Qual a função dos AINEs?
Qual a função dos AINEs? Os AINEs são tão importantes, pois eles possuem a capacidade de controlar diversas alterações em nosso organismo, ocasionadas, principalmente, por processos inflamatórios. E a forma utilizada para realizar tal ação é inibindo uma enzima, a ciclooxigenase ou COXs.
Qual o mecanismo de ação dos AINEs?
A aspirina e os demais AINEs inibem a síntese de PG mediante a inativação da COX A aspirina acetila as isoenzimas (COX-1 e COX-2) covalentemente, inativando-as de forma irreversível e não seletiva. 3. Entre os principais efeitos adversos dos AINEs não seletivos estão: gastrite, disfunção plaquetária, comprometimento renal e broncoespasmo.
Quais os riscos do uso de AINEs?
Ao fazer uso de AINEs, principalmente de maneira prolongada, também há risco de hipersensibilidades e até reações anafiláticas. Isso ocorre, pois, ao inibir a via das COXs, a via da LOX torna-se a única via ativa plenamente.
Qual a diferença entre AIE e Aine?
Qual a diferença entre AIEs e AINEs? Apesar de terem a mesma finalidade anti-inflamatória, a principal diferença entre essas classes medicamentosas é o mecanismo de ação. Essa questão fica clara ao evidenciar que o AINEinibe a enzima COX. Enquanto o AIE(Anti-inflamatório esteroide) induz um gene que inativa a fosfolipase A2.
Qual é o mecanismo de ação dos AINEs?
Os AINEs funcionam por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX) e, assim, reduzem a produção de prostaglandinas. A aspirina é um inibidor irreversível da COX; os AINEs restantes funcionam de maneira reversível.
Qual é o mecanismo de ação dos AINEs e quais são as principais os principais efeitos adversos dessa classe de drogas e qual é a causa principal desses efeitos?
Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.
Qual o principal mecanismo de ação dos Anti-inflamatórios não esteroidais AINEs e quais suas principais ações farmacológicas?
Principal Interação medicamentosa dos AINEs Os AINES inibem a COX, o que inibe a formação de prostaglandinas, certo? Uma das prostaglandinas inibidas é a PGI2 que atua como vasodilatadora renal. Assim, com a COX inibida pelos AINES, há diminuição da vasodilatação renal, o que diminui a taxa de filtração glomerular.
Qual é a função do anti-inflamatório?
Os anti-inflamatórios são medicamentos que impedem ou amenizam essa reação e minimizam sintomas comuns da inflamação, como calor, rubor e dor. Esses medicamentos também apresentam ação antipirética (redução da febre), e como a inflamação pode causar dor, eles acabam apresentando ação analgésica (diminuição da dor).
Como os AINEs agem para causar os efeitos no estômago úlceras e gastrite )?
Infelizmente, os anti-inflamatórios comuns impedem a produção dessa prostaglandina, ocasionando o aumento da concentração de ácido e diminuição da produção do gel. Como resultado, o ácido começa a atingir a parece do estômago, causando lesões que podem até virar úlceras.
Quais os principais efeitos adversos dos AINEs não seletivos e seletivos para COX-2?
Os AINEs não seletivos da COX inibem a produção de prostaglandinas na mucosa gastrointestinal, podendo causar gastroduadinite, úlcera gástrica e sangramento digestivo. Esses AINEs, como a aspirina, reduzem a produção plaquetária de TXA2, devido ao bloqueio da COX-1, e previnem a trombose arterial (Figura 2).
O que é um anti-inflamatório não esteroide (AINE)?
Os anti-inflamatórios não esteroides, também conhecidos como AINEs, são aplicados no tratamento de dores crônicas e agudas advindas de processo inflamatório.
Mecanismo de Ação dos AINEs
Os AINEs – ou drogas antiin?amatórias não-esteroidais – compartilham um modo de ação comum, que envolve a inibição das enzimas ciclooxigenases (enzima COX, daqui em diante).
Outras Interações Medicamentosas
Os AINEs interagem com drogas anticoagulantes – como a varfarina, já que os AINEs têm um efeito de hipocoagulabilidade. Interagem também com os diuréticos, até porque os AINEs reduzem o fluxo sanguíneo renal.
Mecanismo de Ação dos AINES
Os Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINES) constituem uma das classes de fármacos mais difundidas em todo mundo, utilizados no tratamento da dor aguda e crônica decorrente de processo inflamatório.
Definição do Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINES)
Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINEs) são medicamentos analgésicos simples, que, junto com o paracetamol, compõem o 1º degrau da escada de dor da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fisiologia da Inflamação
A inflamação aguda é a resposta inicial a lesão celular e tecidual, predominando fenômenos de aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos, particularmente neutrófilos. As manifestações externas da inflamação, chamadas de sinais cardinais, são: calor (aquecimento), rubor (vermelhidão), tumor (inchaço), dor e perda de função.
