Qual a importância da Floresta Amazônica?
A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.
Qual é o potencial medicinal da flora na Amazônia?
Os cientistas acreditam que menos de 0,5% das espécies da flora foram detalhadamente estudadas quanto ao seu potencial medicinal. Ao mesmo tempo em que o bioma Amazônia está encolhendo lentamente em tamanho, a riqueza da vida silvestre de suas florestas também se reduz, bem como uso potencial das plantas e animais que ainda não foram descobertos.
Por que a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo?
Com status de maior floresta tropical do mundo, a Amazônia reúne uma biodiversidade gigantesca e oferece grandes contribuições para o ambiente mundial com o funcionamento do seu ecossistema. Uma das principais contribuições da floresta é a espécie de reservatório de carbono que o local oferece.
Quais são os fenômenos que afetam a área dafloresta amazônica?
Parte do vapor volta cair em forma de chuva, alimentando as cabeceiras de vários rios formadores do Amazonas. Outra parte é desviada pela cordilheira em direção ao sul, atingindo as regiões de agricultura mais importantes do Brasil, o Centro-Oeste, e chega até países vizinhos.
Qual é a importância do açaí Pará a cultura amazônica?
Importância econômico-social A economia da região amazônica brasileira baseia-se principalmente na extração de produtos vegetais, tendo o açaí papel importante na diversificação deste quadro, por ser a mais produtiva das palmeiras neste ecossistema.
Qual é a importância do açaí?
O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios e vitaminas C, B1 e B2. Conhecido também por ser o segundo maior antioxidante existente, o açaí possui boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
Como sucesso do açaí ameaça biodiversidade da Amazônia?
A pesquisa apontou que o cultivo do açaí está levando a uma perda significativa da biodiversidade. Árvores-símbolo da Amazônia, como a samaúma e o jatobá, estão desaparecendo da paisagem e dando lugar a campos de monocultura da fruta.
Quais são os benefícios do açaí?
Além de ser inimigo do colesterol ruim, o que já é um ganho e tanto para a saúde do peito, ele tem substâncias que ajudam a afastar a aterosclerose, o endurecimento dos vasos, controlando a pressão alta e melhorando a circulação sanguínea.
Qual o mal que o açaí faz?
O açaí é rico em carboidratos e isso pode ser negativo, quando o consumo é excessivo, pois favorece o acúmulo de gordura e pode estimular o desenvolvimento da diabetes. A fruta também não é recomendada para alguns casos de pacientes com câncer.
Qual a importância do fruto do açaí para o Brasil?
O açaizeiro se destaca, entre os diversos recursos vegetais, pela sua abundância e por produzir, importante alimento para as populações locais, além de ser a principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil.
O que está ameaçando a biodiversidade da Amazônia?
São vários os motivos que levam à acelerada degradação na Amazônia. A exploração desordenada de seus recursos, principalmente de madeira, a expansão da agropecuária e o garimpo vêm aumentando as áreas desmatadas. O processo de desmatamento acarreta consequências negativas, como a diminuição da biodiversidade.
Qual o valor de um pote de açaí?
Açaí Mix Tradicional Polpa Norte 1,5L R$ 19,89 un.
Como é feito o cultivo do açaí?
é uma planta nativa da Amazônia brasileira, sendo o Pará seu principal centro de dispersão natural. As maiores concentrações da fruteira ocorrem em solos de várzeas e igapós e em áreas vizinhas de terra firme, compondo ecossistemas de floresta ou em forma de maciços conhecidos como açaizais.
Pode tomar açaí todos os dias?
Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.
Porque o açaí da sono?
Além do mais, o açaí possui cafeína, estimulante conhecido por diminuir a percepção de fadiga e aumentar as sensações de alerta, foco e energia. Portanto, o açaí forma a combinação perfeita para estes dias que estamos sonolentos.
E verdade que açaí engorda?
Pode inclusive ser misturado a frutas e outros acompanhamentos saudáveis. Dessa forma, é um belo alimento para o pré-treino e pode ser incluído em dietas saudáveis, inclusive as que buscam o emagrecimento. Nesse formato, o açaí não engorda.
Quais são os nutrientes do açaí?
Fonte rica em proteínas, fibras, lipídios, o açaí ainda possui Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2, além de Fósforo, Ferro e Cálcio. E com tantos nutrientes, a fruta traz diversos benefícios para a saúde.
Porque o açaí da sono?
Além do mais, o açaí possui cafeína, estimulante conhecido por diminuir a percepção de fadiga e aumentar as sensações de alerta, foco e energia. Portanto, o açaí forma a combinação perfeita para estes dias que estamos sonolentos.
E verdade que açaí engorda?
Pode inclusive ser misturado a frutas e outros acompanhamentos saudáveis. Dessa forma, é um belo alimento para o pré-treino e pode ser incluído em dietas saudáveis, inclusive as que buscam o emagrecimento. Nesse formato, o açaí não engorda.
Quais são os benefícios e malefícios do açaí?
