Qual açao de maomé em meca

image

Como era a vida de Maomé?

Apesar de a cidade não possuir recursos naturais, ela funcionava como um centro comercial e religioso, visitado por muitos comerciantes e peregrinos. Durante a adolescência Maomé foi pastor e teria também acompanhado o seu tio em expedições comerciais à Síria.

Quais eram os deuses de Maomé?

Além de vociferar que os deuses deles não existiam, deixava claro que ele próprio era uma parte da história entre Deus e os homens. Allah, ele dizia, contou com vários profetas: Adão, Noé, Abraão, Moisés, Davi, Jesus. E agora tinha mais um, ali, diante deles: Maomé.

Quem é o autor da biografia de Maomé?

Armstrong, Karen – Maomé: uma biografia do profeta. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. ISBN 85-359-0236-8 Azevedo, Mateus Soares de – Iniciação ao Islã e Sufismo. Rio de Janeiro: Record, 2001. ISBN 85-01-04181-5

Quem eram os escravos de Maomé?

No começo, eram só Abu Bakr, Zayd, seu escravo alforriado, Khadija, claro, e o menino Ali, de 13 anos – um primo de Maomé. Mas agora era diferente. Ele somava centenas de fiés.

image


O que acontece com Maomé em Meca?

Maomé começou a ser perseguido e decidiram matá-lo. Mas ele não desanimou e fugiu para Medina deixando sua terra natal: Meca em 622 d.C. Mesmo assim, as perseguições continuaram e muitos de seus discípulos morreram.


Qual a importância de Meca para Maomé?

É célebre por ter sido o local onde os muçulmanos acreditam que Maomé teria recebido suas primeiras revelações de Deus, por intermédio do anjo Jibrīl, também conhecido como Gabriel para os cristãos. A peregrinação a Meca atrai milhões de muçulmanos de todos os lugares do mundo.


Por que Maomé teve que fugir de Meca para Medina?

Como mensageiro de Alá, ele pregava reformas tanto na religião judaica quanto no cristianismo, além de atacar o paganismo de seu país. Os cidadãos de Meca tornaram-se tão hostis que, em 622, Maomé foi obrigado a se refugiar em Medina.


O que o anjo disse a Maomé?

Aos 40 anos, recebeu uma revelação do anjo Gabriel em pessoa: “Há um só Deus, Alá, e um só profeta, Maomé”. Captou a mensagem, montou em seu camelo e foi pregar aos povos do deserto.


Por que a cidade de Meca é importante para os muçulmanos?

A palavra em árabe significa peregrinação, e representa um dos cinco pilares da fé islâmica. Todo muçulmano deve ir à cidade na Arábia Saudita pelo menos uma vez na vida, se tiver as condições financeiras e de saúde para tanto.


Qual é a importância de Meca e de Medina para a religião islâmica?

Medina é uma das mais importantes cidades no Islamismo, e seus arredores são proibidos para visitações de não muçulmanos. Meca, a cidade mais sagrada do Islã e local da peregrinação anual conhecida como Hajj, também não permite a presença de pessoas que não sejam seguidores da fé islâmica.


Qual o motivo da guerra santa?

Com a conquista da cidade Jerusalém pelos turcos do Império Otomano no século XI, os peregrinos cristãos foram impedidos de visitar o túmulo de Jesus Cristo. A Igreja Católica então conclamou os fiéis europeus a retomar a cidade. Começava assim a Primeira Cruzada.


Quais são as principais diferenças entre os sunitas e os xiitas?

Diferenças entre Sunitas e Xiitas Os sunitas (cerca de 90% dos muçulmanos) acreditam que o califa (chefe de Estado e sucessor de Maomé) deveria ser eleito pelos próprios muçulmanos. Já para os xiitas, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado.


O que foi Maomé é o que ele pregava?

25 de Abril de 571 — Medina, 8 de Junho de 632) foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Moisés, Davi, Jacó, Isaac, Ismael e Abraão.


Qual é o nome do fundador do islamismo?

O profeta Maomé, fundador do Islamismo, destrói os ídolos do Santuário de Caaba em Meca em 11 de janeiro de 630. Caaba é uma construção reverenciada pelos muçulmanos e considerada pelos devotos do Islã um lugar mais sagrado do mundo.