Anti-inflamatórios Não Esteroides: farmacocinética
A maioria dos Anti-inflamatórios Não Esteroides são administrados oralmente, com as exceção do cetorolaco e do parecoxibe (administração intravenosa), e do diclofenaco (administração oral, intravenosa e retal).
Mecanismo de Ação dos AINES
Os efeitos terapêuticos e colaterais dos AINES resultam principalmente da inibição das enzimas COX, prejudicando, assim, a transformação final do ácido araquidônico em prostaglandinas, prostaciclina e tromboxanos.
Qual a função dos AINEs?
Os AINEs são tão importantes, pois eles possuem a capacidade de controlar diversas alterações em nosso organismo, ocasionadas, principalmente, por processos inflamatórios.
Efeitos colaterais
Alguns efeitos são esperados ou previstos quando se faz uso de AINEs, pois conhecemos a função normal de determinadas substâncias produzidas por ação das COXs, e, estando inibida tal função, podemos imaginar algumas consequências.
O Que São OS anti-inflamatórios Não Esteroides?
Exemplos de anti-inflamatórios Não Esteroides
-
Existem dezenas de anti-inflamatórios, alguns exemplos são: 1. Diclofenaco. 2. Ibuprofeno. 3. Naproxeno. 4. Nimesulida. 5. Indometacina. 6. Cetoprofeno. 7. Ácido mefenâmico. 8. Piroxicam. 9. Celecoxibe. 10. Etoricoxibe. 11. AAS (ácido acetilsalicílico). Todos os anti-inflamatórios citados acima são fármacos que apresentam mecanismos de ação semelha…
para Que servem OS Anti-Inflamatórios?
-
Em geral, os anti-inflamatórios são medicamentos utilizados como sintomáticos, ou seja, eles aliviam os sintomas, mas não tratam diretamente as doenças que os estão provocando. Um paciente com faringite, por exemplo, pode tomar AINES para aliviar a dor de garganta, mas se a causa for uma infecção bacteriana, é preciso também tomar um antibiótico para curar a infecçã…
Como Agem OS Anti-Inflamatórios?
-
De forma bem simplificada, podemos dizer que os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é gerada através da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX). Os anti-inflamatórios agem inibindo a ação dessa enzima COX. Sem COX, há menor produção de prostaglandinas e menos …
Efeitos Colaterais Dos anti-inflamatórios
-
Os AINES são medicamentos seguros, se administradas com indicação médica. O problema é que essa seja, talvez, a classe de fármacos mais utilizada como auto-medicação pela população. Existem inúmeros efeitos colaterais e interações com outros medicamentos que devem ser considerados antes de tomar um anti-inflamatório. Alguns dos efeitos adversos mais comuns d…
pacientes Que Não devem Tomar anti-inflamatórios Sem Orientação Médica
-
Por todos os problemas que já foram explicados até aqui, faz sentido tratar os anti-inflamatórios como uma classe de medicamentos que não deve ser tomada sem orientação médica, principalmente se você fizer parte dos seguintes grupos: 1. Idosos. 2. Grávidas. 3. Pacientes com insuficiência renal. 4. Pacientes com cirrose. 5. Pacientes com hipertensão descontrolada. 6. P…
Referências
- What Are NSAIDs?– American Academy of Orthopaedic Surgeons.
- A turbulent decade for NSAIDs: update on current concepts of classification, epidemiology, comparative efficacy, and toxicity – Rheumatology international.
- The Benefits and Risks of Pain Relievers: Q & A on NSAIDs– FDA.
- NSAIDs: Therapeutic use and variability of response in adults– UpToDate.
O Que É Um anti-inflamatório Não Esteroide (Aine)?
