Qual a relação do açai e doença de chagas

image

Symptoms

Causes

Prevention

Complications

image


Qual é a doença do açaí?

Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.


Qual a bactéria que tem no açaí?

Trypanosoma cruziA polpa do açaí está sujeita à contaminação durante a coleta devido ao açaizeiro ser fonte de algumas pragas, como fungos e besouros. Há casos de contaminação por barbeiro, o que levou diversas pessoas o contrair a Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.


Qual a relação da doença de Chagas com o açaí?

Embora o tal protozoário seja realmente o causador da enfermidade, hoje ele é passado adiante principalmente através do açaí contaminado – e só em menor proporção pela picada do inseto. Atualmente, cerca de 70% dos casos de Chagas têm como pano de fundo o consumo de açaí contaminado.


Qual o perigo de tomar açaí?

Acontece que essa saborosa fruta pode esconder um perigo: o parasita que transmite a doença de Chagas. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 10% dos alimentos à base de açaí no Pará e Rio de Janeiro apresentaram DNA do parasita, informa o G1 dessa doença.


É seguro comer açaí?

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, seja pasteurizado ou esterilizado acima de no mínimo 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.


Faz mal tomar açaí com infecção intestinal?

Seja para pessoas que possuem prisão de ventre ou diarreia, as fibras ajudam a regular. Segundo pesquisas, o açaí contém arabinogalactana, uma substância que ajuda a melhorar o sistema imunológico do corpo humano.


Como eliminar o barbeiro do açaí?

Entre os procedimentos recomendados está o tratamento por choque térmico dos frutos de açaí, para eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, e que pode ser encontrado no inseto conhecido como barbeiro.


Qual é a causa da doença de Chagas?

É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.


Qual o tipo de barbeiro que transmite a doença de Chagas?

As principais espécies de barbeiro que transmitem a doença de Chagas no Brasil são: T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T. sordida.


Quais são os benefícios e malefícios do açaí?

O açaí, por ser rico em vitaminas, fibras e proteínas, oferece uma série de benefícios, como melhora do humor, aumento na libido e fertilidade, além de hidratar pele e cabelos. No entanto, o que pouca gente fala é que mesmo os alimentos saudáveis podem gerar problemas de saúde, caso sejam consumidos de forma errada.


Faz mal comer açaí todos os dias?

O açaí é rico em carboidratos e isso pode ser negativo, quando o consumo é excessivo, pois favorece o acúmulo de gordura e pode estimular o desenvolvimento da diabetes. A fruta também não é recomendada para alguns casos de pacientes com câncer.


É verdade que açaí engorda?

Pode inclusive ser misturado a frutas e outros acompanhamentos saudáveis. Dessa forma, é um belo alimento para o pré-treino e pode ser incluído em dietas saudáveis, inclusive as que buscam o emagrecimento. Nesse formato, o açaí não engorda.


O que é Doença de Chagas?

Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também.


Transmissão

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.


Sintomas de Doença de Chagas

A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:


Doença de Chagas tem cura?

Cerca de 30% das pessoas infectadas que não se tratarem desenvolverão a fase crônica da Doença de Chagas. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença.


Buscando ajuda médica

Procure um especialista se você mora ou viajou para algum local considerado de risco para a Doença de Chagas e apresentou sintomas suspeitos. A recomendação é que você procure um infectologista.


Diagnóstico de Doença de Chagas

O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas.


Prevenção

Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.


A sociedade civil

Os principais historiadores que estudam o assunto dizem que a ideia de que o AI-5 foi uma resposta à esquerda é um mito, e que outros motivos estavam por trás da decisão.


Insatisfação crescente

Historiadores chamam o golpe de 1964 de “civil-militar” porque ele aconteceu com apoio justamente desses setores. Mas, em 1967, as coisas começaram a mudar.


Mas e os grupos armados de esquerda?

O crescimento do autoritarismo levou também a uma radicalização de setores da esquerda, e grupos de luta armada intensificaram sua atuação entre 1967 e 1968.


O caso Moreira Alves e a reunião sobre o AI-5

Alguns momentos marcaram o incômodo dos militares com a postura desses setores e, segundo os historiadores, mostram que o desejo de controlar essa elite insubordinada foi um dos motivos centrais para o AI-5.


O apoio dos empresários

O AI-5 não teve a mesma simpatia de setores de elite da sociedade que o golpe de 1964, e os militares podiam estar ficando mais isolados, mas não estavam sozinhos.


Autenticação

A autenticação é uma referência ao procedimento que confirma a validade do usuário que realiza a requisição de um serviço. Este procedimento é baseado na apresentação de uma identidade junto com uma ou mais credenciais. As senhas e os certificados digitais são exemplos de credenciais.


Autorização

A autorização é a concessão de uso para determinados tipos de serviço, dada a um usuário previamente autenticado, com base na sua identidade, nos serviços que requisita e no estado atual do sistema. A autorização pode ser baseada em restrições, que são definidas por um horário de permissão de acesso ou localização física do usuário, por exemplo.


