Como saber se tenho problemas no coração?
A confirmação de problemas no coração pode ser feita por meio de exames que avaliam a forma e a função do coração, como raio-X de tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma ou o teste do esforço, por exemplo.
Quais são os sinais de problemas no coração?
11 sinais que podem indicar problemas no coração 1. Ronco frequente durante o sono. 2. Falta de ar no repouso ou no esforço. 3. Dor ou desconforto no peito. 4. Tosse seca e persistente. 5. Cor azulada nas pontas dos dedos. 6. Tonturas ou desmaios frequentes. 7. Palpitações ou taquicardia. 8. …
O que fazer para saber o resultado do exame de coração?
Independente do resultado do teste, o recomendado é que se consulte um cardiologista, que poderá avaliar todo o histórico clínico e solicitar outros exames importantes para avaliar a saúde do coração, como o eletrocardiograma, o ecocardiograma e exames de sangue.
Quais são os efeitos mais comuns sobre o coração?
Os efeitos mais comuns sobre o coração incluem alterações na força do músculo cardíaco, arritmias, diminuição da pressão arterial e alterações do funcionamento elétrico do coração, o que pode resultar em insuficiência cardíaca, miocardite, fibrose, cardiomiopatia, por exemplo, além de trombose.
Quem tem problema de coração pode comer açaí?
Uma das frutas tropicais mais famosas no Brasil, o açaí é muito mais que uma pura fonte de energia para o nosso corpo. Estudos da área nutricional apontam que esse alimento é capaz de fortalecer a saúde do coração, prevenindo e combatendo doenças cardíacas.
Quem não pode comer açaí?
* pessoas alérgicas devem redobrar os cuidados, pois existem componentes na fruta que podem favorecer alergias leves e mesmo graves. * Além disso, grávidas e mulheres que amamentam devem evitar o consumo, pois não existem estudos que mostrem os impactos do produto na saúde de pessoas nessas condições.
Quem teve infarto pode tomar açaí?
O açaí, produto típico na mesa de muitas famílias amapaenses, pode ser um grande aliado no combate a infartos e doenças no coração, segundo aponta uma pesquisa realizada pelo médico cardiologista Eduardo Costa.
E verdade que o açaí engrossa o sangue?
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
Quais as doenças que o açaí pode causar?
A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
Quem tem gordura no fígado pode tomar açaí?
Pode sim tomar Açaí. Em relação à gordura no fígado, deve procurar Nutricionista para uma dieta mais restritiva, em geral com foco em emagrecimento. Reduzir também bebida alcoólica. As pedras na vesícula devem ser tratadas cirurgicamente.
Quem tem pressão alta pode tomar açaí?
Segundo eles, o alimento pode ajudar a evitar a hipertensão. “Já temos evidências de que, após o consumo de açaí, há uma dilatação das artérias”, conta Santos. Com a passagem do sangue facilitada, por sua vez, diminui a tensão nas paredes dos vasos e a pressão tende a baixar.
O que é que faz mal ao coração?
O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.
Tem cafeína no açaí?
Além do mais, o açaí possui cafeína, estimulante conhecido por diminuir a percepção de fadiga e aumentar as sensações de alerta, foco e energia.
Pode comer açaí durante a menstruação?
Um dos alimentos que adicionado à alimentação pode reduzir as dores da cólica é o Açaí. Por possuir alta concentração de cálcio, o Açaí tende a cobrir as paredes do estômago e do útero possibilitando a redução da dor que vem de cólicas e até o inchaço!!! Isso mesmo, adeus retenção de líquidos.
Tem ferro no açaí?
O teor de ferro contido em 100g da fruta é de apenas 1,5 mg, ou seja, uma concentração baixa, se comparada a outros alimentos como o feijão, que possui quase 6 mg em uma xícara. O açaí engorda? Mito. A polpa da fruta integralmente do açaí não engorda.
Tem açúcar no açaí?
Portanto, na sua forma natural o açaí não causa tanto impacto no peso, “já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta.
Qual o seu risco de ter um infarto
Pessoas sedentárias, que estão acima do peso e que possuem colesterol e triglicerídios altos, tem um maior risco de sofrer com situações graves, como um infarto. Insira seus dados, e veja se você tem alto risco ou baixo risco de infartar, e também o que deve fazer em cada situação:
Que exames avaliam a saúde o coração
Sempre que existe suspeita de ter algum tipo de problema cardíaco é muito importante consultar um cardiologista para que sejam feitos exames que ajudem a identificar se de fato existe alguma doença que precise ser tratada.
Como prevenir doenças cardíacas
Para prevenir as doenças cardíacas, recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e também pouca gordura, além da prática regular de exercícios físicos.
