Por que beber suco é ruim?
Há anos ouvimos que beber sucos naturais é ótimo para saúde, pois contêm vitaminas concentradas. Mais recentemente, ouvimos que tomar sucos, mesmo naturais, seja ruim para saúde, pois contêm excesso de açúcar das frutas. O argumento que os sucos possuem vitaminas e minerais concentrados é antigo, bem fácil de entender e faz bastante sentido.
Quais são os benefícios do suco para o trato digestivo?
As toxinas que se acumulam no trato digestivo podem provocar inchaço abdominal, gases, indigestão, entre outros problemas. Este suco é capaz de eliminar todos estes resíduos e, ao mesmo tempo, reestruturar a flora intestinal.
Como tomar suco em jejum?
Recomenda-se tomar o suco em jejum durante uma semana e depois descansar durante a semana seguinte. O acúmulo de resíduos no intestino e a dificuldade de digerir alguns alimentos criam um caos estomacal que pode se manifestar como a inflamação, os gases e o mal-estar geral.
Quais são as vantagens e desvantagens do suco?
Entenda a polêmica. Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica. Há anos ouvimos que beber sucos naturais é ótimo para saúde, pois contêm vitaminas concentradas. Mais recentemente, ouvimos que tomar sucos, mesmo naturais, seja ruim para saúde, pois contêm excesso de açúcar das frutas.
Quais os perigos do açaí?
A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
Qual é a doença do açaí?
Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.
Quais são as doenças causadas por microorganismos?
Doenças bacterianasBotulismo;Cólera;Sífilis;Desinteria;Febre maculosa;Pneumonia bacteriana;Gonorreia;Hanseníase;More items…•
Qual é a doença causada pela bactéria?
As doenças causadas por bactérias podem ser transmitidas de diversas formas, tais como: Ingestão de alimentos e água contaminada por bactérias: pode-se citar a cólera e o botulismo. Pelo ar: pode-se citar a tuberculose, hanseníase e coqueluche. Via sexual: pode-se citar a gonorreia e a sífilis.
Qual o bicho que dá no açaí?
Comer açaí não significa que, automaticamente, a pessoa ficará doente. Mas o fruto costuma atrair uma espécie de inseto, mais conhecido por barbeiro, cujo intestino guarda os protozoários Trypanossoma cruzi – esses, sim, causadores da doença.
Qual a bactéria que tem no açaí?
Bactérias do gênero Staphylococcus sp. são notadamente conhecidas como agentes de doenças transmitidas por alimentos, causando vários danos à saúde individual e pública. Serratia sp. é um agente de infecção nosocomial, de trato urinário e infecções intestinais e intoxicação alimentar.
Quais são os microrganismos?
Bactérias, vírus, leveduras, bolores e parasitas, são todos microrganismos.
Quais são as principais doenças causadas por vírus e bactérias?
Entre as principais doenças causadas por vírus estão: gripes e resfriados, hepatites, HIV, dengue, rubéola, varíola, etc. As principais doenças causadas por bactérias são: tuberculose, coqueluche, tétano, sífilis, cólera, pneumonia, dentre outras.
O que as bactérias podem causar?
As bactérias podem causar doença ao produzirem substâncias nocivas (toxinas), ao invadirem tecidos ou ambos. Algumas bactérias podem desencadear inflamações que podem afetar o coração, o sistema nervoso, os rins e o trato gastrointestinal. Algumas bactérias (como Helicobacter pylori.
São provocadas por bactérias?
Doenças causadas por bactérias mais comunsTuberculose. A tuberculose é uma das doenças causadas por bactérias que mais caem em provas. … Hanseníase. … Coqueluche. … Tétano. … Meningite meningocócica. … Leptospirose. … Cólera. … Gonorreia.More items…•
Quais são as infecções bacterianas?
Exemplos de infecções bacterianasInfecção urinária;Meningite;Clamídia;Gonorreia;Sífilis;Hanseníase;Tuberculose;Pneumonia;More items…
Qual é a causa da doença de Chagas?
Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.
Como se contrai a doença de Chagas?
Transmissão: a transmissão se dá pelas fezes que o “barbeiro” deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada.
Faz mal comer açaí doente?
As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, pasteurizado no mínimo a 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.
Como eliminar o barbeiro do açaí?
