Qual é a função do músculo espinal?
A contração unilateral dos eretores da espinha resulta na flexão lateral (ipsilateral) e na rotação das colunas cervical, torácica e lombar. Por outro lado, a contração bilateral dos eretores da espinha gera a extensão da cabeça, do pescoço e das vértebras cervicais, torácicas e lombares.
Qual é o músculo supra-espinhal?
A espinha da escápula também separa o supra-espinhal do músculo infra-espinhal, que se origina abaixo da espinha. Origina-se do mesênquima da camada somática do mesoderma lateral do embrião. A contração do supra-espinhal leva à ( 1º abdução horizontal *2ª rotação externa ou lateral, *3ª rotação externa do ombro e do braço, na articulação do ombro.
O que é o músculo infraespinhal?
#13 é a cabeça longa do músculo tríceps braquial. fossa infraespinhal da escápula . Face intermédia do tubérculo maior do úmero . Rotação lateral do braço, adução dele, e estabiliza o úmero . O músculo infraespinhal AO 1990 é um músculo grosso e triangular, que ocupa a parte principal da fossa infraespinhal da escápula .
Quais são os músculos eretores da espinha?
Os músculos espinal, longuíssimo e iliocostal formam o grupo eretor da espinha dos músculos profundos das costas. Juntos, eles formam um grupo muscular amplo e poderoso responsável por grandes movimentos da coluna vertebral.
Qual a função do músculo espinhal?
Funções. O músculo espinal age sinergicamente com os outros músculos eretores da espinha para executar duas funções principais. A contração unilateral dos eretores da espinha resulta na flexão lateral (ipsilateral) e na rotação das colunas cervical, torácica e lombar.
Quais são as principais ações do músculo semi espinhal?
A função do músculo é ajudar os extensores da cabeça e do pescoço a realizarem a extensão da cabeça no pescoço quando se contraem bilateralmente. Por outro lado, sua contração unilateral ajuda os mesmos músculos a realizarem flexão lateral e rotação contralateral da cabeça e das colunas cervical e torácica.
Quais são os músculos eretores?
Os músculos eretores da espinha são um grupo de músculos localizados na camada intermediária dos músculos intrínsecos das costas. Os músculos são extensos, estendendo-se por toda a coluna vertebral, desde a pelve inferiormente, até a base do crânio superiormente.
Onde fica o músculo longuíssimo?
O músculo longuíssimo é um músculo profundo das costas que abrange todo o comprimento da coluna vertebral. Assume uma posição central dentro do grupo de músculos eretores da espinha, entre os músculos espinal e iliocostal.
Quais são os músculos Multifidos?
Os multífidos são músculos pequenos e triangulares que, juntamente com os semiespinhais e os rotadores, formam o grupo transversoespinhal dos músculos profundos do dorso. Eles são os músculos mais espessos do grupo transversoespinhal e são menores que os semiespinhais, mas maiores que os rotadores.
Quais são os músculos espinhais e transversos espinhais?
O sistema transverso-espinal compreende os músculos rotadores curto e longo, o músculo multífido e o músculo semiespinal. Todos eles correm diagonalmente do processo (apófise) transverso para o espinhoso.
Quais são os músculos extensores da coluna vertebral?
Os extensores do tronco são os músculos eretores da espinha, que incluem o iliocostal torácico, o longuíssimo dorsal, o espinhal torácico e o iliocostal lombar.
Quais os 3 tipos de músculos e suas características?
Tipos de músculos O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
Onde se localiza o músculo Eretor do pelo?
Dentro do sistema tegumentar, ou da pele, encontramos o músculo eretor de pêlos, localizado na Derme. Cada pelo do nosso corpo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite a movimentação dos mesmos. O músculo eretor do pelo é responsável pelo arrepio.
Como são classificados os músculos Iliocostal e longuíssimo?
Os músculos Iliocostal e Longuíssimo são classificados: Sistema intercostal. Sistema sacroespinal. Sistema espinotransversal.