Qual é a história de sucesso do profeta Maomé?

Nascido em Meca, Maomé foi um mercador que realizava longas viagens a trabalho. Ele tinha o hábito de se retirar para meditar nos montes perto de Meca. Conta a história, que em 610, quando estava com 40 anos, Maomé recebeu a visita do anjo Gabriel durante um retiro espiritual.


Allah e os hanifs

O fato é que, ao mesmo tempo em que começava a nova vida com Khadijha, Maomé também passou a viver as primeiras manifestações religiosas que definiriam a religião muçulmana.


Fuga para Yatreb e confrontos militares com Meca

Maomé começou por converter aqueles que lhe eram mais próximos, como sua esposa, sogro, primos etc. Entretanto, sua radicalização monoteísta começou a ter efeitos sobre a dinâmica social e econômica da tribo coraixita. Outros clãs de Meca passaram a confrontar e perseguir Maomé e seu grupo de convertidos.


O embrião

Meca já era sagrada quando o bebê Maomé nasceu ali, no ano de 570. Bem sagrada: recebia peregrinos de todos os cantos da Península Arábica. Tudo por causa de um meteorito: a Pedra Negra, que caiu nas redondezas da cidade sabe-se lá quando e acabou virando um objeto de culto.


O menino

Abdallah, rapaz boa pinta, estava indo para a casa da noiva. Não era um dia qualquer: logo mais, aconteceria a noite de núpcias dele com a jovem Amina. Mas no meio do caminho apareceu uma mulher. Uma estranha interceptou o futuro pai de Maomé na rua e o convidou para conhecer sua cama. Uau.


O homem

Maomé estava com 25 anos e sem grandes expectativas. Ainda não tinha um negócio próprio. Dependia da boa vontade do tio para ter casa e emprego. Pelo menos ele já tinha feito uma bela reputação na arte que Henry Ford um dia chamaria de “comprar como se fosse lixo, vender como se fosse ouro”. Era um baita negociante.


O profeta

O Maomé resignado, que tentava aplacar a consciência fazendo caridade e isolando-se nas montanhas, estava morto. Agora nascia outro homem: o Profeta vivo, que peitava os Quraysh sem medo, descendo a lenha na cobrança de juros e, heresia máxima, pedindo a libertação dos escravos. Começou libertando o seu, diga-se.


Epílogo

Abu Bakr assumiu a liderança do Islã aos 58 anos, tornando-se o primeiro Califa (“sucessor”, em árabe). O jovem Ali, que ainda tinha 30, era o favorito de uma parte dos seguidores. E ainda é. A sucessão criou uma dissidência pró-Ali hoje conhecida como “xiita”, que forma uma minoria de 10% dentro do Islã.


História

Meca era um importante ponto de confluência das rotas comerciais. Era também um centro religioso de primeira ordem em torno da Kaaba, um santuário de forma cúbica em que se guardavam as estátuas de culto de mais de trezentos deuses de diferentes grupos e tribos árabes.


A peregrinação a Meca

O quarto pilar do islã é precisamente a peregrinação maior a Meca. Todo muçulmano adulto que tenha condições físicas e e econômicas deve realizá-la pelo menos uma vez na vida.


Passos da peregrinação

A peregrinação a Meca começa na Grande Mesquita. O muçulmano deve dar sete voltas ao redor da Kaaba, em sentido anti-horário.


A Kaaba

A Grande Mesquita, chamada Beit Alá, que significa em árabe “a casa de Alá”, contém a Kaaba, um santuário cúbico e sem janelas que, segundo a tradição, foi construído pelo patriarca Ibrahim, Abraão para judeus e cristãos, e seu filho Ismael.


Caaba e a Grande Mesquita de Meca

Como lido acima, a Kaaba ou Caaba é uma grande estrutura de pedra que fica no centro da Masjid Al-Haram. Ela tem cerca de 18 metros de altura e cada lado tem aproximadamente 18 metros de comprimento.


Poço Zamzam

Em Meca, também está localizada a Fonte ou Poço Zamzam que possui um significado religioso por causa de sua origem. Em outras palavras, é o local de uma nascente que, milagrosamente, brotou no deserto. Segundo a crença islâmica a fonte foi aberta pelo Anjo Gabriel, para salvar o Profeta Abraão e seu filho Ismael de morrer de sede no deserto.