Entre os procedimentos recomendados está o tratamento por choque térmico dos frutos de açaí, para eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, e que pode ser encontrado no inseto conhecido como barbeiro.
Qual a finalidade dos sucos naturais?
Para uma “limpeza” ou desintoxicação: Quando se precisa fazer uma desintoxicação, dar um tempo para seu aparelho digestivo e intestinos, a melhor maneira é fazer uma dieta líquida, dessa forma seu corpo não “sofre” para digerir os alimentos.
Afinal, o que é melhor? Comer frutas e vegetais ou tomar suco?
Ao comer um vegetal ou uma fruta você se beneficiará por completo daquele alimento. Você terá as fibras por inteiro, e existem alguns antioxidantes que são mais eficazes se combinados com as fibras.
Posso substituir uma refeição por um suco?
Depende da maneira como esse suco é preparado. Uma refeição completa e nutritiva precisa conter gorduras, proteínas, fibras e carboidratos. Se o seu suco tiver tudo isso, ótimo!
E os sucos industrializados de caixinha?
Felizmente, muitas pessoas estão descobrindo os malefícios do refrigerante, e migrando muitas vezes para sucos. O problema é que essas pessoas acabam indo para sucos industrializados.
O que fazer então?
Então… assim ficamos perdidos e não sabemos o que fazer, não é? Como sempre, acho que o segredo é manter o equilíbrio: não precisa tomar suco o dia inteiro, mas também não pense que é proibido tomar um suco natural de vez em quando. Acho que o importante é não basear sua dieta de líquido neles, achando que é algo tão saudável assim.
2. É melhor não escovar os dentes antes do sexo oral
Há quem acredite que seja recomendável não escovar os dentes antes do sexo oral, para que eventualmente não se produzam feridas na boca, reduzindo risco de contágio de DSTs.
5. O único perigo do sexo oral são as DSTs
A afirmação não está totalmente certa, afirmou Francisca Molero Rodríguez, codiretora do Instituto de Sexologia de Barcelona e presidente da Federação Espanhola de Sociedades de Sexologia.
1. Pera e gengibre
O suco de pera e gengibre é rico em vitamina C, pectina, quercetina e limoneno o que lhe conferem propriedades altamente energéticas, antioxidantes e estimulantes da desintoxicação e da digestão, podendo ainda auxiliar no combate às células cancerígenas.
2. Frutas cítricas
O suco de frutas cítricas é rico em vitamina C que estimula a imunidade. Além disso, a parte branca dos frutos cítricos, que deve ser conservada ao máximo ao descascar os frutos, contém pectina, que ajuda a absorver gorduras e toxinas do trato digestivo, e por isso este suco é um ótimo auxiliar de emagrecimento.
3. Romã
A romã contém antioxidantes como polifenóis e bioflavonoides, que aumentam a imunidade. Esses nutrientes também fortalecem o colágeno da pele e os vasos capilares, ajudando a combater a celulite.
4. Abacaxi
O Abacaxi contém bromelaína, que ajuda na quebra da proteína, reduz inflamações e auxilia na digestão. Além disso, também é uma fruta rica em betacaroteno e vitamina C, que são dois antioxidantes que protegem o organismo dos radicais livres, e vitamina B1, necessária para a produção de energia.
5. Cenoura e salsa
Este suco, além de ser antioxidante, tem nutrientes como o zinco que reforça as defesas naturais da pele e é ótimo para o colágeno, deixando-a mais elástica e jovem.
6. Couve
O suco de couve é um excelente antioxidante natural, pois as suas folhas possuem elevada quantidade de carotenóides e flavonóides, que ajudam a proteger as células contra os radicais livres que podem provocar vários tipos de doenças, como câncer, por exemplo.
O suco detox não deve ser adoçado
Verdade: O recomendado é não adoçar, pois esses sucos já têm o açúcar natural das frutas, que é a frutose. Portanto, se a bebida for mais adoçada, o nível de glicose no sangue cresce, podendo levar a um possível ganho calórico.
Um copo de suco detox substitui uma refeição
Mito: Ele não substitui uma refeição completa, porém, dependendo da composição e de necessidades individuais, pode substituir o café da manhã, por exemplo. “Gosto de indicá-lo como um lanche intermediário, seja de manhã ou na ceia”, sugere a nutricionista Vivian.
