Qual e o mecanismo de açao das estatinas

image

Full
Answer

Quais são as opções de estatinas?

Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes. Tabela: Potencial de redução do colesterol LDL de acordo com a dose prescrita de cada estatina (no celular, veja a tabela com o telefone na horizontal)

Quais são as opções de estatinas para pessoas com alto risco de doença cardiovascular?

Em relação ao HDL, doses elevadas de Sinvastatinas também apresentam bons resultados. Apesar dos diferentes resultados, todas as estatinas são eficazes para reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as estatinas mais eficazes, mas também as mais caras.

Quais são os efeitos das estatinas para o colesterol?

Em caso de persistência, agravamento ou efeitos não listados, o paciente deve consultar um médico. Estudos recentes indicam que as estatinas possuem para além do efeito de fazer baixar o colesterol outros efeitos, ditos pleiotrópicos, que se caracterizam por uma multiplicidade de benefícios ao organismo.

Qual é o risco de diabetes causado pelo uso das estatinas?

Nos últimos anos tem havido uma crescente preocupação em relação ao aumento de casos de diabetes provocados pelo uso das estatinas. O que se sabe atualmente é que o risco é baixo e ocorre principalmente nos pacientes que fazem uso de doses elevadas de estatinas. Nestes, a incidência de diabetes parece ser de 0,5 a 1%.

image


Qual o mecanismo de ação das estatinas?

As estatinas são agentes hipolipemiantes que exercem os seus efeitos através da inibição da HMG-CoA redutase, enzima fundamental na síntese do colesterol, levando a uma redução do colesterol tecidual e um conseqüente aumento na expressão dos receptores de LDL.


Qual o mecanismo de ação das estatinas e cite exemplos?

As estatinas possuem como mecanismo de ação a inibição competitiva da HMG-CoA redutase, enzima responsável pela formação de colesterol pelo fígado e, consequentemente, pela formação das lipoproteínas plasmáticas.


Qual é o mecanismo de ação da sinvastatina?

Mecanismo de ação Após ingestão oral, a sinvastatina, que é uma lactona inativa, é hidrolisada no fígado para a forma beta-hidroxiácido ativo correspondente que possui uma atividade potente na inibição da HMG-CoA redutase (3 hidroxi-3-metilglutaril CoA redutase).


Qual é o mecanismo de ação das resinas biliares?

Essas resinas ligam-se aos ácidos biliares no intestino e impedem sua reabsorção. Como esses ácidos são sintetizados pelo fígado a partir de colesterol, este é gasto. Ademais, a absorção de lipídios da dieta é diminuída, por ser feita junto com a dos ácidos biliares.


Quais são os tipos de estatinas?

Tipos de Estatinas São elas: lovastatina e pravastatina, ambas de origem natural. sinvastatina, de origem semi-sintética. rosuvastatina, atorvastatina e fluvastatina, de origem sintética.


O que significa mecanismo de ação?

O mecanismo de ação é a interação química que uma determinada substância ativa exerce com o receptor produzindo uma resposta terapêutica.


Como a sinvastatina reduz o colesterol?

A sinvastatina pertence à classe dos medicamentos denominados inibidores da hidroximetilglutarilcoenzima A (HMG-CoA) redutase. A sinvastatina diminui a produção de colesterol pelo fígado (a maior fonte de colesterol no organismo) e aumenta a remoção de colesterol da corrente sanguínea pelo fígado.


Porque a sinvastatina tem que ser tomada à noite?

Em geral, as estatinas de curta duração de ação devem ser tomadas à noite, facilitando uma maior concentração de fármaco durante o pico da síntese de colesterol endógeno.


Para que serve o uso da sinvastatina?

Indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares, a Sinvastatina diminui os níveis do mau colesterol (LDL) e de triglicérides ao mesmo tempo em que aumenta o bom colesterol (HDL) no sangue.


Qual o mecanismo de ação da niacina?

• MECANISMO DE AÇÃO A niacina age inibindo a lipólise e liberação de triglicerídeos por inibir a lipase sensível a hormônio, reduzindo assim o transporte de ácidos graxos de cadeia livre para o fígado e, consequentemente, reduzindo a síntese de triglicerídeos hepáticos.


Qual o mecanismo de ação da ezetimiba na redução do colesterol?

A ezetimiba age inibindo a absorção de esteróis na borda vilosa das células entéricas por ação do seu metabólito glucuronideo, enquanto as resinas dificultam a reabsorção intestinal do colesterol por ligarem-se aos ácidos biliares aumentando sua excreção fecal.


Quais os efeitos adversos esperados em pacientes tratados com resinas?

Sendo assim, as resinas podem ser prejudiciais para pacientes com hipertrigliceridemia maior que 250 mg/dl. interferir menos na síntese de triglicerídeos. Portanto, para pacientes que já possuem os níveis de triglicerídeos elevados, a melhor resina seria o colesevelam.


Qual é o mecanismo de ação da metformina?

FARMACODINÂMICA: o mecanismo de ação da metformina não é bem conhecido; ela diminui a glicemia produzindo efeitos tipo insulina em diversos tecidos. Atua na presença de insulina aumentando a utilização de glicose e Page 4 reduzindo a produção da mesma, portanto contrabalançando a resistência a insulina.


Qual a diferença entre as estatinas?

A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina e Pravastatina têm potência intermediária, enquanto a Lovastatina é a estatina menos potente.


Qual a ação da rosuvastatina?

A rosuvastatina tem como principal ação a redução do colesterol (lipídios) e, por isso, pode ser indicada como parte de um tratamento que deve incluir dieta e exercícios, nas seguintes situações: Hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica e não familiar)


Quais são os efeitos colaterais das estatinas?

Medicação com estatinas e efeitos secundáriosMialgias ou dor muscular;Artralgias ou dor nas articulações;Fraqueza e dores generalizadas;Náuseas;Alterações intestinais;Alterações cutâneas.

Leave a Comment