Quando eu morrer o mundo pode se acabar

image

Amanhã o mundo pode continuar normalmente, mas o seu mundo, a sua vida, pode ser que acabe. Podemos estar vivendo nosso último mês, nossa última semana, nossos últimos dias, últimas horas, minutos. É uma das únicas certezas que temos na vida, um dia iremos morrer. Eu não penso a morte como o fim de tudo, a morte pode ser apenas um começo.

Full
Answer

Quando o mundo vai acabar?

A vida na Terra praticamente acabou 5 vezes. Isso só no último meio bilhão de anos. A mais conhecida dessas fases de extinção em massa aconteceu há 65 milhões de anos. As vítimas mais famosas você conhece bem: os dinossauros. Já a extinção mais severa foi há 251 milhões de anos, matando 83% de todos os gêneros de espécies existentes então.

Quais foram os acontecimentos mundiais que mataram mais pessoas?

Uma organização que faz pesquisa sobre os acontecimentos mundiais disse que as guerras feitas de 1900 a 2000 mataram três vezes mais pessoas do que as guerras feitas dos dias de Jesus até 1900. A pesquisa também mostrou que de 1914 para cá as guerras mataram mais de 100 milhões de pessoas.

Por que estamos perto do fim do mundo?

Muitos acreditam que estamos perto do fim do mundo por causa de toda a maldade e das coisas ruins que acontecem hoje em dia. Será que o mundo vai acabar mesmo? Como podemos saber o que vai acontecer?

Qual é o fim do mundo?

Esse que ficou famoso começa em 11 de agosto de 3114 a.C. e termina depois de 1 milhão e 872 mil dias (5 125,37 anos). Ou seja, precisamente em 21/12/2012. Mas não existe uma ideia de “fim do mundo” ali. É só o fim de um ciclo mesmo, para o começo de outro.

image


O Calendário Maia

Os Maias utilizavam um calendário muito mais preciso e avançado do que o método de contagem de tempo que temos hoje. Com isso, estudiosos afirmam que foi possível prever eventos como a chegada do homem branco à civilização maia, em 1519.


Nostradamus

O mesmo sujeito que previu o Katrina, a Revolução Francesa e até mesmo a morte da Princesa Diana afirma que o mundo não passa de 2012. Nostradamus era um apotecário francês que viveu no século dezesseis e era popular por suas previsões certeiras.


Aquecimento global

Você pode não se importar quando joga um papel no chão ou anda sozinho por aí de carro, poluindo a cidade. Mas para tudo o que você faz, o planeta tem uma resposta na ponta da língua.


Pandemia

Lembra quando a H1N1 estourou e todos andavam nas ruas de máscara, luvas e olhavam com cara feia quando você tossia? Mais de 1800 pessoas morreram durante o surto de gripe em 2009 e essa foi apenas uma demonstração do que uma pandemia é capaz de fazer.


Zumbis

Eles estão nos vídeo games, quadrinhos e filmes, mas será que poderiam existir de verdade? Os mortos-vivos são criaturas que, ao serem infectadas, perdem parte de sua consciência e perambulam por aí, atrás de cérebros.


Asteroide

Esta não seria a primeira vez que a Terra sucumbiria a um asteroide. Como você bem deve saber, os dinossauros foram dizimados por um desses corpos há 65 milhões de anos. De acordo com alguns cientistas, o asteroide 1997XF11 pode entrar em rota de colisão com a Terra, causando um grande estrago.


O levante dos gadgets

O celular fala com você, o computador sabe tudo da sua vida e a câmera digital é uma extensão dos seus olhos. A tecnologia está ficando cada vez melhor e, enquanto estiver em nosso controle, está tudo bem. Mas quais são as chances dos gadgets se tornarem mais inteligentes que os homens e tomarem o mundo?


1. Um belo de um asteroide

Há mais de mil deles perto da Terra, esperando a hora de cair. Sim os astrônomos estimam que existam mais ou menos 1.100 mil desses bólidos com 1 km de diâmetro mais passando rotineiramente pelas redondezas da Terra – todos com o potencial de causar uma catástrofe planetária.


2. Quebra-pau nuclear generalizado

Ah, mais isso é tão anos 50… Não a ameaça nuclear segue viva, e seguirá assim para sempre, já que não dá para desinventar as armas atômicas. Há 22 mil ogivas nucleares no mundo. Os donos dos maiores arsenais continuam sendo Estados Unidos e Rússia. Mas, como a Guerra Fria congelou faz tempo, o risco de uma catástrofe atômica acabou, certo? Errado.


