Quais os efeitos do xarope de guaraná?
Seu composto chamado guaranine fornece de 4 a 7 vezes mais estimulantes do que a cafeína. Uma das formas de obter suas propriedades é através do xarope de guaraná. Além de ser estimulante o guaraná também fornece vitaminas e minerais importantes ao organismo, e por isso há muitos benefícios em consumi-lo.
Como o xarope de guaraná pode estimular o aumento de peso?
O guaraná é mais do que um refrigerante. Na verdade é uma fruta, da qual a bebida gaseificada ganhou o nome. Essa fruta é nativa do Brasil e muito conhecida por ser energizante. Seu composto chamado guaranine fornece de 4 a 7 vezes mais estimulantes do que a cafeína. Uma das formas de obter suas propriedades é através do xarope de guaraná.
Qual a quantidade de pó de guaraná por dia?
Não há consenso estabelecido em relação à quantidade indicada para o consumo do pó de guaraná por dia. No entanto, como dosagem segura para indivíduos adultos, orienta-se a quantidade diária de 0,5 a 2g, ou seja, o equivalente a 1 a 4 colheres de café distribuídas ao longo do dia.
Quais são as propriedades do guaraná?
Uma das formas de obter suas propriedades é através do xarope de guaraná. Além de ser estimulante o guaraná também fornece vitaminas e minerais importantes ao organismo, e por isso há muitos benefícios em consumi-lo. Veja quais são.
Xarope de guaraná: benefícios e para que serve
O xarope de guaraná é uma bebida natural que oferece todos os benefícios da fruta mas de forma bem concentrada. Além de ser rico em antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células, e vitaminas e sais minerais, o xarope de guaraná ajuda a melhorar o rendimento físico e mental.
Xarope de guaraná faz mal?
Tal como qualquer outra bebida estimulante, o xarope de guaraná pode ser prejudicial se tomado em excesso. Isto porque, devido à elevada quantidade de açúcar e cafeína, ele acelera os batimentos cardíacos originando palpitação. Além disso pode também causar insônia, mudanças de humor, sensação de enjoo e tonturas.
Como tomar xarope de guanará
O xarope de guanará deve ser tomado em temperatura ambiente. Beba uma pequena quantidade dessa bebida ao dia (até 1 copo por dia, ao longo do dia) e apenas quando necessitar de mais energia e concentração. Não exagere na quantidade para não sofrer os efeitos negativos desta bebida (indicados acima, no ponto 2).
Açaí com xarope de guaraná
Fazer açaí com xarope de guaraná é um jeito gostoso de usufruir das propriedades do xarope de guanará ao mesmo tempo que desfruta de um açaí mais cremoso. Confira como preparar açaí com xarope de guaraná de um jeito bem fácil:
Outras receitas de bebidas estimulantes
Se você está procurando receitas de bebidas estimulantes e energéticas e percebeu que o xarope de guanará pode não ser a solução ideal para você, existem outras opções mais seguras para se tornar. Confira estas bebidas estimulantes com menos açúcar e com menos malefícios para o seu bem estar:
Para que serve
O Guaraná é uma planta muito usada para ajudar no tratamento de dores de cabeça, depressão, cansaço físico e mental, diarreia, dor muscular, estresse, impotência sexual, dor de estômago e prisão de ventre devido suas propriedades medicinais como:
Principais efeitos colaterais
O guaraná é um planta medicinal que normalmente não causa efeitos colaterais, no entanto, se consumido em excesso pode causar o aumento dos batimentos cardíacos, levando à sensação de palpitação, agitação e tremores.
Quais são as contraindicações
O uso de guaraná é contraindicado para grávidas, mulheres que estão amamentando, crianças e pessoas com pressão alta, doenças renais, hiperfunção da hipófise, gastrite, distúrbios de coagulação, hipertireoidismo ou com transtornos psicológicos, como ansiedade ou pânico.
Veja quais são as principais propriedades desse composto, quando não deve usar e como fazer em casa
O guaraná é mais do que um refrigerante. Na verdade é uma fruta, da qual a bebida gaseificada ganhou o nome. Essa fruta é nativa do Brasil e muito conhecida por ser energizante. Seu composto chamado guaranine fornece de 4 a 7 vezes mais estimulantes do que a cafeína. Uma das formas de obter suas propriedades é através do xarope de guaraná.
Benefícios e para que serve
O xarope oferece os benefícios das propriedades da fruta, mas de forma bem concentrada. Por isso a dose deve ser bem equilibrada para evitar efeitos colaterais, como palpitação, insônia e mudanças de humor. Tomando da maneira correta, os benefícios são:
Como fazer xarope de guaraná
O xarope de guaraná pode ser comprado pronto, mas existe uma receita para fazer em casa. Para isso você vai precisar comprar um sachê que serve como base para o xarope. Ele vem uma parte em pó e outra em líquido. Você encontra-o em farmácias e lojas de produtos naturais.
Xarope de guaraná faz mal?
Se for tomado em quantidade exagerada, o xarope faz mal. Todo o seu efeito estimulante vai acabar acelerando o coração, alterando a pressão sanguínea, fazendo subir demais o açúcar no sangue e pode prejudicar a saúde seriamente. Além disso, em quantidade superior à recomendada ou se tomar à noite, ele pode provocar insônia.
Xarope de guaraná engorda?
O xarope pode estimular o aumento de peso por causa da grande quantidade de açúcar que contém. Isso vai depender também de como é a dieta de modo geral, se a pessoa pratica atividade física logo depois de tomar o xarope e outros fatores. Mas se não se alimenta bem, nem pratica exercício, é melhor optar pelo guaraná em pó sem açúcar.