Quais são os exercícios de concordância verbal?
A regra básica ou geral da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito daquela frase. Pelo que explicamos até agora, você já entendeu e parece tudo muito simples, não é?
Quais são as normas de concordância verbal?
As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na construção da seguinte frase: Atribuem-se a picos de tensão ou raios ocasionais a causa de muita perda de informações, que se julgavam preservadas numa memória eletrônica.
Como flexionar o verbo de acordo com a pessoa que antecede o pronome?
Pode-se optar por flexionar o verbo de acordo com a pessoa que antecede o pronome ou conjugá-lo na 3ª pessoa do singular. Lembre-se de que esse pronome deve ser empregado apenas para se referir a seres humanos. Veja algumas frases com essa estrutura: Fui eu quem esqueceu a louça suja sobre a pia. Fui eu quemesqueci a louça suja sobre a pia.
Quando a frase é classificada de frase verbal?
Uma frase é classificada de frase verbal quando apresenta um verbo na sua constituição e de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua constituição.
Como descobrir se a frase é verbal?
Frases verbais são frases que contêm verbos….Exemplos de frases verbaisOs alunos mataram aula.Os jogadores foram para o jogo.O professor ainda não chegou.O marido nunca ajuda a mulher.Nós vamos agora para a praia.Você quer essa blusa?Estas uvas estão deliciosas!Chove muito aqui!More items…
Quais são as regras de concordância verbal?
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.
O que é concordância verbal de um exemplo?
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Como identificar os verbos no texto?
2:015:34Suggested clip · 56 secondsVerbo: como identificar em uma frase (aumenta o som, gente) – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip
Quais são as palavras que são verbos?
Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo….Exemplos de verbos regularesVerbo estudar;Verbo cantar;Verbo amar;Verbo achar;Verbo aprender;Verbo correr;Verbo viver;Verbo partir;More items…
Quais são os tipos de concordância?
Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.
Como identificar uma concordância?
Ou seja, em uma oração, quando o sujeito está no singular, o verbo deve ser flexionado da mesma forma. No plural, a mesma coisa deve acontecer. Para que haja concordância, então, o correto é dizer “nós vamos” — assim, ambos estão no plural. Quando o pronome for “ele”, o verbo concorda no singular: “ele vai”.
O que regra geral?
A mesma fonte classifica esta expressão como locução adverbial, atribuindo-lhe os significados de «segundo a prática habitual; habitualmente, geralmente».
Como identificar a concordância verbal?
A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.
Como descobrir concordância verbal?
Concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), concordando com o sujeito gramatical….Exemplos de concordância verbalEu sou feliz.Nós somos felizes.Mariana já tomou banho.Mariana e Alice já tomaram banho.
É ou são exemplos?
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.