O açaí, por ser rico em vitaminas, fibras e proteínas, oferece uma série de benefícios, como melhora do humor, aumento na libido e fertilidade, além de hidratar pele e cabelos. No entanto, o que pouca gente fala é que mesmo os alimentos saudáveis podem gerar problemas de saúde, caso sejam consumidos de forma errada.
O que liga a floresta Amazônica, o aquecimento mundial e você?
Há muito tempo a floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo. Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade.
A floresta amazônica pode curar você
Há uma ligação entre os remédios guardados nos armários de sua casa e a vida silvestre da Amazônia: plantas e animais servem como base para a fabricação de medicamentos.
Qual a importância da Floresta Amazônica para o Brasil e para o mundo?
Abrangendo nove países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname), a Amazônia abriga a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo.
Por que falar sobre a importância da Floresta Amazônica para crianças?
Embora a importância da preservação da Floresta Amazônica seja indiscutível, infelizmente, a cada dia que passa, parte do seu território é destruído.
Coleção Ao Meio Ambiente: Com carinho
Para ajudar pais e educadores a falar com as crianças sobre a importância de cuidar e preservar o Meio Ambiente, os livros infantis são ótimos aliados, com linguagem lúdica e adequada ao universo dos pequenos.
Dona de uma bacia hidrográfica notável
A bacia hidrográfica amazônica é considerada a maior bacia do país! Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, essa região hidrográfica representa 40% do território do país, somando 60% de todos os recursos hídricos brasileiros. A região é irrigada pelas águas do rio Amazonas, cuja nascente fica na Cordilheira dos Andes, no Peru.
Mantém os índices de chuva
A vegetação nativa da Amazônia também contribui para o processo de evapotranspiração. Esse fenômeno se trata da perda de água do solo ou a perda de água das plantas durante o seu processo de respiração.
Contribui para a queda nos níveis de CO2
As plantas têm um papel fundamental na redução dos níveis de gás carbônico presentes no ar. Desde o século XIX, a atividade humana colocou uma grande quantidade de CO 2 na atmosfera. Há uma série de outras ações que estão diretamente vinculadas ao aumento da emissão de gases de efeito estufa, como a expansão da pecuária na região norte do país.
É lar de espécies que devem ser preservadas
A floresta amazônica é conhecida internacionalmente pela sua surpreendente diversidade natural. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a região concentra a maior biodiversidade do mundo! Ao todo, são mais de 145 mil espécies!
Continua surpreendendo os cientistas
Curiosamente, os números não param de crescer, e a cada ano os biólogos e estudiosos da área descobrem novas espécies nas áreas ainda inexploradas da Amazônia. Em setembro de 2017, por exemplo, o Relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) anunciou a descoberta de mais de 380 espécies, entre peixes, plantas, répteis e até mesmo aves.
É uma fonte de aprendizado e novas substâncias
A floresta amazônica oferece recursos muito interessantes para nos ajudar a levar uma vida mais saudável e responsável. As inúmeras espécies de plantas encontradas na região podem ter aplicações diretas em nossa vida.
Entenda por que preservar a Amazônia é essencial para o Brasil e o restante do planeta e saiba como ajudar
Assim como os oceanos, as florestas armazenam grande parte, na verdade toneladas métricas; de carbono e seu desmatamento pode contribuir para a emissão anual de, ao menos, 20% dos gases que influenciam diretamente no desenvolvimento do efeito estufa. Dito isso, não é muito difícil perceber qual a importância da Amazônia para o mundo, certo?
Como cooperar com a redução de impactos na Amazônia?
Para contribuir com a redução dos impactos negativos provocados pela destruição da Amazônia e, consequentemente, ajudar na sua preservação; é possível aplicar algumas ações básicas no seu próprio dia a dia, entre elas estão a redução do consumo excessivo; o investimento em alimentos orgânicos e, claro, a troca consciente por marcas que respeitam e não agridem o meio ambiente..
A Amazônia e suas influências
Por sua extensão e propriedades, a Amazônia influencia regime de chuvas em toda a América do Sul, e parte importante do mundo ocidental, contribuindo para estabilizar o clima global. E, de quebra, é a floresta com maior biodiversidade do mundo.
A Amazônia e os rios voadores
A área da Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água, e um fenômeno conhecido como “rios voadores”. Estes fluxos aéreos de água, formados por massas de ar carregadas de vapor de água são ‘puxadas’ do oceano Atlântico.
Um única árvore pode bombear 300 litros de água para a atmosfera
Em um único dia uma árvore com uma copa de 10 metros pode bombear mais de 300 litros de água para a atmosfera. Calcula-se que haja cerca de 600 bilhões de arvores na Amazônia. Isso dá a dimensão da água bombeada a cada 24 horas.
Amazônia e sua importância para o mundo: as mudanças climáticas
As florestas tropicais ( saiba quais são as maiores florestas tropicais do mundo) armazenam algo em torno de 90 bilhões a 140 bilhões de toneladas métricas de carbono, para não falar que as florestas desmatadas são as maiores fontes de emissões de gases do efeito estufa depois da queima de combustíveis fósseis (Estima-se que o desmatamento seja responsável por quase 20% do total das emissões anuais globais dos gases causadores do efeito estufa)..
