A ranitidina, uma amina alquil-furano quimicamente substituida, é um antagonista dos receptores H2, o qual bloqueia competitivamente a acção da histamina no receptor H2. A ranitidina inibe portanto a secreção basal e estimulada do suco gástrico, tanto em volume como em percentagem de ácido clorídrico.
Quais são os efeitos colaterais da ranitidina?
Em geral, os efeitos colaterais da Ranitidina incluem tonturas, sonolência, insônia e vertigens. Outros sintomas são respiração ofegante, dor e aperto no peito, inchaço das pálpebras, face, lábios, boca ou língua, urticária ou fissuras na pele, febre, pele e olhos amarelados, redução dos batimentos cardíacos ou batimentos irregulares.
Quanto tempo dura a ranitidina?
Metabolismo Hepática. A ranitidina é metabolizado para o N-óxido, S-óxido, e metabólitos N-desmetil, que representam cerca de 4%, 1% e 1% da dose, respectivamente. Semi-Vida A semi-vida da Ranitidina é de 2,8-3,1 horas.
Quando foi descoberta a ranitidina?
O seu desenvolvimento foi a resposta à primeira na classe da histamina antagonista do receptor H2, cimetidina, desenvolvido por Sir James Black no Smith, Kline e French, e lançado no Reino Unido como Tagamet em novembro de 1976.
Quais são os benefícios da ranitidina para o estômago?
A ranitidina pertence a um grupo de medicamentos chamados bloqueadores da histamina-2. Funciona reduzindo a quantidade de ácido que seu estômago produz. A ranitidina é usada para tratar e prevenir úlceras no estômago e intestinos. Ele também trata as condições em que o estômago produz muito ácido, como a síndrome de Zollinger-Ellison.
O que acontece se eu esquecer uma dose?
Como vimos, esse medicamento não é seguro; portanto, é aconselhável buscar um médico especialista para suspender o uso ou começar a usar uma medicação alternativa.
Como armazenar ou descartar este medicamento?
Como acontece com todos os medicamentos, as instruções da embalagem devem ser seguidas. A regra geral é manter os comprimidos na embalagem original e, neste caso, em local fresco.
Ranitidina, uma droga proibida em alguns países
Embora ainda esteja sob investigação, a ranitidina pode aumentar a probabilidade de desenvolver certas doenças, razão pela qual alguns países proibiram sua venda. É usado para tratar úlceras estomacais ou intestinais ou para prevenir que elas aconteçam novamente.
Para que serve
Este remédio está indicado para o tratamento de úlceras de estômago ou de duodeno, incluindo aquelas que estão associadas ao uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides ou a infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori, tratamento de problemas causados pelo refluxo gastroesofágico ou azia, tratamento de úlceras pós-operatórias, tratamento da Síndrome de Zollinger-Ellison e da dispepsia episódica crônica..
Como tomar
A posologia de ranitidina deve ser sempre indicada por um clínico geral ou gastroenterologista, de acordo com a patologia a tratar, no entanto, as orientações gerais são:
Possíveis efeitos colaterais
Geralmente, este medicamento é bem tolerado, no entanto, em alguns casos, podem ocorrer efeitos colaterais como respiração ofegante, dor ou aperto no peito, inchaço das pálpebras, face, lábios, boca ou língua, febre, erupções cutâneas ou fissuras na pele e sensação de fraqueza, principalmente quanto a pessoa fica em pé.
Quem não deve tomar
A ranitidina não deve ser usada por pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, também está contraindicada para grávidas ou mulheres que estejam a amamentar.
Indicação
A ranitidina em xarope, comprimidos ou injetável, também conhecida por Cloridrato de Ranitidina, é indicada para o tratamento de úlcera no estômago ou no duodeno e para o tratamento de problemas relacionados com refluxo de ácido do estômago para o esôfago, excesso de ácido no estômago indigestão ou azia.
