Torsilax ® apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica (ação contra a dor), indicada no tratamento do reumatismo, o qual, em geral, está associado a queixas como dor e sinais inflamatórios, como inchaço, calor local e eventual limitação de mobilidade.
Qual é a função do Torsilax?
TORSILAX® apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica (ação contra a dor), indicada no tratamento do reumatismo, o qual em geral, está associado a queixas como a dor e sinais inflamatórios como inchaço, calor local e eventual limitação de mobilidade.
Como age o Torsilax?
O Torsilax é um medicamento que contém carisoprodol, diclofenaco de sódio e cafeína na sua composição que agem causando relaxamento muscular e diminuição da inflamação de ossos, músculos e articulações.
Quanto tempo leva o Torsilax para fazer efeito?
O início de sua ação analgésica ocorre em 30 minutos, durando, em geral, 4 horas. Após a administração oral, é rapidamente absorvido pelo trato gastrintestinal, atingindo concentrações séricas máximas entre 30 e 60 minutos, meia-vida plasmática de cerca de 2 a 4 horas e meia-vida de eliminação de 4 a 5 horas.
Porque o Torsilax faz mal?
Torsilax é um remédio que mistura vários princípios ativos, entre eles o diclofenaco sódico, que é um antiinflamatório não esteroidal (AINE). Todo AINE deve ser consumido com parcimônia porque pode afetar o funcionamento dos rins.
Quantos dias eu posso tomar Torsilax?
Deverão ser administradas as mais baixas doses eficazes e, sempre que possível, a duração do tratamento não deverá ultrapassar 10 dias. Tratamentos mais prolongados requerem observações especiais. O comprimido do Torsilax® deve ser ingerido inteiro (sem mastigar), junto a refeições, com auxílio de líquido.
Quantos comprimidos de Torsilax pode matar?
A superdosagem de 2 gramas a 3 gramas da substância, o equivalente ao consumo de mais de 50 comprimidos de uma vez, pode levar ao delírio, coma e até ao óbito.
Qual é o melhor relaxante muscular?
Relaxantes musculares mais comunsCarisoprodol (Mioflex)Ciclobenzaprina (Miosan)Orfenadrina (Dorflex, Ana-Flex)Tizanidina (Sirdalud)
Qual a diferença do Dorflex para o Torsilax?
“Todos os três são considerados compostos múltiplos. Isso significa, por exemplo, que o Dorflex é um anti-inflamatório com analgesia e relaxante muscular, o Torsilax também, e a Neosaldina ainda tem cafeína. Todos eles têm efeitos colaterais severos”, diz Souza.
Qual o relaxante muscular que dá sono?
Existem alguns relaxantes musculares que podem causar sonolência diurna. Dentre eles, podemos citar: Ciclobenzaprina (Miosan®, Musculare®, etc.); Carisoprodol (Mionevrix®, Mioflex®);
É verdade que Torsilax causa infarto?
Na composição do Torsilax está presente o Diclofenaco sódico, uma medicação da classe dos anti-inflamatórios não estereoidais. Tais medicações estão associadas a um pequeno aumento de risco de complicações cardiovasculares, particularmente o infarto agudo do miocárdio.
¿Quando é contraindicado Torsilax?
TORSILAX® está contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula; nos casos de insuficiência cardíaca (função prejudicada do coração), hepática (do fígado) ou renal grave (dos rins) e hipertensão arterial grave (pressão alta). É contraindicado também, em pacientes que apresentem hipersensibilidade aos anti-inflamatórios (ex: acidoacetilsalicilico) com desencadeamento de quadros reativos s como os asmáticos nos quais pode ocasionar acessos de asma, urticária (coceira) ou rinite aguda (inflamação da mucosa do nariz).
¿Quais os riesgos da dosis de metotrexato?
Pode ocorrer aumento da toxicidade de algumas medicações como metotrexato, pemetrexede este com risco de mielossupressão, toxicidade renal e gastrintestinal.
¿ Como o paracetamol puede alterar el acido urico?
O uso de paracetamol pode levar a alterações de exames como falso aumento dos níveis séricos de ácido úrico e resultado falso positivos do teste do ácido 5-hidroxindolacético.
O que devo fazer quando me esquecer de usar o Torsilax?
Se uma dose for esquecida, você deve tomar o comprimido logo que possível. Se estiver perto da próxima dose, pule a dose perdida e espere até o horário do medicamento ser tomado habitualmente. Você não deve tomar duas doses ao mesmo tempo.