3. Supervulcões

Quando um vulcão no Chile ou na Islândia começa a soltar cinzas no ar, já é um transtorno. Mas tudo isso é fichinha perto do que podem fazer os supervulcões. Um supervulcão é tão grande que nem dá para ver. A boca dele fica no chão e está coberta de terra. E que boca: caberia uma cidade inteira dentro dela.


5. A extinção do nosso campo magnético

O campo magnético da Terra é uma entidade bacana: faz com que todas as bússolas apontem para o norte. Sem ele (ou seja, sem as bússolas), as Grandes Navegações do século 16 teriam acontecido séculos mais tarde. E hoje este texto talvez não estivesse em português.


6. Um hipervírus

Imagine um vírus letal como o HIV, mas que se espalha fácil como o da gripe. Se a natureza não produzir um por conta própria, nós poderemos fazer por conta própria. A possibilidade de combinar a engenharia genética ao arsenal de organizações terroristas é mais que especulação.


7. Um aquecimento global de proporções venusianas

Você até já enjoou de ouvir falar em aquecimento global, o fato de que o mundo deve esquentar 4 ou 5 °C nos próximos 100 anos. Ok. Mas e se forem 400 °C? É o que o efeito estufa causou em Vênus, onde faz 480 °C.


8. Uma espiral glacial

Resfriamento global. Nos anos 70, esse seria o responsável mais provável pelo fim do mundo. Agora, que só se fala em aquecimento global, o resfriamento saiu de moda. Mas como hipótese continua tão realista quanto antes. Ou mais. Pesquisas relativamente recentes mostram que podemos, sim, acabar congelados.


Buraco negro

Ao cair partículas de tamanho atômico no Grande Colisor de Hádrons, os cientistas acreditavam que eles poderiam potencialmente criar pequenos buracos negros enquanto eles procuram respostas que envolvem o universo. Em 2008, um susto gigante ocorreu quando um cientista proclamou que isto era possível.


Novo vírus

Muitos não sabem que o própria Ebola não foi diagnosticado até meados de 1970. Nós todos vimos o sofrimento que muitos países africanos passaram e o medo que o vírus causou nos países ocidentais. Com novas doenças a serem descobertas, é apenas uma questão de tempo antes de uma nova doença que poderia acabar com a humanidade ser encontrada.


Explosão solar

A explosão solar mais recente aconteceu em 1860. Com isso em mente, muitos não compreendem a dimensão do nosso sistema solar. O sol é tão importante para a vida na Terra que, se fosse extinto, 7 minutos mais tarde, quando sua última luz nos atinge, todos nós morreríamos.


Guerra

Cerca de 80% dos homens nascidos na Rússia em 1923 não sobreviveram a Segunda Guerra Mundial. Tendo em conta o armamento destrutivo que temos hoje, não é difícil de acreditar que somos capazes de nos destruir facilmente com armas nucleares.


Bio-guerra

Assim como a guerra nuclear é capaz de arruinar a Terra, parece que a maneira mais fácil de destruir-se mutuamente, mantendo nossas cidades intactas seria com a bio-guerra. Varíola e antraz são populares pela alta taxa de mortalidade – especialmente antraz, por exemplo. A bio-guerra é alta em número de mortes, mas pobre em poder destrutivo puro.


Asteroide

Em 2005, a NASA enviou uma nave espacial chamada Tempel 1 para colidir com um cometa e observar os resultados. Verificou-se que a sonda não alterou o curso do cometa. Uma grande coisa a lembrar é que os cometas são feitos de gelo e poeira, enquanto que os asteroides são feitos de rocha e metal.


1 – Destruição inteligente

Antes da invenção da bomba atômica, ninguém imaginava que uma bomba poderia destruir uma cidade. Mas depois do dia seis de agosto de 1945, em Hiroshima, esse conceito foi mudado. O mundo viu que era possível isso acontecer. O que vemos é que não temos ideia de até onde esse poder pode ir. E essa é a base da destruição inteligente.


2 – A grande desfeita

Essa grande desfeita é um fenômeno estranho, mas que é possível acontecer. Nele, tudo no universo, simplesmente se desfaria em pedaços. Tudo no nosso planeta, cairia aos pedaços e planetas e estrelas explodiriam.


3 – Colisão

Além do nosso universo, é acreditável que tenham outros. Esses outros universos são paralelos entre si. Mas é possível que outro colida com o nosso. Isso porque, se a teoria do multiverso for verdadeira, em algum deles exista a possibilidade da colisão de universos.