Auditoria

O procedimento de auditoria é uma referência à coleta da informação relacionada à utilização de recursos de rede pelos usuários. Esta informação pode ser utilizada para gerenciamento, planejamento, cobrança e etc. A auditoria em tempo real ocorre quando as informações relativas aos usuários são trafegadas no momento do consumo dos recursos.

image


O Que É Doença de Chagas?


Transmissão

Medically reviewed by
Dr. Karthikeya T M

Symptoms

If you or someone you know is exhibiting symptoms of Chagas disease, seek medical attention immediately.

The symptoms at initial stage of infection include:

  • Fever
  • Swelling at site of infection
  • Rash
  • Eyelid Swelling
  • Splenomegaly – enlargement of spleen or hepatomegaly, the enlargement of liver

At a later stage, it may lead to complications such as:

  • Irregular heart beat
  • Heart failure
  • Esophagus enlargement
  • Megacolon-widening of the large intestine
  • Neurologic- meningoencephalitis
Causes

The parasite Trypanosoma cruzi is responsible for causing Chagas disease. They invade the lymphatic system and the blood stream.

Chagas disease is spread through:

  • Bites by triatomine bugs infected with T. cruzi
  • Transmission from mother to child

The triatomine bug is more common in South America, Central America and Mexico and risk factors include:

  • Living in rural areas of these countries
  • Home or work place with triatomine bug
  • Blood transfusion with infected blood
  • Organ transplant containing T.cruzi
Prevention

  • Use insecticide soaked netting while sleeping in a mud or thatch house
  • Screen the blood to be transfused
  • Home improvement to prevent bug infestation
  • Wash fruits and eat well cooked meat as fruits may contain feces of the triatomine bug.
Complications

If untreated, it may lead to complications such as:

  • Heart failure
  • Enlargement of esophagus that can lead to difficulty in swallowing
  • Enlargement of colon causing distention and constipation


Sintomas


Diagnóstico


Fatores de Risco

Image
Doença de Chagasé uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também. A Doença de Chagas também é conhecida como tripanossomíase amer…

See more on minhavida.com.br


Na Consulta Médica

  • A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono. O parasita pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos que são vetores do parasita, principalmente um conhecido como barbeiro, e é um dos maiores problemas de saúde na América do Sul, América Central e també…

See more on minhavida.com.br


Buscando Ajuda Médica

  • A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão: 1. Febre 2. Mal-estar 3. Inchaço de um olho 4. Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto 5. Fadiga 6. Irritação sobre a pele 7. Dores no corpo 8. Dor de cabeça 9. Náusea, diarreiaou v…

See more on minhavida.com.br


Tratamento

  • O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas. Um exame de físico pode confirmar o diagnóstico. Mas para saber em que fase a doença está exatamente, outros exames deverão ser solicitados. Entre eles estão: 1. Eletrocardiograma (ECG) 2. Raio-X d…

See more on minhavida.com.br


Medicamentos

  • Os principais fatores de risco para a doença de Chagas são: 1. Habitar em uma cabana onde insetos transmissores vivam nas paredes 2. Morar na América do Sul, América Central ou no México 3. Viver sob condições extremas de pobreza 4. Receber transfusão de sangue ou um transplante de órgão de uma pessoa portadora do parasita, mas que não tenha manifestado a D…

See more on minhavida.com.br


Tem Cura?

  • Entre as especialidades que podem diagnosticar a doença de Chagas estão: 1. Clínica médica 2. Infectologista

See more on minhavida.com.br


Transmissão

  • Procure um especialista se você mora ou viajou para algum local considerado de risco para a Doença de Chagas e apresentou sintomas suspeitos. A recomendação é que você procure um infectologista.

See more on minhavida.com.br


Sintomas

  • O principal objetivo do tratamento da Doença de Chagas é matar o parasita causador, reduzir e aliviar os sintomas. Se aparecerem os sintomas característicos da doença, tanto a fase aguda quanto a crônica necessitarão de tratamento. Para a fase aguda, alguns medicamentos devidamente prescritos pelo médico podem ajudar. O mesmo não ocorre quando a doença já ev…

See more on minhavida.com.br


Evolução Da Doença de Chagas

  • Os medicamentos mais usados para o tratamento de doença de Chagas são: 1. Amiodarona Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico ant…

See more on minhavida.com.br


Diagnóstico E período de Incubação

  • Cerca de 30% das pessoas infectadas que não se tratarem desenvolverão a fase crônica da Doença de Chagas. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença. Alterações no batimento cardíaco (arritmia e taquicardia ventricular, por exemplo) pode…

See more on minhavida.com.br


Tratamento

Image
A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambás ou pequenos roedores). A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pel…

See more on drauziovarella.uol.com.br


Recomendações

  • Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos (sinal de Romanã), aumento do fígado e do baçosão os principais sintomas. Com frequência, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa não se dá conta do que lhe aconteceu, embora o parasita já esteja alojado em alguns órgãos. Como nem sempre os sintomas são perceptíveis, …

See more on drauziovarella.uol.com.br

Leave a Comment