Como usar o Torsilax?
Como regra geral, a dose mínima diária recomendada é de um comprimido a cada 12 horas respeitando-se o máximo de um comprimido tomado a cada 8 horas, portanto, três doses diárias. No entanto, cabe ressaltar que cabe ao médico analisar individualmente cada caso clínico adaptando a melhor dosagem de medicação e a duração de tempo de tratamento, de acordo com a idade do paciente e às suas condições gerais. Deverão ser administradas as mais baixas doses eficazes e, sempre que possível, a duração do tratamento não deverá ultrapassar 10 dias.
Como o Torsilax funciona?
Torsilax ® apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica (ação contra a dor), indicada no tratamento do reumatismo, o qual, em geral, está associado a queixas como dor e sinais inflamatórios, como inchaço, calor local e eventual limitação de mobilidade. Torsilax ®, por ter em sua composição uma associação de medicamentos, irá agir da seguinte forma: o carisoprodol é um relaxante muscular, que reduz indiretamente a tensão da musculatura esquelética em seres humanos. A cafeína é um estimulante do Sistema Nervoso Central, que produz estado de alerta mental, e tende a corrigir a sonolência que o carisoprodol provoca. A cafeína também tem ação contra a dor, atuando sobre a musculatura e tornando-a menos susceptível à fadiga ( cansaço) e melhorando seu desempenho. O diclofenaco sódico é um importante anti-inflamatório que atuará também no combate a dor e na diminuição de sintomas, como a febre e inchaços localizados, assim como o paracetamol também possui ação anti-inflamatória, e atua sinergicamente no controle da dor e temperatura.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Torsilax maior do que a recomendada?
Os sinais de uma provável superdosagem são: confusão, sonolência, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, falta de apetite, náuseas, vômitos, dor de estômago, pressão baixa, tremores. Muitos desses efeitos podem ocorrer normalmente e podem não necessitar de atenção médica, porém, em caso de dúvida, consulte seu médico. Esses efeitos indesejáveis podem desaparecer durante o tratamento assim que seu organismo se adequar à medicação. Seu médico pode orientá-lo sobre a natureza dos sintomas. O profissional de saúde também será capaz de dizer quais as maneiras de se prevenir ou reduzir muitos desses efeitos. Converse com seu médico se alguns desses efeitos persistirem.
Como devo armazenar o Torsilax?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.
¿Quando é contraindicado Torsilax ®?
Torsilax ® está contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula; nos casos de insuficiência cardíaca (função prejudicada do coração), hepática (do fígado) ou renal grave (dos rins) e hipertensão arterial grave ( pressão alta ). É contraindicado também em pacientes que apresentem hipersensibilidade aos anti-inflamatórios (ex.: ácido acetilsalicílico) com desencadeamento de quadros reativos, como os asmáticos nos quais pode ocasionar acessos de asma, urticária (coceira) ou rinite aguda (inflamação da mucosa do nariz).
¿ Porque o Torsilax é peligroso?
Torsilax ® deve ser usado com cautela em pacientes com doença cardiovascular, pelo risco de eventos trombóticos cardiovasculares (formação de trombos na circulação), como infarto ou Acidente Vascular Cerebral, devido à presença do diclofenaco na fórmula. Em pacientes portadores de doenças cardiovasculares, a possibilidade de ocorrer retenção de sódio e edema (inchaço) deverá ser considerada.
Para que serve (indicação)
O Torsilax é um medicamento indicado para o tratamento de diferentes formas de reumatismo, conjunto de condições agudas ou crônicas que provocar dor articular, óssea ou muscular. Entre elas, estão lombalgia, crise aguda de gota e de artrite reumatoide, osteoartrites e inflamações agudas provocados após traumas ou realização de cirurgias.
Como tomar (posologia)
Tratamentos com Torsilax em geral exigem uso de um comprimido a cada 12 horas. A dose máxima, no entanto, é de três comprimidos diários, ou seja, um a cada oito horas. O uso de Torsilax não deve se prolongar por mais de 10 dias. Para tratamentos maiores, orientações ainda mais rigorosas devem ser observadas.
Efeitos colaterais
A reação mais comum do uso de Torsilax é o aumento das enzimas do fígado. Também ocorrem com frequência efeitos colaterais como dor de cabeça, distúrbios do sono, náusea, diarreia e outras alterações gastrointestinais, dor abdominal, rinite, coceira, febre e anemia. Demais efeitos são enquadrados nas categorias das reações incomuns e raras.