Hajj ou Grande Peregrinação à Meca

Durante o último mês do calendário lunar islâmico, milhões de muçulmanos visitam a Arábia Saudita anualmente para realizar a peregrinação Haj ou Hajj. O Hajj é um dos cinco pilares do Islã, e todos os muçulmanos adultos devem realizar esta peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida.


Dúvidas frequentes

No Brasil, a direção de Meca está a leste ou nordeste, próximo do local onde o sol nasce. Em Moçambique, está a norte ou nordeste. Em Portugal está a sudeste.


Meca para o Islam

A cidade de Meca é conhecida por ser um local sagrado para o Islam, o que se deve a uma série de fatores. Lá está erguida a Caaba, o templo sagrado construído pelos profetas Abraão e Ismael, e também é a terra de origem do Profeta Muhammad .


A fundação de Meca

Meca não possui muitos registros históricos anteriores ao nascimento do Profeta Muhammad, mas, para a tradição islâmica, a origem de seu povo remonta à linhagem que o liga ao Profeta Ismael, filho do Profeta Abraão.


A Conquista de Meca: Muçulmanos voltam à cidade original

Quando Allah começou a revelar o Alcorão ao Profeta Muhammad através do Anjo Gabriel, Ele ordenou a seu Mensageiro que divulgasse a crença monoteísta do Islam. Nos primeiros anos, a pregação do Livro Sagrado foi feita de forma discreta.


O período dos califas

Meca nunca foi a capital política de nenhum califado islâmico. Ao longo dos séculos, sua importância se manteve apenas como local sagrado. Durante o período do califa Abu Bakr, Umar e Uthman, a capital do estado islâmico ficou localizada em Medina.


O Xarifado de Meca

A partir de 920, um grupo sincrético religioso chamado de Carmatas começou a impedir a passagem dos peregrinos vindos do Iraque, da Síria e de outros cantos da arábia. Somente aqueles que vinham da direção do Egito podiam ir até a cidade sagrada.


Meca sob controle dos wahabitas

Em 1916, o agente britânico T.E. Lawrence (conhecido pelo filme Lawrence da Arábia) iniciou uma conspiração contra o governo otomano ao lado do xarife de Meca Houssein bin Ali, e o conflito resultou na Batalha de Meca. O califado saiu derrotado e, em 1924, as forças sauditas tomaram o controle da região do Hejaz.

image


Origens

  • Maomé nasceu na cidade de Meca, localizada na Arábia Saudita, no mês de Rabi al-Awwal, o terceiro mês do calendário islâmico. No calendário gregoriano, seriaabril de 570. O profeta do islamismo pertencia ao clã Hashim e à tribo dos coraixitas. Os muçulmanos chamam seu profeta de Muhammad. A tribo de Muhammad era uma das mais importantes de Meca, sendo a respon…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Casamento

  • Depois Muhammad foi morar na casa de seu tio, Abu Talib, um comerciante que trabalhava com caravanas e que transmitiu esse ofício ao seu sobrinho. Assim, o profeta tornou-se condutor de caravanas, realizando viagens para a Síria e Mesopotâmia. Sua reputação era tão boa que ele ficou conhecido como “al-Amin”, que significa “confiável”. Em 595, Muhammad foi contratado p…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Revelação

  • Na tradição muçulmana, Muhammad é conhecido como o profeta do islamismo, aquele a quem Alá revelou a sua palavra. Essa parte da vida de Muhammad se iniciou em 610, quando ele tinha 40 anos. Isso aconteceu quando Muhammad estava em um retiro espiritual em que ele ia para o deserto nos arredores de Meca para meditar. No dia 17 do mês de Ramadã, o nono e mais impo…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Hégira

  • A partir de 513, Muhammad iniciou as suas pregações. As visões e os eventos sobrenaturais tinham reaparecido, mas agora ele havia entendido do que se tratava e passou a pregar a mensagem de Alá em Meca. Muhammad passou a pregar contra a fé pagã e os falsos deusesque eram adorados naquela cidade. As pregações de Muhammad incomodaram os grandes comer…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Expansão Do Islamismo