Como são classificados os músculos Iliocostal e Longuissimo?
iliocostal, é formada pelos músculos iliocostal lombar, iliocostal torácico e iliocostal cervical. a coluna intermédia, denominada m. dorsal longo é subdividida nos músculos longuíssimo do tórax, longuíssimo do pescoço e longuíssimo da cabeça. as divisões da coluna medial, dita m.
Qual a função do músculo Esplenio da cabeça?
O músculo esplênio da cabeça se estende dos processos espinhosos das últimas vértebras cervicais e das três primeiras vértebras torácicas até os ossos occipital e temporal do crânio. Como resultado, atua como extensor e flexor lateral do pescoço, e auxilia na sua rotação.
Origem e inserção
O músculo supra-espinal é o mais superior dos quatro músculos do manguito rotador. É um músculo pequeno de formato triangular, localizado na face posterior da escápula. Origina-se na região medial da fossa supra-espinal, uma depressão côncava localizada acima da espinha da escápula.
Relações
O músculo supra-espinal encontra-se profundamente ao músculo trapézio e superiormente à espinha da escápula e ao músculo infra-espinal. O tendão do supra-espinal é separado do ligamento coracoacromial, do acrômio e do músculo deltoide pela bursa subacromial .
Vascularização
O músculo supra-espinal é vascularizado pela artéria supraescapular, um ramo do tronco tireocervical da artéria subclávia. A artéria supraescapular passa pela incisura da escápula, juntamente com o nervo supraescapular, para irrigar o supra-espinal.
Função
Durante os movimentos da articulação glenoumeral, o músculo supra-espinal participa da estabilização da cabeça do úmero na articulação. Também auxilia o músculo deltoide na abdução do braço na articulação glenoumeral.
Anatomia da medula espinhal
A medula espinhal é dividida em quatro partes principais: os nervos cervical, torácico, lombar e sacral. Coletivamente, toda a medula espinhal é dividida em 31 segmentos; em todos os segmentos, há um par de nervos espinhais direito e esquerdo. De cada uma delas, 6 a 8 radículas nervosas se ramificam em um padrão definido e regular.
Seção transversal da medula espinhal
Quando observamos a seção transversal, vemos o cordão dividido em massa cinzenta e substância branca. A massa cinzenta é em forma de borboleta e cercada por substância branca. A informação sensorial é constantemente enviada ao cérebro enquanto a informação motora é enviada para os músculos.
Funções da Medula Espinhal
Uma vez que é um componente do Sistema Nervoso Central, é evidente que a medula espinhal desempenha um papel crítico no bem-estar geral de um corpo humano. A medula espinhal consiste em muitas vias neurais que facilitam a passagem da mensagem a velocidades inconcebivelmente rápidas.
Características da medula espinhal
A medula espinhal é uma porção de tecido nervoso que está localizada no interior do canal vertebral, sem, no entanto, ocupar toda a coluna. Em um indivíduo adulto, ela se estende do forame magno (cavidade craniana que se comunica com o canal vertebral) até a junção da primeira e segunda vértebras lombares.
Funções da medula espinal
A medula espinhal é importante por atuar levando informações do encéfalo para as diversas partes do corpo e também na direção contrária, isto é, do corpo em direção ao encéfalo.
Nervos espinhais
Da medula espinhal originam-se 31 pares de nervos (feixes de fibras nervosas), os quais conectam a medula a diferentes partes do corpo. Esses nervos são denominados de acordo com a região da coluna vertebral relacionada à sua emergência. Desse modo, temos:
Meninges
Essas membranas contêm espaços entre elas, que são lubrificados pelo liquor ou líquido cefalorraquidiano. O liquor é um fluido incolor e aquoso que ajuda a proteger o sistema nervoso central de impactos.
Nervos Raquidianos
Os nervos e gânglios nervosos constituem o sistema nervoso periférico. Nervos são formados por fibras nervosas ramificadas que se distribuem por todo o corpo e gânglios são dilatações de alguns nervos onde há concentração de corpos celulares dos neurônios.
Atos Reflexos Medulares
As ações reflexas são respostas rápidas, involuntárias, que são controladas pela substância cinzenta da medula antes mesmo de atingir o cérebro, sendo portanto importantes na defesa do corpo em situações de emergência.