4 – Grande crise

A teoria mais aceita para o começo do universo é o Big Bang. E desde a sua explosão, o universo continuou se expandindo. A maior parte dos cientistas acredita que o universo é infinito. Mas tem aqueles que acham que ele pode ser finito e isso é um problema. Porque, se ele não é infinito, em algum momento, ele irá se retrair.


5 – Morte de Barreira

De acordo com as leis da física, alguns físicos acreditam que o universo continuará se expandindo, até atingir uma barreira física. Fazendo uma analogia, seria como colocar uma quantidade grande de água, em uma quadra fechada. Em algum ponto, ela iria encostar nas paredes e não se expandiria mais.


6 – Congelamento

Essa possibilidade também é chamada de “Morte por calor”, e se baseia na segunda lei da termodinâmica de Newton. A lei diz que, em um sistema fechado, as desordens nas partículas sempre aumentam. E isso quer dizer que tudo no universo vai da ordem à desordem. E quando a desordem começa é difícil parar ou reverter isso.


7 – Grande Rasgo

A energia escura é uma das formas mais misteriosas e abundantes de energia no universo. Ela compõe 68,3% do universo. E nos anos 90, os cientistas viram pesquisas sobre supernovas e perceberam que a expansão estava acontecendo. E eles acreditam que a energia escura esteja causando essa aceleração.

image


O Calendário Maia

Image
Os Maias utilizavam um calendário muito mais preciso e avançado do que o método de contagem de tempo que temos hoje. Com isso, estudiosos afirmam que foi possível prever eventos como a chegada do homem branco à civilização maia, em 1519. (Fonte da imagem: Crystalinks) Para o azar de todos, o calendári…

See more on tecmundo.com.br


Nostradamus

  • O mesmo sujeito que previu o Katrina, a Revolução Francesa e até mesmo a morte da Princesa Diana afirma que o mundo não passa de 2012. Nostradamus era um apotecário francês que viveu no século dezesseis e era popular por suas previsões certeiras. Há quem desminta o fato, dizendo que as interpretações dos manuscritos estão erradas. Outros, porém, acreditam piame…

See more on tecmundo.com.br


Aquecimento Global

  • Você pode não se importar quando joga um papel no chão ou anda sozinho por aí de carro, poluindo a cidade. Mas para tudo o que você faz, o planeta tem uma resposta na ponta da língua. A teoria do aquecimento global é, de todas as apresentadas neste artigo, a que mais possui respaldo científico. Defendida por inúmeras tesese com resultados que podem…

See more on tecmundo.com.br


Pandemia

  • Lembra quando a H1N1 estourou e todos andavam nas ruas de máscara, luvas e olhavam com cara feia quando você tossia? Mais de 1800 pessoas morreram durante o surto de gripe em 2009 e essa foi apenas uma demonstração do que uma pandemia é capaz de fazer. Levando em conta as facilidades de se modificar vírus e bactérias e a rapidez de transmissão de doenças – devido, …

See more on tecmundo.com.br


Zumbis

  • Eles estão nos vídeo games, quadrinhos e filmes, mas será que poderiam existir de verdade? Os mortos-vivos são criaturas que, ao serem infectadas, perdem parte de sua consciência e perambulam por aí, atrás de cérebros. Por ser uma condição infecciosa, a transmissão do vírus que transforma a pessoa em zumbi poderia ser muito rápida – e devastadora. A ciência tem regi…

See more on tecmundo.com.br


Asteroide

  • Esta não seria a primeira vez que a Terra sucumbiria a um asteroide. Como você bem deve saber, os dinossauros foram dizimados por um desses corpos há 65 milhões de anos. De acordo com alguns cientistas, o asteroide 1997XF11pode entrar em rota de colisão com a Terra, causando um grande estrago. A grande maioria das formas de vida seria aniquilada e, os sobreviventes teria…

See more on tecmundo.com.br


O Levante Dos Gadgets

  • O celular fala com você, o computador sabe tudo da sua vida e a câmera digital é uma extensão dos seus olhos. A tecnologia está ficando cada vez melhor e, enquanto estiver em nosso controle, está tudo bem. Mas quais são as chances dos gadgets se tornarem mais inteligentes que os homens e tomarem o mundo? A inteligência artificialtem potencial para criar células de ação in…

See more on tecmundo.com.br

Leave a Comment