  • Em Medina, Muhammad atraiu seus fiéis e conseguiu crescer em poder, tornando-se o homem mais poderoso da cidade. Ele usou dessa força para adequar a cidade àquilo em que ele acreditava e lançou guerra contra seu maior adversário: Meca. A guerra contra a cidade de Meca estendeu-se por oito anos. Nesse período, Muhammad e Medina promoveram ataques contra c…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Morte

  • Quando Muhammad morreu, ele estava no auge do seu poder, pois, depois de Meca, conquistou outras cidades árabes, levando a fé islâmica para toda a Península Arábica.Faleceu em 8 de junho de 632, em consequência de uma doença. Foi sucedido por Abu Bakr no comando dos árabes, sendo esse o primeiro califa. A fé islâmica espalhou-se pelos continentes asiático, afric…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Descrição geral

Abul Alcacim Maomé ibne Abedalá ibne Abedal Motalibe ibne Haxime (Abū al-Qāsim Muḥammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-Muṭṭalib ibn Hāshim), mais conhecido somente como Maomé (em árabe: مُحَمَّد; romaniz.: Muḥammad, Mohammad ou Moḥammed; Meca, ca. 25 de Abril de 571 — Medina, 8 de Junho de 632) foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, …


Os anos em Medina

A deslocação para Medina colocou grandes dificuldades financeiras para o grupo de seguidores de Maomé. Os vindos de Meca (muhajirun) tiveram de ser apoiados pelos muçulmanos de Medina (ansari, ou seja, ajudantes ou auxiliadores).
Entre as primeiras coisas que o profeta Maomé fez com a preocupação de encerrar as disputas de longa data entre as tribos de Medina foi elaborar um documento conhecido como a Constitui…


Nome

O nome completo de Maomé em árabe pode ser transliterado como abū al-qāsim muḥammad ibn ʿabd allāh ibn ʿabd al-muṭṭalib ibn hāshim (Abu Alcácime Maomé ibne Abedalá ibne Abedal Motalibe ibne Haxime), sendo que Muhammad significa “louvável” e seu nome completo inclui o nome Abedalá (Abd Allah), que significa “servo de Deus”. Este nome já era comum na Arábia …


Fontes

As principais fontes para o estudo da vida de Maomé são o Alcorão, as biografias surgidas nos primeiros séculos do islão (nos séculos VIII e IX, conhecidas como Siras) e os hádices (ahadith). Embora o Alcorão não seja uma biografia de Maomé, ele proporciona algumas informações sobre a sua vida, apesar de habitualmente não fornecer um contexto histórico. Entre as siras, destaca-se a sira de ibne Ixaque, Vida do Mensageiro de Deus (Sirat Rasul Allah) escrita em 767 . O origin…


A Arábia pré-islâmica

A Península Arábica era em grande parte árida e vulcânica, tornando a agricultura difícil, exceto perto dos oásis ou nascentes. A paisagem era pontilhada de povoações, sendo 2 das mais proeminentes Meca e Iatrebe (Medina). Medina era um florescente assentamento agrícola, e Meca era um centro financeiro importante para muitas tribos circunvizinhas. A vida comuna…


Vida

Maomé nasceu em Meca no dia 12 do mês de Rabi al-Awwal (terceiro mês do calendário árabe) no “ano do Elefante”. Esse ano recebeu esta denominação porque nele se verificou o ataque pelas tropas de Abraha (governador do sul da Arábia ao serviço do imperador da Etiópia) que estavam equipadas com elefantes. A empreitada não obteve sucesso. Seu exército foi derrotado e dizimado pel…


Revelação

Maomé tinha por hábito passar noites nas cavernas das montanhas próximas de Meca, praticando o jejum e a meditação. Sentia-se desiludido com a atmosfera materialista que dominava a sua cidade e insatisfeito com a forma como órfãos, pobres e viúvas eram excluídos da sociedade. A tradição muçulmana informa que no ano de 610, enquanto meditava numa caverna do …


Rejeição

Apesar da mensagem monoteísta de Maomé ter sido aceita por alguns habitantes de Meca, muitos rejeitaram-na. Os conceitos religiosos por ele apresentados, e em particular a ideia de um Julgamento Final, geravam incredulidade e zombaria junto dos mequenses. Pediam-lhe que fizesse um milagre capaz de comprovar as suas alegações ou então acusavam-no de esta…

Leave a Comment