1 – Fadiga ou esgotamento
Esse é o primeiro sintoma que acusa que algo está errado. Quando o coração está fraco ou dilatado, não bombeia o sangue com eficiência para pulmões e músculos, causando fadiga.
2 – Falta de apetite e náuseas
Em um primeiro momento essas sensações no corpo nos remetem a problemas digestivos, viroses e até a possibilidade de ter ingerido um alimento estragado.
3 – Perda de consciência ou desmaios
Sentir tontura ou até perder a consciência é comum entre pacientes cardíacos. Situações que diminuem o fluxo sanguíneo para o cérebro poderão trazer leve ou moderada alteração de consciência e até síncope ou desmaios.
4 – Dor no maxilar e no pescoço
Esses sintomas muitas vezes não são valorizados pelas pessoas e trazem um risco bastante grave ao coração, uma fez que estão relacionados a doença coronária com obstrução das artérias e podem inclusive evoluir para um infarto do miocárdio.
5 – Inchaço de pés e pernas
O sapatos que antes serviam agora apertam ou não servem mais? O inchaço de pés e pernas ocorrem por diversas razões, incluindo até mesmo o calor em excesso. Mas, quando constantes, podem ser indicadores também de problemas graves, como a insuficiência cardíaca.
6 – Fazer mais xixi do que o normal durante a noite
A nictúria, nome dado a esse hábito de urinar à noite, pode ser causada por diabetes ou insuficiência cardíaca. No caso do diabetes, isso se deve a alterações nas taxas de açúcar no sangue.
7 – Tosse noturna
Se o coração não estiver trabalhando direito, quando deitamos para dormir, pode haver um aumento do retorno de sangue para os pulmões, o que resulta na congestão pulmonar e estimula a tosse.
Conheça quais são e saiba interpretar os sinais do seu corpo para identificar se pode ter algum problema de coração
Quase todo o mundo já passou por momentos de estresse em que sentiu que o coração ia saltar pela boca. Até aí, tudo normal. Porém, se você sente muito cansaço sem fazer qualquer exercício ou trabalho pesado, seu coração rapidamente acelera e você sente um aperto no peito durante alguns minutos, informe-se mais sobre a arritmia cardíaca.
Tipos
De modo geral, há dois tipos de arritmia. Quando o ritmo cardíaco fica muito forte ela é chamada de taquicardia. Quando é demasiado lento é chamado de bradicardia.
Sintomas
Em muitos casos a arritmia cardíaca não apresenta sintomas, fazendo com que seja uma doença silenciosa perigosa. Mas as pessoas que têm sintomas, podem seguir os seguintes:
O que causa a arritmia cardíaca?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, a maior parte dos casos ocorre em decorrência de outros problemas cardíacos que a pessoa já tinha, bem como por um infarto anterior, cirurgia ou insuficiência cardíaca. Também há maior risco de ocorrer em pessoas com histórico familiar de doença cardíaca.
Tratamentos
A arritmia cardíaca tem cura, dependendo do caso. Para identificar o problema, o médico cardiologista irá fazer uma série de perguntas ao paciente relacionadas ao seu histórico familiar de doenças, o histórico da própria saúde e os hábitos de vida. Também irá solicitar exames cardíacos, como o eletrocardiograma e ecocardiograma.
1. Varizes levam à trombose
Verdade. Mas isso não é uma regra. A variz é uma veia dilatada na qual o sangue circula mais lentamente, o que favorece a coagulação. E é quando um coágulo impede o fluxo sanguíneo que ocorre a trombose.
2. Só idosos têm esse problema
Mito. A trombose venosa – aquela que acomete principalmente os membros inferiores costuma aparecer em pessoas jovens, com idades entre 20 e 40 anos.
4. A gravidez é fator de risco para a trombose
Verdade. Há três motivos principais para isso. A elevação das taxas dos hormônios femininos e o fato de o organismo da gestante desencadear uma série de reações químicas com o intuito de evitar que o bebê seja encarado como um corpo estranho aumentam a coagulação.
5. Viajar de avião aumenta o risco da doença
Verdade. Essa associação é mais séria no caso de voos longos, já que a pessoa fica sentada por muito tempo. Com isso, os vasos das pernas – que dependem de movimentação para levar o sangue de volta ao coração – não conseguem cumprir seu objetivo. E quando o líquido sanguíneo não circula, a probabilidade de trombose é maior.
6. A trombose não apresenta sintomas
Depende. Se o vaso afetado for pequeno, de fato, o problema pode passar despercebido. Agora, se a veia for profunda, dificilmente a pessoa não vai notar que algo está errado. “Os principais sintomas são dor, inchaço e sensação de peso nas pernas”, diz Francisco Osse.
7. Não existe tratamento
Mito. A terapia contra a trombose vai depender da localização da veia afetada, do tempo que ela está obstruída e da extensão do trombo. No caso de pacientes recém-diagnosticados, dá para tratar com medicações anticoagulantes.
