Como foi a safra de 2010?
Mas não 2010. A safra começou com um inverno que registrava temperaturas muito abaixo da média – fazendo com que os produtores já começassem a se preocupar. Mas isso começou a mudar com a chegada da primavera e, principalmente, do verão – fase de amadurecimento das uvas.
Como está a safra agrícola brasileira?
Segundo o IBGE, as safras brasileiras atuais já passam de duzentos milhões de toneladas. Nestas estão incluídas as exportações de cereais, leguminosas e oleaginosas.
Quando a safra de certos alimentos ocorrerá?
Saber quando a safra de certos alimentos ocorrerá pode ser muito vantajoso, principalmente quando se trata de um alimento sazonal que você aguarda o ano inteiro para desfrutá-lo. Além disso, existem diversos vegetais e frutas que são consumidos como forma de tratamentos naturais devido aos seus princípios ativos.
Qual a diferença entre safra e safrinha?
Mas vamos à cultura do milho… O milho safrinha deixou de ser coadjuvante no cenário nacional porque a produtividade média hoje é semelhante à da safra, mas a produção e a área plantada são bem maiores. Pra você ter noção, tanto a produção de milho safrinha quanto a área plantada são o dobro do que se tem na safra, como podemos ver na figura abaixo.
Qual é o período de safra?
A safra diz respeito ao plantio feito com a chegada das chuvas. É nesse período que as condições climáticas estão próprias para o início de lavouras como a do milho, por exemplo. Geralmente, a safra começa no mês de outubro e segue por novembro e dezembro.
Quanto tempo dura o ciclo do milho?
Fases de crescimento e desenvolvimento de uma planta de milho. As variedades de milho cultivadas no Brasil possuem ciclo de crescimento e desenvolvimento (da semeadura à colheita) entre 110 e 180 dias – em algumas regiões, os produtores costumam realizar a colheita até antes.
Quais são as etapas da colheita?
Para obter sucesso no momento da colheita, o produtor deve integrá-la ao sistema de produção e planejar todas as fases, para que o grão colhido apresente bom padrão de qualidade. Dessa forma, várias etapas estão inseridas nesse processo, como a implantação da cultura, o transporte, secagem e armazenamento dos grãos.
Quanto tempo leva para a colheita do milho?
O milho pode começar a ser colhido quando o teor de umidade for superior a 13%. Todavia, se houver a necessidade de antecipação da colheita, esta pode ser iniciada quando o teor de umidade estiver na faixa entre 18-20%.
Quantas vezes um pé de milho produz?
A maioria das plantas de milho produzem uma ou duas espigas de milho, dependendo do cultivo. O milho é uma planta anual, por isso, assim que as espigas forem colhidas, não produzirá mais.
Em que período o milho começa a florescer?
65 diasCada planta desenvolve 20-21 folhas totais, floresce cerca de 65 dias após a emergência e atinge a maturidade fisiológica cerca de 125 dias após a emergência1.
Como é o processo de colheita?
Embora possa ser feito por completo de maneira manual, a colheita exige o uso de alguns materiais auxiliares, como enxadas, cestas de palha para armazenar os produtos e facas para o corte de raízes superficiais. Este tipo de colheita é geralmente de subsistência, ou seja, para consumo próprio.
Quais são os tipos de colheita?
Quais os principais tipos de colheita?Colheita manual. A colheita manual é aquela que se faz sem a utilização de máquinas colhedoras, concentrando-se o esforço na mão de obra utilizada para esse fim. … Colheita semimecanizada. … Colheita mecanizada.
Como é o processo da colheita da soja?
A colheita da soja ocorre de janeiro à abril nas regiões CO e NE. Em cada Fazenda a colheita deve ser escalonada conforme o ciclo de cada cultivar, o que permite colher no ponto ideal de maturação.
Quanto tempo leva para cozinhar uma espiga de milho?
Assim que a água ferver, coloque ½ colher (sopa) de sal e junte as espigas de milho. Diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, até que os grãos de milho estejam macios.
Qual é o preço do milho?
Cotações | MilhoMilho (em R$/60 kg)PreçoAlta Mogiana (SP)86.00Campinas (SP)88.00Cascavel (PR)84.00Erechim (RS)91.003 more rows
Quantas espigas de milho tem um pé de milho?
