Quais são as causas da ateroma?
A ateroma é uma placa com acúmulo de lipídios e elementos fibrosos nas grandes artérias, ela é responsável pela aterosclerose que podem causar lesões nas artérias. As lesões iniciais dessas artérias consistem em acúmulos de macrófagos ingurgitados, denominados “células espumosas”.
Quais são as complicações dos ateromas?
Quais são as complicações possíveis com os ateromas? As complicações mais temíveis dos ateromas são o infarto do miocárdio, o acidente vascular cerebral e a trombose pulmonar, todas elas potencialmente letais. Fonte: AbcMed. “Ateromas – conceito, causas, características, diagnóstico, tratamento, prevenção”.
Quais são as placas de ateroma?
A aterosclerose é por vezes chamada «endurecimento arterial» e ocorre quando gordura (sob a forma de colesterol) e cálcio se depositam na parede interna de uma artéria, formando uma chamada placa de ateroma. Com o passar de tempo, esta placa de ateroma vai reduzindo o diâmetro do interior da artéria, podendo bloquear o fluxo sanguíneo.
Quais são os fatores que causam a formação da placa de ateroma?
A formação da placa de ateroma inicia-se com a agressão ao endotélio vascular (revestimento interno dos vasos) devida a diversos fatores de risco, como a elevação de lipoproteínas (gorduras) aterogênicas (como o LDL- colesterol ou “colesterol ruim”), hipertensão arterial, diabetes ou tabagismo.
Qual a função do medicamento ateroma?
Ateroma age reduzindo a quantidade de colesterol (gordura) total no sangue diminuindo os níveis das frações prejudiciais (LDL-C, apolipoproteína B, VLDL-C, triglicérides) e aumentando os níveis sanguíneos do colesterol benéfico (HDL-C).
O que são placas de ateroma como elas se formam qual a sua ação no organismo?
Ateromas são placas, compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos sanguíneos. Levam progressivamente a diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo e, possivelmente, ocasionando isquemias teciduais.
Como ocorre o processo de formação de placas de ateroma?
A placa aterosclerótica inicia sua formação quando há uma agressão ao endotélio da artéria. Essa agressão pode ocorrer por diversos fatores, tais como pressão alta, uso de cigarro e aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Qual é a fisiopatologia da aterosclerose?
Fisiopatologia. A lesão aterosclerótica nas artérias, que começam silenciosamente na infância, ocorrem primariamente a partir de dois processos: acúmulo de colesterol e a proliferação de células musculares lisas na túnica íntima.
O que é placa de ateroma?
Introdução: As placas de ateroma são formadas a partir de injurias sofridas pelas células endoteliais. Deposição de sais de cálcio sobre as placas de aterosclerose induzem a calcificação das mesmas transformando-as em ateromas que promovem a obliteração da luz dos vasos, dentre eles, a artéria carótida.
O que é placas de ateroma na aorta?
A ateromatose da aorta indica uma degradação dessa artéria por causa de depósitos de gordura e outras substâncias em suas paredes – os chamados ateromas. Embora o processo de formação dessas placas seja considerado natural e avance com a idade, os ateromas podem provocar uma série de complicações ao paciente.
Onde se desenvolve o ateroma?
A aterosclerose é um quadro clínico no qual depósitos irregulares de material gorduroso (ateromas ou placas ateroscleróticas) se desenvolvem nas paredes das artérias de médio e grande porte, levando a um fluxo sanguíneo reduzido ou bloqueado.
Qual das lipoproteínas plasmáticas está associada com a formação da placa de ateroma?
Com este dano ao endotélio moléculas de lipoproteína modificadas, freqüentemente as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) que sofreram oxidação, são depositadas nas paredes do endotélio e formam as placas de ateroma (SANTOS e col. 2001).
O que vem a ser arteriosclerose?
Descrição: A arteriosclerose, termo genérico para espessamento e endurecimento da parede arterial, é a principal causa de morte no mundo ocidental. Causa: A arteriosclerose, termo genérico para espessamento e endurecimento da parede arterial, é a principal causa de morte no mundo ocidental.
O que é a fisiopatologia?
A fisiopatologia é uma convergência da patologia, disciplina que descreve condições observadas durante um estado de doença, com a fisiologia, disciplina que descreve processos ou mecanismos que operam dentro de um organismo.
Porque a aterosclerose é considerada um processo inflamatório?
A lesão aterosclerótica é a anormalidade mais comum encontrada nas artérias, decorrente inicialmente de dois processos básicos: acúmulo de colesterol e proliferação de células musculares lisas na túnica íntima o que leva à inflamação.
Qual a alteração histológica vascular característica da aterosclerose?
Conforme discutido acima, a aterosclerose é uma doença de caráter inflamatório dos vasos e é responsável pela obstrução das artérias. É causada pela infiltração de células e de gordura na parede dos vasos, o que leva a seu espessamento e consequente obstrução à passagem do sangue.
Onde se desenvolve o ateroma?
A aterosclerose é um quadro clínico no qual depósitos irregulares de material gorduroso (ateromas ou placas ateroscleróticas) se desenvolvem nas paredes das artérias de médio e grande porte, levando a um fluxo sanguíneo reduzido ou bloqueado.
Qual das lipoproteínas plasmáticas está associada com a formação da placa de ateroma?
Com este dano ao endotélio moléculas de lipoproteína modificadas, freqüentemente as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) que sofreram oxidação, são depositadas nas paredes do endotélio e formam as placas de ateroma (SANTOS e col. 2001).
Qual o papel do HDL e do LDL na formação da placa de ateroma?
Além disso, pesquisas afirmam que a HDL apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e antiagregante plaquetário. A LDL, por sua vez, transporta o colesterol do fígado e do intestino para locais de produção de esteroides e para as membranas celulares.
Como acabar com placas de ateroma?
O tratamento dessa doença é feito através de uso de medicamentos que ajudem no controle do colesterol, da pressão e do diabetes, e por alterações na alimentação e prática de atividade física. Em casos de excesso de peso, é recomendada a perda de peso para diminuir o risco de complicações.