Quais são as tribos indígenas?
Criado em 1961 durante o governo de Jânio Quadros. Existem, sobretudo, 204 tribos indígenas com aproximadamente 5 mil índios. Eles possuem estilos de vida similares, porém com línguas e histórias distintas. Apesar de pertencida a eles durante séculos, somente em 2011 o local que habitam foi reconhecido na justiça como forma de terra.
Quais são os grupos de tribos?
Que incluem as tribos Boróro, Guató, Jê, Karajá, Krenák, Maxakali, Ofayé, Rikbaktsa e Yatê. Já o segundo grupo, incluem os Arikém, Awetí, Jurúna, Mawé, Mondé, Mundurukú, Puroborá, Ramaráma, Tuparí e Tupi-Guarani.
Quais são as línguas das tribos indígenas?
Em sua maioria, as tribos indígenas possuem línguas próprias. Muitas palavras incorporadas ao português têm origem indígena, como cupim, mandioca, siri, jiboia, tapioca e samambaia. Algumas tribos indígenas do Brasil ainda mantêm o hábito dos integrantes andarem nus ou com poucos acessórios no corpo.
Quais são as principais atividades econômicas da tribo?
A principal atividade econômica da tribo é o artesanato, com peças que misturam madeira, sementes, penas, barro e cipó. Cada aldeia tem um cacique, que indica um porta-voz externo e um articulador interno. Os casamentos são realizados pelo cacique, com toda a aldeia presente.
Rúben
Rúben foi o primeiro filho de Jacó, que ele teve com Lia. Apesar de ser o filho mais velho, Rúben não recebeu o direito de filho mais velho de ser o próximo chefe da família e de receber uma herança maior. Ele perdeu esse direito por causa de seu pecado. Rúben teve relações com uma das concubinas de Jacó, desonrando seu pai ( Gênesis 49:3-4 ).
Simeão
Simeão foi o segundo filho de Lia. Junto com Levi, ele matou todos os homens da cidade onde sua irmã tinha sido estuprada. A tribo de Simeão não teve grandes homens notáveis.
Levi
Outro filho de Lia, Levi era um homem violento. No entanto, a tribo de Levi foi escolhida por Deus para ser uma tribo consagrada a servir a Deus. Somente a tribo de Levi poderia trabalhar no cuidado do templo ( Números 3:6-8 ).
Gade
Gade foi o filho da outra concubina de Jacó, chamada Zilpa. A tribo de Gade também se instalou a leste do rio Jordão, junto com a tribo de Rúben. Alguns guerreiros valentes de Gade se aliaram a Davi quando ele ainda andava foragido, antes de ser rei.
Aser
Aser foi o segundo filho de Zilpa. A tribo de Aser recebeu uma porção da terra de Israel mas não conseguiu expulsar vários dos outros povos que moravam em seu território.
Issacar
Issacar foi o quinto filho de Lia, que ela teve depois de um tempo sem conseguir ter filhos. A tribo de Issacar produziu um juiz de Israel, chamado Tolá, que liderou o país durante 23 anos.
Zebulom
Zebulom foi o último filho homem de Lia. Depois que teve Zebulom, Lia teve uma filha chamada Diná e parou de ter filhos. Elom, que liderou Israel durante dez anos, veio da tribo de Zebulom.
Os Ticuna e sua rica ancestralidade
Os Ticuna vivem em aldeias às margens do Rio Solimões, na região Amazônica. Em termos populacionais, os Ticuna são hoje o povo indígena mais numeroso do país, contendo cerca de 6,8% da população indígena brasileira.
Macuxi: predominância em Roraima
Estima-se que existam 140 aldeias macuxi no Brasil, principalmente no estado de Roraima. Após o casamento, o casal vai morar com a família da mulher. Logo, o grupo local organiza-se em torno da figura de um líder-sogro, de cuja habilidade política na manipulação dos laços de parentesco depende sua existência.
Terena, uma tribo urbana
A tribo registrou uma superpopulação nas reservas indígenas do Centro-Oeste do Brasil. Isso fez com que o excedente populacional abandonasse as aldeias em busca de trabalho na cidade. Com isso, a tribo terena se tornou o mais urbano dos povos indígenas.
A unidade familiar dos Guajajara
Também chamados de tenetearas, essa tribo era conhecida por não fixar residência por muito tempo em um local determinado. Hoje, as aldeias já são grandes e permanentes, em sua maioria fixada no Maranhão. Eles têm como principais atividades econômicas a agricultura e o artesanato, mas também praticam a caça, a pesca e a coleta de mel.
Yanomami: território do tamanho da Suíça
Com mais de 9,6 milhões de hectares, o território dos ianomâmi no Brasil, mais precisamente na floresta amazônica, tem o dobro do tamanho da Suíça. A região é um importante centro de preservação da biodiversidade local, constantemente ameaçado pelos confrontos com garimpeiros.
Os Xavante e seus rituais típicos
Ainda há cerca de 70 aldeias xavantes no Mato Grosso. Nelas, as moradias são dispostas em semicírculo. Em uma das pontas da aldeia, há uma casa reservada à habitação dos meninos de 10 a 18 anos. Ali, eles são ensinados e treinados por alguns anos, até estarem prontos para assumirem a vida adulta.
A prova física para os noivos da tribo Pataxó
Os pataxó vivem predominantemente no extremo sul da Bahia, em 36 aldeias distribuídas por seis terras indígenas. A principal atividade econômica da tribo é o artesanato, com peças que misturam madeira, sementes, penas, barro e cipó. Cada aldeia tem um cacique, que indica um porta-voz externo e um articulador interno.
Yanomami
Com 21982 habitantes, seu tamanho territorial, supera duas vezes o tamanho da Suíça. Aliás, é uma região com grande importância para com um um centro de preservação da biodiversidade local. Que é constantemente ameaçado por confrontos com garimpeiros.
Tribos indígenas: Ticuna
Antes de mais nada, possuem uma população aproximada de 46045 habitantes e eles vivem em tribos indígenas às marges do Rio Solimões, na região Amazônica. Eles são hoje, sobretudo, o povo indígena em maior número no país, sendo cerca de 6,8% da população indígena brasileira.
Guarani, filhos de Tupã
Com uma população dividida entre 43401 (Kaiowá), Mbya (8026) e Ñandeva (8526), eles pertencem à família linguística tupi-guarani, vivendo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Em suma, cada uma dessas tribos indígenas possuem dialeto próprio e regras de convívio particulares.
Macuxi
Antes de mais nada, estima-se a existência de 140 aldeias macuxi no Brasil, principalmente no estado de Roraima. Depois do casamento, o casal passa a viver com a família da esposa.
Tribos Indígenas: Kaingang
Com uma população de 37470 habitantes, a tribo indígena Kaingang está distribuída em quatro estados do país. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles se organizam, falando tradicionalmente, de um princípio dualista. Essas metades se chamam kaiurukré e kamé.
Guajajara
Sendo uma população com 27616 habitantes, os também conhecidos como tenetearas. Conhecidos por não ficar muito tempo na mesma residência. Hoje, conforme, as tribos indígenas Guajajara são maiores e permanentes, estando em maior quantidade no Maranhão.
Tribos indígenas: Terena
Eles são formados por uma população de 19851 habitantes, e vivem no Centro-Oeste brasileiro. A tribo serena se torno o mais urbano dos povos indígenas. Eles são encontrados facilmente em comércios de rua de Campo Grande (MS), já que geralmente, trabalham para fazendeiros da região, além de atuar na colheita da cana-de-açúcar.