Efeitos Colaterais
Alguns dos efeitos colaterais de Ranitidina podem incluir respiração ofegante, dor e aperto no peito, inchaço das pálpebras, face, lábios, boca ou língua, urticária ou fissuras na pele, febre, sensação de fraqueza, náusea, perda do apetite, pele e olhos amarelados, redução dos batimentos cardíacos ou batimentos irregulares, vertigem, cansaço ou fraqueza excessiva, visão embaçada, queda de cabelo, impotência, dor no estômago, diarreia, falta de ar e fadiga, infecções recorrentes ou hematomas..
Contraindicações
A ranitidina está contraindicada para mulheres grávidas ou que pretendem engravidar, que estão a amamentar e para pessoas com alergia ao Cloridrato de Ranitidina ou a algum dos componentes da fórmula.
Mecanismo de Ação
A Ranitidina é um remédio antagonista dos recetores H2 da histamina, inibindo assim a produção de ácido pelo estômago, induzida pela histamina e gastrina.
Advertências e Precauções
Antes de usar Ranitidina, deve-se falar com o seu médico se houver suspeitas de úlcera gástrica com sintomas como dor no estômago, enjoo, vômito ou sensação de estômago cheio ou pesado após as refeições, tiver doenças ou problemas nos rins ou fígado, porfiria aguda ou outras doenças, tiver de realizar exames laboratoriais de sangue ou urina ou se estiver a tomar outros medicamentos..
Armazenamento
Durante o consumo, a Ranitidina deve ser mantida no cartucho de cartolina e deve ser conservada à temperatura ambiente, entre os 15º C e os 30º C, e protegida da luz e da umidade.
Para que serve ranitidina
O uso de ranitidina pode aumentar o risco de desenvolver pneumonia . Os sintomas da pneumonia incluem dor no peito, Febre, falta de ar e tosse com muco verde ou amarelo. Converse com seu médico sobre seu risco específico de desenvolver pneumonia . Não use este medicamento se você é alérgico a ranitidina.
Como tomar?
Tome ranitidina exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.Seu médico pode recomendar um antiácido para ajudar a aliviar a dor . Siga cuidadosamente as instruções do seu médico sobre o tipo de antiácido a ser usado e quando usá-lo.
Precauções
Azia é muitas vezes confundida com os primeiros sintomas de um ataque cardíaco. Procure atendimento médico de emergência se tiver dor no peito ou sensação de peso, dor se espalhando para o braço ou ombro, náusea, sudorese e uma sensação de mal-estar geral. Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro tomar este medicamento se você tem:
O que acontece se perder uma dose de ranitidina?
Tome a dose de ranitidina esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
Efeitos colaterais da ranitidina
Pare de usar ranitidina e procure ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de uma reação alérgica à ranitidina: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Pare de tomar a ranitidina e chame imediatamente o seu médico se tiver um efeito secundário grave como:
Medicamentos que afetam ranitidina
Antes de tomar ranitidina, informe o seu médico se estiver a tomar triazolam (Halcion). Poderá não conseguir utilizar este medicamento, ou poderá necessitar de ajustes posológicos ou testes especiais durante o tratamento.
Propriedades
Antagoniza a ação da histamina por bloqueio competitivo e seletivo dos receptores H 2. Atravessa a barreira placentária e é excretada no leite materno. Absorve-se bem e rapidamente (50% aproximadamente de uma dose oral) no trato gastrintestinal. Sua união às proteínas é baixa e metaboliza-se no fígado.
Indicações
Úlcera duodenal. Úlcera gástrica. Síndrome de Zollinger-Ellison. Tratamento de hemorragias esofágicas e gástricas com hipersecreção e profilaxia da hemorragia recorrente em pacientes com úlcera sangrante. Esofagite péptica. No pré-operatório de pacientes com risco de aspiração ácida (síndrome de Mendelson).
Posologia
Em adultos a dose usual é de 150 mg por via oral, 2 vezes ao dia, ou uma dose única de 300 mg à noite. Esta dose deverá ser mantida durante 4 a 6 semanas, mas pode ser suspensa antes, se o tratamento for efetivo.
