Quando a guerra acaba

image

Quando a guerra acabará? Não há uma perspectiva para o fim da guerra neste momento. “Provavelmente, teremos muitos mais ‘100 dias’ de conflito“, diz Mariana Kalil, professora da ESG (Escola Superior de Guerra), citando as batalhas no sul e no leste da Ucrânia.

Full
Answer

Como acabam as guerras?

E pode acabar em trégua ou impasse, ou seja: a disputa não chega exatamente ao fim, mas cada lado não tem capacidade militar para acabar com o outro. O que é mais comum? Até o fim da Guerra Fria, a maior parte dos conflitos acabava em vitória militar: 85%, quase metade vencida pelos rebeldes, metade pelo governo.

Quando termina a guerra entre aucrânia e a Rússia?

O general Agostinho Dias da Costa defendeu que o conflito entre a Ucrânia e Rússia termina quando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, “pegar no telefone e a resolver”, sustentando que a resolução da guerra passa pelos EUA. “Estamos também convictos de uma coisa: esta guerra acaba quando Joe Biden pegar no telefone e a resolver.

Quantos anos tem a Guerra Civil da Síria?

GUERRA SEM FIM: Multidão de moradores do bairro al-Yarmouk, transformado em campo de refugiados no sul de Damasco UNRWA/ Reuters/VEJA A guerra civil da Síria completa exatos cinco anos nesta terça-feira. 15 de março.

image


A cientista política Monica Toft, da Universidade Oxford, na Inglaterra, explica por que a tragédia síria, que completa hoje cinco anos, ainda parece longe do fim

A guerra civil da Síria completa exatos cinco anos nesta terça-feira. 15 de março.


Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.

image


Uma Vitória (ou Derrota) Militar

  • Era assim que antigamente se resolviam as guerras: alguém se revelava mais forte que o outro, acabando por sair vencedor. No panorama atual, e tendo em vista a sempre presente ameaça do nuclear (e o impacto global das sanções), já não é bem assim. Uma guerra tanto se joga no campo de batalha como nos bastidores, onde a dissuasão e as negociações sã…

See more on cnnportugal.iol.pt


Concessões Ucranianas E Rússia Com Mínimos Olímpicos

  • Quando tomou a decisão de invadir a Ucrânia como um todo, Vladimir Putin definiu vários objetivos. O presidente da Rússia até diz que todos estão a ser cumpridos, mas o general Leonel de Carvalho aponta três dos quais não vai haver abdicação: independência ou maior autonomia das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk; um acordo escrito em como a Ucrânia não a…

See more on cnnportugal.iol.pt


O Peso Das sanções

  • É a principal arma do Ocidente e tem sido usada em peso contra a Rússia. As sanções económicas, que afetam dos mais pobres aos mais ricos, estendem-se da Nova Zelândia aos Estados Unidos, e muitos países já anunciaram que as mesmas podem durar todo o ano de 2022. Mas e se a guerra se mantiver? Leonel de Carvalho assinala que a Rússia “sabe bem que a NAT…

See more on cnnportugal.iol.pt


A Via Da Mediação

  • Arábia Saudita, China, Emirados Árabes Unidos, Israel ou Turquia foram alguns dos países que apareceram nesta questão com a intenção de serem mediadores, algo que os dois últimos chegaram mesmo a oficializar. Todos têm mantido uma posição relativamente neutra, mas na resolução da Organização das Nações Unidas que condenou a invasão russa apenas a China nã…

See more on cnnportugal.iol.pt

Leave a Comment