8. Não dá para prevenir trombose
Mito. Adotar hábitos saudáveis, que vão combater os fatores de risco, é o caminho para evitar a trombose. Isso inclui praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada e não fumar. Além disso, é fundamental conhecer o seu histórico familiar, isto é, saber se outras pessoas da sua família já tiveram trombose.
O que é alcoolismo?
Alcoolismo não é o termo mais adequado que se usa, porque carrega uma questão mais negativa, a sociedade olha isso como prejudicial, então chamamos de dependência de álcool. A dependência de álcool é quando a pessoa que faz uso frequente de álcool começa a diminuir as ações diárias dela.
Quais os sintomas do alcoolismo?
Socialmente, conflitos na família e problemas no trabalho. Outra coisa é quando a pessoa começa a restringir toda a atividade social em detrimento do uso de álcool, não vai mais a encontros, não participa de festas, só vai aos locais onde tem álcool.
Quais as consequências do alcoolismo?
No longo prazo, pode causar perda de memória, doenças hepáticas, cirrose e desnutrição, deficiência de vitaminas porque não se alimenta direito. Há complicações no pâncreas e alterações gastrointestinais. O álcool é um carboidrato e, dentro do organismo, vai reduzir a fome, e a pessoa vai cada vez mais beber do que se alimentar.
Como é feito o tratamento para alcoolismo? Existe remédio?
Existe um medicamento que é o antietanol, o único que realmente combate o álcool. Mas os médicos dão esse medicamento apenas em alguns casos porque, com ele, o paciente bebe menos e pode passar muito mal, o que leva a um problema grave de saúde.
Alcoolismo tem cura? Ou a pessoa sempre corre o risco de ter uma recaída?
No alcoólicos anônimos, a gente usa uma frase que é: ‘só por hoje’. Quando o paciente já tem o diagnóstico, ele tem uma mudança no cérebro chama neuroplasticidade. O cérebro já conheceu aquela substância e mesmo se depois de dez, 20 anos a pessoa tiver contato com álcool, o cérebro vai desencadear sintomas, chamados de tolerância.
Quem bebe cerveja todos os dias é alcoólatra?
Não necessariamente. Não podemos determinar só pela frequência e quantidade consumidas. O diagnóstica inclui parte do social também. Quanto mais o paciente não dá conta, não consegue trabalhar, tem a vida comprometida, mais tem inclinação para ser dependente.
Como identificar um dependente de álcool?
Identifica-se pelos prejuízos sociais, principalmente, mas também pela pessoa que se separa da família, não aguenta mais, perdeu o emprego, largou o estudo. Um dos sintomas da dependência é o abandono progresso dos prazeres e dos interesses alternativos, ou seja, de tudo o que faz na vida.
1. Dor no braço
Geralmente, as mulheres vão sentir este tipo de dor em ambos os braço, enquanto os homens vão sentir apenas no braço esquerdo. A dor também pode acontecer nas mulheres nos cotovelos, instantes antes de um ataque cardíaco.
2. Tosse persistente
Embora a tosse crônica possa ser resultado de uma infinidade de condições e problemas, quando ela está relacionada diretamente as doenças cardíacas, uma secreção de cor avermelhada se faz presente, o que é um sinal de possível insuficiência cardíaca. O melhor conselho neste caso é não ignorar isso como você faria com qualquer questão menor.
3. Inchaço nos pés, tornozelos e pernas
Muitos dos motivos que pode ser ligados ao surgimento de doenças cardíacas, é por que o coração não está bombeando sangue em um fluxo que deveria para todo o sistema. Quando isso acontece, um vazamento no tecido circundante pode acontecer.
4. Náusea e falta de apetite
Quando a doença cardíaca progride, ela cria um acúmulo de fluido em torno dos principais órgãos, incluindo o fígado e os intestinos. Estas estão diretamente relacionadas às funções digestivas do corpo humano.
5. Ansiedade
Através dos anos, os pesquisadores que estudaram indivíduos com altos níveis de ansiedade ao longo da vida, desenvolvem doenças cardíacas mais prontamente do que indivíduos que fazem um esforço consciente para viver uma vida relativamente livre de estresse.
6. Desmaios
Uma das razões mais comuns para danos ao coração e seus vasos circunvizinhos é o trabalho adicional que um coração deve fazer para tentar bombear o sangue através de uma artéria bloqueada ou uma válvula que se tornou restrita e estreitada.
7. Mudança na cor da pele
sso também está relacionado a uma redução do fluxo de sangue adequado através do corpo levando a uma deficiência na produção de glóbulos vermelhos. Seu corpo pode entrar em uma forma de choque, e por causa disso e acabará por levar a alguma forma de anemia.