Em média cada pé possui apenas duas espigas, mas a planta encontrada possuía oito espigas formadas e mais duas em formação. A área de milho, onde a planta foi encontrada, será destinada para silagem.
Como é o crescimento do milho?
O crescimento e desenvolvimento de uma planta de milho é dividido em dois grandes estádios: o vegetativo e o reprodutivo. Durante o estádio vegetativo, que possui um número relativo de estádios entre VE (emergência) e VT (pendoamento), ocorre o desenvolvimento da planta.
Qual a melhor época para se plantar milho?
De acordo com a Embrapa, ao plantar milho entre os últimos 15 dias de setembro e os primeiros 15 dias de novembro, você favorece muito o cultivo de milho-verde. Ainda assim, a plantação destinada ao milho-verde pode ser feita o ano todo, basta proporcionar precipitação ou estrutura de irrigação.
Quanto tempo leva para cozinhar uma espiga de milho?
Assim que a água ferver, coloque ½ colher (sopa) de sal e junte as espigas de milho. Diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, até que os grãos de milho estejam macios.
O que são safras?
Safras são processos preciosos e valiosos para os modelos de agronegócio mundial. Conhecimento, atualização e informações sobre elas são vitais para manter fortalecida a base da economia de qualquer país.
Entenda o significado de safra
Em relação à Língua Portuguesa, o significado de safra tem emprego no agronegócio em diversas formas. Além de ser um substantivo feminino, sua definição pode variar de Estado para Estado.
As safras agrícolas brasileiras têm produção recorde
Conforme previsões do mercado, a safra agrícola brasileira está para atingir recordes de produção. Isso significa valores perto dos trezentos e cinquenta bilhões. Portanto, o crescimento passaria dos oito por cento frente anos anteriores.
Período de safra, entressafra e safrinha
Como você conferiu, uma safra é vital para manter o motor da economia e agronegócio nacionais ligados. Porém, você sabe o conceito do termo entressafra?
Importância das safras na economia
A abundante oferta de produtos e o grande sucesso de nossas safras de alimentos têm impactado muito nossa economia. Isso porque essas são as causas vitais para a diminuição da inflação brasileira no ano de 2017.
A safra de soja no Brasil
Embora o ano de 2018 apresente ótimas safras agrícolas, atingindo mais de duzentos milhões de toneladas, nossa safra de soja foi menor. Certamente pelos resultados que associam o emprego de tecnologias, a disponibilidade de crédito e as mudanças no clima.
Janeiro – época ideal para a colheita de abóbora
A abóbora é um dos alimentos favoritos da mesa do povo brasileiro, sendo utilizado na confecção de diversos pratos diferentes. Seja em forma de purê, cozida, ou de acompanhamento para a carne, o legume não falta na mesa de muitas famílias.
Fevereiro – o momento certo para o abacate
Um fruto muito querido por muita gente, mas que nem sempre está disponível no mercado são os abacates. Tendo o seu período de safra sendo aproveitado apenas durante o início do ano, a fruta serve para a confecção de diversos pratos.
Março – mês do alface, básico para saladas
Março é o melhor para a colheita do alface, alimento básico para a confecção de saladas. O alimento é rico em vitamina A e clorofila, além de conter muitas fibras, essencial para o bom funcionamento intestinal no corpo humano.
Abril – o período do chuchu
Continuando com a onda dos alimentos verdes, o mês de abril é o da safra de chuchu, alimento que sofre com diversas críticas por ser sem gosto para algumas pessoas, mas que é utilizado para a confecção de diversos pratos diferentes na culinária atual.
Maio – o mês da mandioca
Um dos alimentos mais populares da mesa do povo brasileiro é a mandioca, costume que herdamos dos povos indígenas que viviam (e ainda vivem) entre nós. Versátil, e muito saboroso, o alimento tem sua safra durante o mês de maio.
Junho – batata-doce, o alimento adorado pelos fisiculturistas
O mês de junho é o ideal para a safra de batata-doce, sendo o ideal para isso. O alimento é muito divulgado no meio fitness, já que conta com baixo nível de gordura, o que facilita na manutenção de músculos, além de ajudar no combate à fadiga dos treinos.