Contraindicações
O uso de Torsilax é contraindicado para pacientes com alergia a qualquer uma das substâncias ou que estejam fazendo uso de outro medicamento à base de paracetamol. Há também uma série de outras interações medicamentosas que devem ser observadas.
Composição
O Torsilax é composto por quatro substâncias: 50 miligramas de diclofenaco sódico, 300 mg de paracetamol, 125 mg de carisoprodol e 30 mg de cafeína mais excipientes (celulose microcristalina, amidoglicato de sódio, povidona, corante amarelo, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio).
¿Qué necesita saber antes de empezar a tomar Torsilax?
Antes de usar Torsilax, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 60 anos, estiver a pensar engravidar, pretender realizar exames laboratoriais, tiver sintomas de mal funcionamento do fígado, problemas gastrintestinais, historial de úlceras no estômago e intestino com colite ulcerativa ou Doença de Crohn, estiver mal nutrido, tiver problemas de consumo de álcool excessivo ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
¿ Quantos dias de Torsilax?
Geralmente, a dose mínima recomendada de Torsilax é de 1 comprimido, administrado de 12 em 12 horas. O tratamento com Torsilax nunca deve exceder os 10 dias consecutivos.
¿ Como é o efecto do Torsilax?
Alguns dos efeitos colaterais de Torsilax podem incluir reações de alergia na pele como coceira, vermelhidão, inchaço e dificuldade em respirar, náusea, vômito, dor de cabeça, vertigem, amarelamento da pele e da parte branca dos olhos, febre ou diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
Será que Torsilax engorda?
Agora que vimos para que serve o remédio, podemos seguir em frente e ver se ele está associado ao aumento de peso. Para sabemos se Torsilax engorda, recorremos às informações contidas na bula do medicamento.
E o Torsilax dá sono?
Conforme a sua bula, o remédio pode tanto provocar o sono como tirar o sono. Isso porque o documento apresenta a sonolência como um dos possíveis efeitos colaterais de Torsilax, classificado na categoria das reações com frequência comum.
Indicação
Torsilax é um medicamento indicado para o tratamento de reumatismo (conjunto de doenças que pode afetar as articulações, músculos e esqueleto, caracterizado por dor, restrição de movimento e eventual presença de sinais inflamatórios).
Posologia
Como regra geral, a dose mínima diária recomendada é de um comprimido a cada 12 horas respeitando-se o máximo de um comprimido tomado a cada 8 horas, portanto, três doses diárias.
Quando não devo usar este medicamento
Torsilax está contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula; nos casos de insuficiência cardíaca (função prejudicada do coração), hepática (do fígado) ou renal grave (dos rins) e hipertensão arterial grave (pressão alta).
Indicação
Posologia
Efeitos Colaterais
- Quais os males que pode me causar?
Alguns dos efeitos colaterais de Torsilax podem incluir reações de alergia na pele como coceira, vermelhidão, inchaço e dificuldade em respirar, náusea, vômito, dor de cabeça, vertigem, amarelamento da pele e da parte branca dos olhos, febre ou diminuição dos níveis de açúcar n…
Contraindicações
- Quando não devo usar?
Torsilax está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando especialmente nos últimos 3 meses de gravidez, crianças com menos de 14 anos de idade, pacientes que consumam regularmente bebidas alcoólicas, em tratamento com outros remédios contendo Pa…
Mecanismo de Ação
- Como funciona?
Torsilax tem na sua composição 4 substâncias, Carisoprodol, Diclofenaco Sódico, Paracetamol e Cafeína, responsáveis pelas propriedades miorrelaxantes, anti-inflamatórias e Aaalgésicas deste medicamento. O Carisoprodol é um miorrelaxante, usado para relaxar os espasmos característi…
Advertências E Precauções
- O que devo saber antes de usar?
Antes de usar Torsilax, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 60 anos, estiver a pensar engravidar, pretender realizar exames laboratoriais, tiver sintomas de mal funcionamento do fígado, problemas gastrintestinais, historial de úlceras no estômago e intestino com colite ulcer…
Superdosagem
- O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Em caso de toma excessiva de Torsilax, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Torsilax podem incluir náusea, vômito, suor excessivo e mal-estar geral.