Como vimos anteriormente, os embargos como recursos possuem o objetivo de tornar uma decisão, de um juiz ou órgão colegiado, mais clara, não omissa e unânime, garantindo que todos os pontos descritos em uma ação tenham sido ponderados e avaliados antes de uma decisão ser formada.
Quais são os embargos?
Os embargos de declaração, também chamados de embargos declaratórios, são um tipo de recurso tipificado pelo artigo 1.022 do Novo Código de Processo Civil (Novo CPC). O objetivo dos embargos de declaração é tornar clara a decisão de um juiz ou órgão colegiado.
Qual o prazo para embargo de declaração do Processo Penal?
Os embargos de declaração do processo penal estão previstos nos artigos 382, 619 e 620 do Código de Processo Penal. Diferente do Novo CPC, o prazo para os embargos declaratórios no CPP é de dois dias, suspendendo os prazos de outros recursos interpostos.
Qual o prazo para oposição dos embargos à execução?
7. Prazo para oposição dos embargos à execução: terá os devedores 15 dias úteis para oposição dos embargos à execução. Não se pode olvidar quanto ao prazo dos embargos à execução que: a) Não poderá ser computado o prazo em dobro, uma vez que a natureza dos embargos à execução é de ação autônoma e não de defesa.
Qual a diferença entre embargos e efetivo recurso?
Só recentemente é que foi admitida pacificamente a natureza de efetivo recurso. Diz-se, normalmente, que a ação será proposta (salvo a mandamental que será impetrada [01] ), o recurso será interposto e as exceções serão opostas. Sobre os embargos ainda se diz que serão opostos.
Para que servem os embargos infringentes?
Os embargos infringentes são uma espécie de recurso utilizada para estimular o Órgão Colegiado a formar consenso sobre determinada questão jurídica.
São oponíveis embargos infringentes contra decisão que julgar improcedente a revisão criminal?
Os embargos infringentes são oponíveis contra a decisão não unânime de segunda instância e desfavorável ao réu. Não basta, pois, a falta de unanimidade. É preciso, também, que a divergência do voto vencido seja favorável ao réu.
Não são cabíveis embargos infringentes no STF?
Existe algum texto normativo que preveja embargos infringentes no STF? SIM. O Regimento Interno do STF afirma que são cabíveis embargos infringentes contra decisão do Plenário do STF que tiver julgado procedente a ação penal se houve, no mínimo, 4 votos divergentes (art.
Quem julga os embargos infringentes?
Competência O processamento dos embargos infringentes e de nulidade atende, na maior parte dos casos, ao regimento interno dos diversos tribunais estaduais e federais.
O que é embargos de declaração com efeitos infringentes?
A atribuição de efeitos infringentes aos embargos de declaração é possível, em hipóteses excepcionais, para corrigir premissa equivocada no julgamento, bem como nos casos em que, sanada a omissão, a contradição ou a obscuridade, a alteração da decisão surja como consequência necessária.
Qual a finalidade do recurso denominado embargos infringentes no CPP?
Os embargos infringentes constituem o recurso exclusivo da defesa, cabível contra acórdão não unânime de 2ª instância, visando a dar maior segurança jurídica às decisões colegiadas. Tal recurso foi introduzido no CPP por meio da Lei n. 1.720-B, de 3.11.1952 (art. 609, parágrafo único).
São cabíveis embargos infringentes para o Tribunal Pleno ou Órgão Especial quando o acórdão não unânime houver julgado improcedente pedido de revisão criminal?
Cabem embargos infringentes à decisão não unânime do Plenário ou da Turma: I – que julgar procedente a ação penal; II – que julgar improcedente a revisão criminal; III – que julgar a ação rescisória; IV – que julgar a representação de inconstitucionalidade; V – que, em recurso criminal ordinário, for desfavorável ao …
Quem julga o recurso extraordinário?
Já o extraordinário, julgado exclusivamente pelo STF, julga se decisões de tribunais estaduais ou federais que contrariam a CRFB e pode declarar a inconstitucionalidade de norma estadual ou federal.
Quando é cabível a carta testemunhável?
Basicamente a carta testemunhável será utilizada quando da denegação de um recurso em sentido estrito ou de um agravo em execução penal interposto pela defesa (ou pelo Ministério Público).
Quando ocorre a denominada técnica infringente de julgamento?
Em outras palavras, quando o acórdão proferido pelo tribunal reformar a sentença de mérito[2] proveniente do julgador de primeiro grau e, tal acórdão não for unânime, caberá interpor embargos infringentes.
Quando os embargos de declaração podem ser usados?
Os embargos de declaração cabem quando uma decisão em um processo não é clara ou deixa dúvidas quanto a algo que foi decidido. Podem ser usados pelas partes para pedir um esclarecimento sobre algum aspecto da decisão.
Prazo dos embargos de declaração
Conforme o novo CPC, o prazo para os embargos de declaração é de 5 dias a partir da data da publicação da decisão e os embargos devem ser encaminhados ao mesmo órgão de onde se originou a decisão.
Qual o recurso cabível se os embargos de declaração forem rejeitados?
Caso os embargos de declaração sejam rejeitados o recurso cabível é a apelação. De acordo com a jurisprudência é possível interpor um recurso de apelação para o Tribunal.
O Que São OS embargos?
Tipos de Embargos No Processo Civil
-
Como vimos anteriormente, os embargos como recursos possuem o objetivo de tornar uma decisão, de um juiz ou órgão colegiado, mais clara, não omissa e unânime, garantindo que todos os pontos descritos em uma ação tenham sido ponderados e avaliados antes de uma decisão ser formada. Os embargos existem como recurso baseados nos princípios constitucion…
Embargos No Novo CPC
-
Muitas mudanças foram realizadas no Novo CPC. Para recursos como os embargos de declaração e de divergência, presentes no Código, não foi diferente. Veremos abaixo quais são as principais mudanças que o Novo CPC trouxe para os embargos de declaração e de divergência, os dois recursos que estão presentes no Código.
Conclusão
-
Este artigo teve como objetivo explicar como funcionam os embargos em diferentes ramos do direito, embora o foco tenha sido nos embargos de declaração e de divergência, presentes no Novo Código de Processo Civil. Além de explicar como funcionam esses recursos importantes, levamos em consideração como o Novo CPC alterou a forma com que prazos processuais são …