A bebida deve ser tomada em um horário específico
Mito: Ingerindo o detox a qualquer hora, você absorverá seus benefícios. No entanto, segundo explica a nutricionista Bianca Innocencio, de manhã é o momento mais indicado do dia para o consumo da bebida. “O jejum facilita a absorção dos nutrientes e a limpeza hepática.
Sucos detox industrializados têm os mesmos benefícios
Mito: Ao passar pelo processo de industrialização, a bebida de caixinha perde nutrientes e antioxidantes importantes, além de, muitas vezes, não ter a proporção adequada entre os ingredientes.
Sedentários que não comem bem têm benefícios do suco detox
Mito: “A alimentação saudável [regular] é fundamental para um processo de detoxificação eficiente. Obviamente, o suco detox vai oferecer nutrientes benéficos, mas apenas um copo ao dia não é suficiente [para se perceber os benefícios do consumo]”, afirma a nutricionista Paula Hertel.
¿ O que é testes rápidos de cólera?
Testes rápidos de cólera já estão disponíveis, permitindo que os profissionais de saúde em áreas remotas possam fazer o diagnóstico precoce de cólera e dar início o quanto antes ao tratamento. A confirmação mais rápida da doença ajuda a diminuir as taxas de mortalidade e a controlar os surtos de cólera e uma possível epidemia.
¿Qual é o objetivo da terapia de hidratação?
O objetivo dessa terapia é repor os líquidos e eletrólitos perdidos usando uma solução simples de sais para reidratar os pacientes, chamada de SRO. A solução de SRO está disponível como um pó que pode ser dissolvido em água fervida. Sem a hidratação necessária, cerca de metade das pessoas com cólera morrem. Com o tratamento, o número de mortes cai para menos de 1%.
¿Como é a muerte por diarreia?
A desidratação grave, provocada pela diarreia, pode levar o paciente à morte. Se tomarem a quantidade líquidos adequada, a maioria das pessoas conseguirá se recuperar totalmente, sem maiores dificuldades.
¿Qué causa el cholera?
Uma bactéria chamada Vibrio cholerae é a responsável por causar a infecção de cólera. Essa bactéria, conhecida popularmente como Vibrião colérico, libera uma toxina chamada CTX, que se liga às paredes intestinais, onde ela interfere diretamente no fluxo normal de sódio e cloreto do organismo. Essa alteração faz com que o corpo secrete grandes quantidades de água, levando à diarreia e a uma rápida perda de fluidos e de sais importantes, os chamados eletrólitos.
1. Pressionar o abdômen
Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. Para isso, deve-se deitar de barriga para cima e dobrar os joelhos em cima da barriga, fazendo pressão na região. Esta também é uma ótima opção para eliminar gases em bebês e crianças, pois não apresenta qualquer tipo de risco para saúde.
2. Fazer uma massagem abdominal
Outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo.
3. Tomar chás contra gases
Tomar o chá de erva-cidreira com funcho ao longo do dia, também é uma boa opção porque possui propriedade antiespasmódica que, além de eliminar os gases, ajuda a diminuir a dor em forma de pontada na região abdominal. Além disso, a água presente no chá ajuda a hidratar o bolo fecal, o que contribui para soltar o intestino.
4. Tomar um suco laxante
Tomar um copo de suco de mamão com iogurte natural, ameixa e aveia, pela manhã é uma boa estratégia para começar bem o dia, e conseguir combater o intestino preso. Basta preparar o suco batendo os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir, sem adoçar.
5. Usar um remédio de farmácia
Outra forma de conseguir eliminar os gases é recorrer aos remédios de farmácia, que podem ser comprados sem receita médica, mas com indicação do farmacêutico. Os remédios podem fazer com que os gases saiam do organismo, alguns exemplos são Simeticona (Luftal), Carvão vegetal ou Almeida Prado 48. Veja mais exemplos de remédio para gases.
Como eliminar os gases na gravidez
O acúmulo de gases associado à prisão de ventre é uma situação comum no final da gravidez. Nesse caso, o que a grávida pode fazer, além das técnicas indicadas anteriormente, é tomar um laxante, sob orientação médica, ou fazer um micro clister em casa.
O que pode causar gases em excesso
Os gases são constantemente produzidos e naturalmente eliminados, mas, quando há o consumo de alimentos que causam gases e prisão de ventre ao mesmo tempo, podem se acumular no intestino, deixando a barriga dura, inchada, causando desconforto e distensão abdominal.