Amazônia e o resfriamento e despoluição do planeta
De acordo com o livro A Sustentabilidade Como Paradigma, de Marcílio de Freitas e Marilene Corrêa da Silva Freitas, ‘o desmatamento e o uso da terra na Amazônia emitem anualmente 229 milhões de toneladas de carbono representando 78% da emissão total do Brasil, e a queima de combustível fóssil emitindo 64 milhões de toneladas de carbon, outros 22% do total.”.
O Acordo de Paris e a Amazônia
Ele foi o mais importante acordo sobre o clima já realizado ( Saiba o que os países signatários estão fazendo para cumprirem suas metas ). Seu principal objetivo é manter o aquecimento abaixo de 2ºC neste século. Para que a meta seja atingida, é fundamental a manutenção das florestas, além de outras políticas públicas.
Amazônia e sua importância para o mundo: a escassez de água
A Organização das Nações Unidas (ONU) tem previsões sombrias: “se as políticas públicas não mudarem, dois terços da humanidade sofrerão alguma restrição do recurso em 2025 e 50 países enfrentarão crise no abastecimento até 2050.”
A Importância Das Florestas em Pé Na Amazônia
-
A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, além de conter mais da metade da biodiversidade do planeta. O desmatamento na região representa hoje a liberação de 200 milhões de toneladas de carbono por ano (2,2% do fluxo total global). Conheça abaixo a importância de manter as florestas em pé, baseado na cartilha de mes…
Serviços Ecológicos
-
A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade. Processos como a evaporação e a transpiração de florestas também ajudam a manter o equilíbrio climático fundamental para outr…
Recursos Hídricos
-
A região Amazônica tem um papel preponderante no uso múltiplo dos recursos hídricos (água potável, navegabilidade, aproveitamento energético, pesca, lazer, etc). A região Amazônica concentra 20% da água doce do planeta. A manutenção de florestas nas margens de rios evita erosões, assoreamentos e garante alimento para vários organismos aquáticos. Proteção contr…
Biodiversidade E Biotecnologia
-
Embora cobrindo apenas 7% da superfície terrestre,a floresta Amazônica contém mais da metade da biodiversidade do mundo, representando um tesouro inestimável para a humanidade e um grande potencial para o desenvolvimento da biotecnologia. Na floresta encontramos, por exemplo, essências variadas, substâncias para o combate às pragas e para o desenvolvimento …
Extrativismo
-
Cerca de 25,5 milhões de pessoas (entre populações tradicionais e familiares) no Brasil vivem na região amazônica ou na/da floresta. Na Amazônia, a extração de produtos não-madeireiros (óleos, resinas, ervas, frutos e borracha) contribui economicamente para a vida de 400 mil famílias de extrativistas. Os recursos florestais, desde que racionalmente utilizados, trazem ben…
populações Indígenas
-
No Brasil, existem cerca de 817.963 índios divididos em 256 sociedades indígenas e 274 línguas. Apenas 13.8% da terras do país estão delimitadas aos índios. A Amazônia Legal abriga a maior parte dessas terras (são 424 áreas e 115.344.445 hectares) e povos dos quais dependem da floresta para perpetuarem seu modo de vida e sua cultura. Dos índios amazônicos, 69 referênci…
Ecoturismo Ou Etnoturismo
-
As belezas naturais e a variedade cultural dos povos da Amazônia podem ser convertidas em benefícios econômicos através do ecoturismo ou do etnoturismo, gerando empregos diretos e indiretos. Segundo a Organização Mundial de Turismo, o ecoturismo cresce 65% ao ano em relação aos 15% do turismo convencional. No Brasil, embora essa atividade ainda esteja se des…
Exploração Madeireira
-
A região Amazônica é uma das maiores produtoras de madeira tropical do mundo, já utilizando 350 espécies de árvores para fins comerciais. A falta de planejamento nas atividades de exploração gera um desperdício de cerca de 60% nas serrarias. A exploração racional não esgota o recurso, reduz desperdícios e, comparada a agropecuária extensiva, gera o dobro de emprego…
Agricultura
-
O incentivo à atividade agrícola em certas regiões da Amazônia é questionável. O retorno econômico da agricultura extensiva é de 10% contra 71% da exploração madeireira de manejo sustentável. Grande parte da agricultura familiar na Amazônia, pobre em recursos e tecnologia, persiste baseado nos nutrientes advindos da floresta convertidos através do secular sistema d…
Pecuária
-
O retorno econômico da pecuária extensiva na Amazônia é de apenas 4% contra a exploração madeireira de manejo sustentável com desempenho de 71%. Além disto, a relação tributária potencial do setor madeireiro em relação a pecuária extensiva é de 8 para 1. Se o caráter extensivo fosse substituído pelo intensivo, com manejo sustentável dos solos, a pecuária poderi…