Qual a conexao entre estereoisomeria e açao de um farmaco

Quais são os tipos de estereoisômeros?

Os estereoisômeros podem ser subdivididos em duas categorias gerais: enantiômeros e diasteroisômeros. Os enantiômeros são estereoisômeros cujas moléculas são imagens especulares não superponíveis.

Quais são as classificações dos isômeros?

Os isômeros possuem diferentes classificações de acordo com esta distribuição atômica (isômeros de função, de cadeia, etc) e, o que nos interessa neste artigo, é a distribuição de seus átomos no espaço: os estereoisômeros. Estereoisômeros são aqueles isômeros cujos átomos ou grupos de átomos possuem uma distribuição espacial diferente na molécula.

Qual a importância dos fármacos semi-sintéticos?

Neste aspecto, os fármacos “de origem natural” ou semi-sintéticos ocupam importante espaço, visto a relativa facilidade de obtenção de estruturas enantiomericamente puras, porque os processos biossintéticos oferecem alto grau de estereosseletividade 3.

Quais são as interações entre os fármacos e as enzimas do citocromo P-450?

As enzimas do citocromo P-450 podem ser induzidas ou inibidas por muitos fármacos e substâncias, resultando em muitas interações entre fármacos, em que um exacerba a toxicidade ou reduz o efeito terapêutico do outro fármaco.


Qual a diferença entre Estereoisômero e enantiômeros?

Estereoisômeros – isômeros que têm a mesma conectividade, mas que diferem no arranjo de seus átomos no espaço. – Enantiômeros – estereoisômeros que são imagens especulares não-superponíveis um do outro. – Diasteroisômeros – estereoisômeros que não são imagens especulares um do outro.


Qual a consequência de estereoisômeros?

Os enantiômeros são estereoisômeros cujas moléculas são imagens especulares não superponíveis. Os diasteroisômeros são estereoisômeros cujas moléculas não são imagens especulares uma da outra. Quando falamos em moléculas com imagens especulares não superponíveis (enantiômeros), falamos em termos de quiralidade.


Como identificar estereoisômeros?

Os estereoisômeros são isômeros que se diferem dos constitucionais pela constância dos ligantes dos átomos rearranjados. Observe os exemplos (em estrutura planificada): Repare que o radical metil muda de posição e de ligante: antes se ligava ao segundo carbono da cadeia, agora liga-se ao terceiro.


Como os isômeros afetam os fármacos?

Se esses isômeros ópticos estiverem juntos (mistura racêmica), um pode anular o efeito biológico do outro, diminuir ou até mesmo levar a um efeito diferente do desejado, causando danos à saúde do paciente.


São propriedades dos estereoisômeros?

Os estereoisómeros (isómeros estereoquímicos) são compostos que apresentam a mesma fórmula de estrutura mas diferem na fórmula estereoquímica, ou seja, os átomos assumem diferentes posições relativas no espaço.


O que e uma imagem especular?

Nós podemos dizer se um objeto tem quiralidade examinando o objeto e sua imagem especular. Todo objeto tem uma imagem especular. Muitos objetos são quirais. Com isto nós queremos dizer que o objeto e a sua imagem especular são idênticas, isto é, o objeto e a sua imagem no espelho são superponíveis uma a outra.


Quantos estereoisômeros são possíveis?

O número possível de estereoisômeros é 2n, onde n é o número de centros quirais.


Como descobrir enantiômeros?

Um substância com um carbono assimétrico pode existir como dois diferentes estereoisômeros. Os dois isômeros são análogos à mão direita e à esquerda. Moléculas de imagen especular não sobreponível são chamadas de enantiômeros.


Como identificar isomeria de cadeia?

Isomeria de cadeia Um isômero pode ter a cadeia aberta (acíclica), enquanto o outro possui a cadeia fechada (cíclica); Um isômero pode ter a cadeia saturada (somente ligações simples entre carbonos), enquanto o outro isômero é insaturado (possui pelo menos uma ligação dupla entre carbonos);More items…


Qual é a isomeria responsável pela alteração do efeito do fármaco?

Com o tempo, descobriu-se que somente o isômero dextrogiro ou (R) era responsável pelas propriedades analgésicas, sedativas e antessentires, enquanto a talidomida levogira (S) é teratogênica, isto é, provoca mutações no feto.


Qual a importância da isomeria óptica para a farmacologia?

O estudo da isomeria óptica é de extrema importância principalmente para a indústria farmacêutica, pois a eficácia de certos medicamentos e princípios ativos para certa doença pode ser determinada pela disposição espacial da molécula.


Por que isômeros ópticos podem ter efeitos distintos no organismo?

As propriedades fisiológicas dos enantiômeros são diferentes, devido às disposições espaciais dos ligantes diferentes em torno do carbono assimétrico. Por exemplo, o isômero dextrógiro do LSD causa alucinações, ao passo que o isômero levogiro não produz nenhum efeito.


Estereoisomeria ou Isomeria Espacial

A primeira tarefa que devemos executar ao falar de estereoisomeria ou isomeria espacial é situar em que campo da química o conceito se encaixa. Ele se situa no campo da química orgânica, mais especificamente na química molecular, já que trata diretamente da fórmula molecular e da fórmula estrutural de compostos químicos.


Isomeria geométrica 1

Bom, já sabemos que para chamar algum elemento de isômero é necessário que ele tenha a mesma fórmula molecular que outro elemento qualquer. O que não sabemos é como identificar um composto isômero geométrico, por isso, vamos analisar atentamente os exemplos abaixo:


Isomeria óptica 2

A isomeria óptica segue o mesmo preceito da isomeria espacial: compostos com a mesma fórmula molecular, mas com fórmulas estruturais diferentes, distribuídos de forma não-linear no espaço.

Leave a Comment