplemento é indicado
O suplemento de iodo é indicado quando é identificada deficiência desse mineral e os níveis não regularizam mesmo com o aumento do consumo de alimentos ricos em iodo. Assim, o médico pode indicar a realização da suplementação desse mineral, sendo principalmente indicada nos casos de bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide.
Alimentos ricos em iodo
O iodo pode ser encontrado em diversos alimentos, apresentando maior concentração em peixes e frutos do mar, como mexilhão, salmão, cavala, camarão, pescada, atum e sardinha, por exemplo.
Conheça 13 alimentos ricos em iodo
Existem muitos alimentos que contribuem para a ingestão de iodo. No entanto, como veremos na sequência, o estilo de vida moderno impossibilita que níveis ótimos de iodo possam ser obtidos exclusivamente através da dieta.
Quais as consequências do excesso de iodo ao organismo?
Tendo em vista todos os dados elencados até aqui, acreditamos que a preocupação da população não deve ser direcionada para as consequências do excesso de iodo ao organismo, mas sim sobre a sua escassez.
Falta de iodo pode desencadear doenças
Sabemos que o iodo é encontrado naturalmente no solo terrestre e nas águas do oceano. Ao mesmo tempo, como vimos anteriormente, um terço da população em todo o mundo sofre com as consequências relacionadas à carência do mineral.
Sobre a falta de iodo
A falta de iodo no organismo é um problema global de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de dois bilhões de pessoas sofram da deficiência de iodo, sendo que 50 milhões delas podem sofrer de sintomas graves levando a danos cerebrais.
Sintomas da deficiência de iodo
Todos os sintomas causados pela carência de iodo no organismo estão relacionados com seu efeito sobre o hormônio da tireoide. O problema da falta de iodo mais grave pode variar conforme o indivíduo, e entre eles encontramos:
Como repor o iodo
A carência do iodo é diagnosticada entre populações e não especificamente em indivíduos. Uma vez que o iodo é liberado pela urina, a melhor forma de descobrir se há a carência é por exame de urina.
Cuidados depois da iodoterapia
Depois de tomar o comprimido de iodo radioativo a pessoa fica com altas doses de radioatividade no corpo, o que passa através da pele, urina e fezes, por isso são necessários alguns cuidados para evitar passar a radiação para os outros:
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais que o tratamento com o iodo radioativo podem provocar incluem náuseas, dor abdominal e inchaço e dor nas glândulas salivares.
Perigos da deficiência em iodo
Segundo a Organização Mundial da Saúde, os adultos devem ingerir 150 microgramas por dia de iodo e as mulheres grávidas devem aumentar essa ingestão para 200 a 300 microgramas.
Os níveis de iodo em idade escolar
De acordo com dados da investigação IoGeneration – Estado do iodo em Portugal, tem sido demonstrada de forma sistémica uma forte associação entre a deficiência em iodo em idade escolar e uma menor ingestão de leite. Significa isto que crianças que bebem menos leite são as que apresentam deficiência em iodo.
Como é diagnosticada a deficiência em iodo?
Uma vez que a maior parte do iodo (mais de 90%) é libertada pelo nosso corpo através da urina, a melhor forma de fazer a medição dos seus níveis é através de uma análise à urina. Contudo, estes valores não são avaliados individualmente, mais sim em termos populacionais.
Porque deve optar pelo sal iodado
O iodo não está naturalmente presente no sal; é-lhe adicionado. Uma vez que o sal é um ingrediente que todos consumimos e adicionamos aos cozinhados, fortificá-lo com iodo é a melhor forma de garantir que as pessoas consomem as doses adequadas.
Outros alimentos ricos em iodo
O teor de iodo presente nos alimentos depende da quantidade deste mineral que está presente na fonte de produção – como os campos onde são cultivados os alimentos ou onde são criados os animais. Por este motivo, a referência ao teor de iodo é normalmente uma aproximação.