Julho – tangerina, uma das frutas mais saborosas
A tangerina, também chamada de mexerica, é uma das frutas mais saborosas existentes, no entanto, nem sempre está disponível para consumo. Isso porque o período de safra dela é no mês de julho, e depois disso, fica difícil contar com o fruto dentro de casa.
Janeiro
- Frutas:Abacaxi, carambola, coco-verde, figo, fruta-do-conde, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia, nectarina;
- Legumes:Abóbora, abobrinha, beterraba, pepino, pimentão, quiabo, tomate;
- Verduras:Alface, cebolinha, couve, salsa, salsão.
Fevereiro
- Frutas:Abacate, ameixa, carambola, figo, pinha (conhecida em algumas regiões por fruta-do-conde), goiaba, jaca, maçã, pera;
- Legumes:Abóbora, gengibre, milho-verde, pepino, pimentão, quiabo, tomate;
- Verduras: Cebolinha, escarola, hortelã, louro, repolho.
Março
- Frutas:Abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, goiaba, jaca, limão, maçã, pêra;
- Legumes: Abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, jiló, nabo, pepino, quiabo, tomate;
- Verduras:Acelga, alface, alho-poró, coentro, escarola, repolho, rúcula.
Abril
- Frutas:abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pêra;
- Legumes:Abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame;
- Verduras:Alface, alho-poró, almeirão, catalonha, escarola, repolho.
Maio
- Frutas:Abacate, banana-maçã, caqui, kiwi, jaca, maçã, pera, tangerina;
- Legumes:Abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, mandioca, mandioquinha, nabo;
- Verduras:alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo, rabanete.
Junho
- Frutas:carambola, kiwi, laranja-lima, tangerina;
- Legumes:Batata-doce, berinjela, cenoura, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde;
- Verduras:Agrião, alho-poró, almeirão, brócolis, erva-doce.
Julho
- Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima, mexerica e tangerina;
- Legumes: cenoura, abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde, nabo, palmito, pepino, rabanete;
- Verduras: agrião, alho-poró, chicória, coentro, couve, erva-doce, espinafre, mostarda e salsão.
Agosto
- Frutas: banana-nanica, caju, carambola, kiwi, laranja-pêra, limão, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina;
- Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete;
- Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola…
- Frutas: banana-nanica, caju, carambola, kiwi, laranja-pêra, limão, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina;
- Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete;
- Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda e rúcula.
Setembro
- Frutas: abacaxi, banana-nanica, caju, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, maçã, mexerica, nêspera, tamarindo e tangerina;
- Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pimentão e rabanete;
- Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve flor, erva-doce, espinafre, louro, orégano.
Outubro
- Frutas: abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, coco-verde, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, maçã, mamão, nêspera e tangerina;
- Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pepino, pimentão, rabanete e tomate;
- Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, catalonha, cebolinha, chicória, coentro, couve-flor, erv…
- Frutas: abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, coco-verde, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, maçã, mamão, nêspera e tangerina;
- Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pepino, pimentão, rabanete e tomate;
- Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, catalonha, cebolinha, chicória, coentro, couve-flor, erva-doce, espinafre, folha de uva, hortelã, mostarda e orégano.