Reações adversas
São raras e de escassa importância. Cefaleias ou erupção cutânea transitória, vertigem, constipação, náuseas. Em alguns casos foram observadas reações de tipo anafilático (edema angioneurótico, broncospasmo).
Precauções
A ranitidina não deve ser utilizada para corrigir dispepsias, gastrite nem incômodos menores. Deve-se ter precaução em pacientes com doença hepática preexistente. Geralmente, a suspensão do tratamento em úlcera duodenal recorrente reativa o processo ulceroso.
Interações
A ranitidina pode aumentar o pH gastrintestinal, por isso sua administração simultânea com cetoconazol pode produzir uma redução marcada da absorção deste.
Contraindicações
Hipersensibilidade à droga. Sua prescrição deve ser evitada durante a gravidez e o período de lactação. A relação risco-benefício deverá ser avaliada na disfunção hepática ou renal.
Ranitidina
Ranitidina é o nome genérico ou químico do Zantac. É um antagonista H2 da histamina indicado para tratar úlceras duodenais, úlceras gástricas, esofagite erosiva, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e condições hipersecretoras, como a síndrome de Zollinger-Ellison.
Omeprazol
Omeprazol (O que é Omeprazol?) É o nome genérico do Prilosec. É classificado como um inibidor da bomba de prótons que bloqueia as bombas de ácido no estômago para reduzir a secreção de ácido. Como a ranitidina, é indicada para tratar úlceras duodenais, condições hipersecretoras, úlceras gástricas, esofagite erosiva e DRGE.
Comparação lado a lado com ranitidina e omeprazol
Ranitidina e omeprazol são duas opções de tratamento para problemas digestivos. Suas semelhanças e diferenças podem ser encontradas na tabela de comparação abaixo.
Resumo
Ranitidina e omeprazol são duas drogas semelhantes que tratam problemas digestivos. Embora ambos tratem doenças como a DRGE e a síndrome de Zollinger-Ellison, ambos são quimicamente diferentes. A ranitidina atua como um bloqueador da histamina, enquanto o omeprazol atua como um inibidor da bomba de prótons.
Indicação
Posologia
Efeitos Colaterais
- Quais os males que pode me causar?
Alguns dos efeitos colaterais de Ranitidina podem incluir respiração ofegante, dor e aperto no peito, inchaço das pálpebras, face, lábios, boca ou língua, urticária ou fissuras na pele, febre, sensação de fraqueza, náusea, perda do apetite, pele e olhos amarelados, redução dos batiment…
Contraindicações
- Quando não devo usar?
A ranitidina está contraindicada para mulheres grávidas ou que pretendem engravidar, que estão a amamentar e para pessoas com alergia ao Cloridrato de Ranitidina ou a algum dos componentes da fórmula. Além disso, Ranitidina comprimidos está também contraindicada par…
Mecanismo de Ação
- Como funciona?
A Ranitidina é um remédio antagonista dos recetores H2 da histamina, inibindo assim a produção de ácido pelo estômago, induzida pela histamina e gastrina. Isto favorece a cicatrização da gastrite, de úlceras pépticas do estômago e do duodeno, e previne o surgimento do mal estar e …
Advertências E Precauções
- O que devo saber antes de usar?
Antes de usar Ranitidina, deve-se falar com o seu médico se houver suspeitas de úlcera gástrica com sintomas como dor no estômago, enjoo, vômito ou sensação de estômago cheio ou pesado após as refeições, tiver doenças ou problemas nos rins ou fígado, porfiria aguda ou outras doen…
Superdosagem
- O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Em caso de toma excessiva de Ranitidina, deve-se ir ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Armazenamento
- Onde como e por quanto tempo posso guardar?
Durante o consumo, a Ranitidina deve ser mantida no cartucho de cartolina e deve ser conservada à temperatura ambiente, entre os 15º C e os 30º C, e protegida da luz e da umidade.