Farmacologia Dos Aines
-
A farmacologia dos AINEs é ampla e diversificada, mas sua função pode ser resumida de forma bastante precisa. Os AINES têm três efeitos principais: 1. analgésico, 2. antipiréticos, 3. e anti-inflamatórios. Esses três efeitos são altamente vantajosos no cenário clínico, já que muitos pacientes são acometidos por um ou mais desses sintomas. Por esse …
Fisiologia Da Inflamação
-
A reação inflamatória está presente em quase todas as lesões produzidas no organismo humano. As manifestações clínicas ou os sinais do processo inflamatório são: CALOR, RUBOR (eritema/ avermelhamento), EDEMA (inchaço), DOR e PERDA DA FUNÇÃO (limitação funcional). Fisiologicamente podemos explicar o processo inflamatório lembrando que quando uma célula …
Mecanismo de Ação Dos Aines
-
Os AINEs – ou drogas antiin?amatórias não-esteroidais – compartilham um modo de ação comum, que envolve a inibição das enzimas ciclooxigenases (enzima COX, daqui em diante). Diferentes AINEs inibem as isoenzimas COX – COX-1 e COX-2 – em diferentes extensões, e esse modo de ação diferencial entre os AINEs explica os diferentes per?s de efeitos adversos (e, de f…
OS 3 principais Efeitos terapêuticos Dos Aines
- Efeito Anti-inflamatório: Diminuição da produção de prostaglandinas derivadas da COX-2, levando a diminuição da vasodilatação, edema e dor;
- Efeito Analgésico: Diminuição da dor (principalmente a inflamatória), diminuição de prostaglandinas que sensibilizam nociceptores da DOR (PGE2 e PGI2);
- Efeito antipirético: reduz a temperatura corporal patologicamente elevada, e tem como meca…
- Efeito Anti-inflamatório: Diminuição da produção de prostaglandinas derivadas da COX-2, levando a diminuição da vasodilatação, edema e dor;
- Efeito Analgésico: Diminuição da dor (principalmente a inflamatória), diminuição de prostaglandinas que sensibilizam nociceptores da DOR (PGE2 e PGI2);
- Efeito antipirético: reduz a temperatura corporal patologicamente elevada, e tem como mecanismo de ação a inibição da produção das prostaglandinas PGE2, produzida a partir de IL-1, no hipotálamo.
Efeitos Adversos Dos Aines
-
A Classe dos AINEs é tão diversificada que leva a uma gama variada de potenciais efeitos adversos. Esses efeitos adversos variam do leve e moderado ao grave e absolutamente perigoso. Os AINEs devem ser usados com cautela, por exemplo, em pacientes com história de problemas gastrointestinais e em pacientes que sofrem de síndrome do intestino irritável. Isso ocorre porq…
Classificação Dos Aines
-
Os AINES, dividem-se em NÃO-SELETIVOS (inibem as 2 isoformas da COX, ou seja, COX-1 e COX2) e SELETIVOS para COX-2. INIBIDORES NÃO SELETIVOS DA COX (AINE- anti-inflamatório não esteroidal): Geralmente bloqueiam as duas isoformas da COX em diferentes graus e reversivelmente. São eles:
Principal Interação Medicamentosa Dos Aines
-
Atenção para interação medicamentosa MUITO cobrada em provas e na VIDA: AINES e Anti-hipertensivos! Os AINES inibem a COX, o que inibe a formação de prostaglandinas, certo? Uma das prostaglandinas inibidas é a PGI2 que atua como vasodilatadora renal. Assim, com a COX inibida pelos AINES, há diminuição da vasodilatação renal, o que diminui a taxa de filtração glo…
Outras Interações Medicamentosas
-
Os AINEs interagem com drogas anticoagulantes – como a varfarina, já que os AINEs têm um efeito de hipocoagulabilidade. Interagem também com os diuréticos, até porque os AINEs reduzem o fluxo sanguíneo renal. Além disso, inibem a eliminação de drogas como o lítio e o metotrexato e reduzem o efeito terapêutico dos antidepressivos, como os ISRSs.
definição Do anti-inflamatórios Não Esteroides
-
Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINEs) são medicamentos analgésicos simples, que, junto com o paracetamol, compõem o 1º degrau da escada de dor da Organização Mundial da Saúde (OMS). A escada de dor da OMS é uma abordagem de analgesia baseada em degraus, começando no 1º degrau, com analgésicos simples, e subindo até opioides fracos no 2º, e opio…
Fisiologia Da Inflamação
-
A inflamação aguda é a resposta inicial a lesão celular e tecidual, predominando fenômenos de aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos, particularmente neutrófilos. As manifestações externas da inflamação, chamadas de sinais cardinais, são: calor (aquecimento), rubor (vermelhidão), tumor (inchaço), dor e perda de função. Se a reação for intensa, pode have…
anti-inflamatórios Não esteroides: Farmacocinética
-
A maioria dos Anti-inflamatórios Não Esteroides são administrados oralmente, com as exceção do cetorolaco e do parecoxibe (administração intravenosa), e do diclofenaco (administração oral, intravenosa e retal). Os Anti-inflamatórios Não Esteroidais compõem um grupo heterogêneo de compostos, que consiste de um ou mais anéis aromáticos ligados a um grupamento ácido func…
Mecanismo de Ação Dos Aines
-
Os efeitos terapêuticos e colaterais dos AINES resultam principalmente da inibição das enzimas COX, prejudicando, assim, a transformação final do ácido araquidônico em prostaglandinas,prostaciclina e tromboxanos. A PGD2 é o principal metabólito da via da cicloxigenase nos mastócitos e, em conjunto com PGE2 e PGF2-alfa (que se distribuem mais a…