Janeiro
-
O mês de janeiro é quente e o verão é propício para a safra as seguintes frutas: 1. Abacaxi; 2. Carambola; 3. Fruta do conde; 4. Mamão; 5. Lichia; 6. Maracujá; 7. Melancia; 8. Nectarina; 9. Figo. Quanto aos legumes e verduras, no primeiro mês do ano é possível encontrar em maior volume produções de: 1. Beterraba; 2. Pimentão; 3. Quiabo; 4. Pepino; 5. Abóbora; 6. Abobrinha; 7. Toma…
Fevereiro
-
No segundo mês do ano, ainda é verão e, portanto, uma época ainda calor no hemisfério sul. É possível encontrar abundantes safras das seguintes frutas: 1. Abacate; 2. Carambola; 3. Fruta do conde; 4. Ameixa; 5. Goiaba; 6. Maçã; 7. Jaca; 8. Pera; 9. Pêssego; 10. Seriguela; 11. Uva; 12. Coco verde. Dentre as verduras e legumes que são colhidas no mês de fevereiro estão inclusos: 1. Re…
Março
-
Março é um dos melhores meses do ano em termos de safra de hortifruti, pois é quando o clima proporciona uma rica colheita. Esse mês do calendário é uma boa época das frutas e vegetaisa seguir: 1. Banana-maçã; 2. Banana-nanica; 3. Goiaba; 4. Abacate; 5. Abacaxi; 6. Ameixa; 7. Pera; 8. Maçã; 9. Limão. Legumes e verduras com maior incidência no terce…
See more on mundoboaforma.com.br
Abril
-
Em boa parte do país, ainda há resquícios de calor, mas de forma mais moderada. Nesse mês, a estação vigente é o outono e as frutas mais produzidas são: 1. Kiwi; 2. Abacate; 3. Banana-maçã; 4. Caqui; 5. Jaca; 6. Pera; 7. Maçã. Já os legumes e verduras mais colhidos em abril são: 1. Inhame; 2. Cará; 3. Beterraba; 4. Gengibre; 5. Abóbora; 6. Abobrinha; 7. Chuchu; 8. Alho-poró; 9. …
Maio
-
Em maio, o frio já começa a aparecer com mais densidade em alguns estados brasileiros, sobretudo na região sul, sudeste e centro-oeste. Esse clima é propício para a colheita das frutas: 1. Tangerina – também conhecida como mexerica; 2. Banana-maçã; 3. Caqui; 4. Kiwi; 5. Maçã; 6. Pera; 7. Jaca. Já os legumes e verduras são mais numerosos nesse período, pois em maio é ép…
Junho
-
Junho representa exatamente a metade do ano. É quando o frio já se instaurou definitivamente em grande parte do país. No entanto, um problema recorrente no frio são as doenças virais como gripes e resfriados. Dessa maneira, muitas pessoas buscam nas plantas, frutas e legumes, princípios ativos capazes de combater os sintomas inconvenientes, sobretudo naqueles que po…
Julho
-
Julho é um mês um pouco mais escasso em termos de colheita de frutas. Esse mês é época das frutas e vegetaisa seguir, começando com as frutas: 1. Carambola; 2. Kiwi; 3. Laranja-lima; 4. Tangerina ou mexerica. Por outro lado, a produção de legumes e verduras é mais rica, já que no mês 7 é época de safra de: 1. Cogumelo; 2. Ervilha; 3. Mostarda; 4. Cenoura; 5. Inhame; 6. Mandi…
Agosto
-
No mês de agosto, a safra de frutas se torna um pouco mais rica do que a do mês anterior: 1. Caju; 2. Morango; 3. Carambola; 4. Lima; 5. Laranja-pera; 6. Tangerina – ou mexerica; Já os legumes e verduras cuja safra está em evidência em agosto são: 1. Cará; 2. Fava; 3. Inhame; 4. Mandioca; 5. Pimentão; 6. Couve; 7. Agrião; 8. Couve-flor; 9. Espinafre; 10. Rúcula; 11. Mostarda…
Setembro
-
Em setembro, o frio extremo começa a dar lugar a uma temperatura mais quente. A segunda quinzena do mês é marcada pelo início da primavera e o clima permite a safra das seguintes frutas: 1. Abacaxi; 2. Banana-nanica; 3. Caju; 4. Jabuticaba; 5. Laranja-lima; 6. Laranja-pera; 7. Tangerina – ou mexerica. Já os legumes e verduras colhidos nessa época do ano são: 1. Almeir…
Outubro
-
O mês de outubro é época das frutas e vegetais, começando pelas frutas, como: 1. Acerola; 2. Abacaxi; 3. Banana-nanica; 4. Banana-prata; 5. Manga; 6. Lima; 7. Caju; 8. Jabuticaba. Dentre os legumes e verduras, estão inclusos: 1. Aspargo; 2. Berinjela; 3. Beterraba; 4. Alcachofra; 5. Ervilha; 6. Pepino; 7. Fava; 8. Tomate; 9. Almeirão; 10. Catanhola; 11. Coentro; 12. Cebolinha; 13. Hortelã…